Artigo 1029 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Subseção I
Disposições Gerais
Art. 1.029. O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão interpostos perante o presidente ou o vice-presidente do tribunal recorrido, em petições distintas que conterão:
I - a exposição do fato e do direito;
II - a demonstração do cabimento do recurso interposto;
III - as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão recorrida.
§ 1º Quando o recurso fundar-se em dissídio jurisprudencial, o recorrente fará a prova da divergência com a certidão, cópia ou citação do repositório de jurisprudência, oficial ou credenciado, inclusive em mídia eletrônica, em que houver sido publicado o acórdão divergente, ou ainda com a reprodução de julgado disponível na rede mundial de computadores, com indicação da respectiva fonte, devendo-se, em qualquer caso, mencionar as circunstâncias que identifiquem ou assemelhem os casos confrontados.
§ 2º Quando o recurso estiver fundado em dissídio jurisprudencial, é vedado ao tribunal inadmiti-lo com base em fundamento genérico de que as circunstâncias fáticas são diferentes, sem demonstrar a existência da distinção.
§ 2º ( Revogado ). (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
§ 3º O Supremo Tribunal Federal ou o Superior Tribunal de Justiça poderá desconsiderar vício formal de recurso tempestivo ou determinar sua correção, desde que não o repute grave.
§ 4º Quando, por ocasião do processamento do incidente de resolução de demandas repetitivas, o presidente do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça receber requerimento de suspensão de processos em que se discuta questão federal constitucional ou infraconstitucional, poderá, considerando razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, estender a suspensão a todo o território nacional, até ulterior decisão do recurso extraordinário ou do recurso especial a ser interposto.
§ 5º O pedido de concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário ou a recurso especial poderá ser formulado por requerimento dirigido:
I - ao tribunal superior respectivo, no período compreendido entre a interposição do recurso e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-lo;
I – ao tribunal superior respectivo, no período compreendido entre a publicação da decisão de admissão do recurso e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-lo; (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
II - ao relator, se já distribuído o recurso;
III - ao presidente ou vice-presidente do tribunal local, no caso de o recurso ter sido sobrestado, nos termos do art. 1.037 .
III – ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido, no período compreendido entre a interposição do recurso e a publicação da decisão de admissão do recurso, assim como no caso de o recurso ter sido sobrestado, nos termos do art. 1.037 . (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)

Primeiros passos para o Inventário

Primeiros passos: Constatação do óbito: Em caso de morte em ambiente hospitalar, a equipe médica emitirá o atestado de óbito. Já em casos de morte em outro local, acione o SAMU (192) para que um…
1
0
Thais Pedi, Advogado
mês passado

Cumulação de Dano Moral, Material e Estético no Direito Médico

De maneira ampla, a reparação do dano moral e material são de matéria Constitucional, elencados no art. 5° V e X, sendo certo que dano moral se enquadra nos direitos da personalidade, sobretudo…
1
0

Linha do Tempo do Processo Civil

Linha do Tempo do Processo Civil Fonte: Google Imagens ================================================== ================================================== Linha do Tempo do Processo Civil…
2
0
Marcelo Sauaf, Estudante de Direito
há 6 meses

A não apreciação de violações ou observâncias a dispositivos infra legais pelo STJ

Hoje deparei-me com o AgInt no AREsp 1565020 RJ o qual afirma: "4. O STJ possui entendimento de que o comando legal inserido em decretos , portarias e resoluções não se enquadra no conceito de lei…
1
0

O efeito suspensivo nos processos trabalhistas.

O EFEITO SUSPENSIVO NOS PROCESSOS TRABALHISTAS Autora: Letícia Zagrobelny Coautor: Antony Rafael Garcia Bach RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo expor as possíveis formas de aplicabilidade…
1
0

Uma breve análise do efeito suspensivo no processo do trabalho.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS (CESCAGE) Autor: Antony Rafael Garcia Bach Coautor: Letícia Zagrobelny Professor: Gerson Eurico Dos Reis INTRODUÇÃO: O efeito suspensivo, segundo a…
1
0

O que é juntada de petição de contrarrazões?

https://youtu.be/qxDcEIVYbP0 👈👈👈 Clique no link e assista o vídeo. Juntada de Petição de Contrarrazões: Um Passo Importante no Processo Judicial No âmbito do sistema judicial, o processo de…
17
2

Motivos para Contratar Advogado Especialista em Recurso Especial (Resp)

Você Sabe Quais São as Atribuições de um Advogado Especialista em Recurso Especial (Resp) e Por Que Ele é Importante para Sua Causa? Este profissional pode te auxiliar em ações que devem tramitar no…
1
0

Conclusão para julgamento | (Relatório e voto) O que significa?

https://youtu.be/6WVKuuDD5q8 👈👈👈 Clique no link e assista o vídeo. A conclusão em um julgamento no processo é a etapa final em que o juiz responsável pelo caso apresenta sua decisão final. Após a…
18
3

A Interposição de Recurso Especial

A Constituição Federal estabelece, em seu artigo 105, inciso III, que compete ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância,…
2
0