Artigo 1007 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 1.007. No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de deserção.
§ 1º São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
§ 2º A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 5 (cinco) dias.
§ 3º É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos.
§ 4º O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado, na pessoa de seu advogado, para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
§ 5º É vedada a complementação se houver insuficiência parcial do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, no recolhimento realizado na forma do § 4º.
§ 6º Provando o recorrente justo impedimento, o relator relevará a pena de deserção, por decisão irrecorrível, fixando-lhe prazo de 5 (cinco) dias para efetuar o preparo.
§ 7º O equívoco no preenchimento da guia de custas não implicará a aplicação da pena de deserção, cabendo ao relator, na hipótese de dúvida quanto ao recolhimento, intimar o recorrente para sanar o vício no prazo de 5 (cinco) dias.
CAROLINE TOLEDO, Advogado
há 11 horas

Antes de protocolar seu agravo de instrumento, saiba disso:

Requisitos admissibilidade do agravo de instrumento no CPC/15 1. Porte de retorno; 2. Regras do art. 1007, CPC; 3. 15 dias de prazo; 4. Impugnar ESPECIFICAMENTE fundamentos da decisão recorrida; 5.
Adriel Sales, Estudante de Direito
há 2 meses

Breve Dissertação Acerca dos Recursos Comuns, com Ênfase ao Recurso de Apelação.

Os recursos cíveis, em seu âmago, possuem como princípio a irresignação do homem em face de uma decisão pré-estabelecida. Destarte, o recurso é o instrumento processual civil utilizado com o intuito…
Roseane Diniz, Advogado
há 3 meses

Recurso no Juizado Especial Cível

Quer saber mais sobre recursos e impugnação de decisões judiciais no âmbito dos juizados especiais cíveis? Vem cá que vou te explicar ( e compartilhar a minha opinião). No âmbito dos juizados…
Legisday I Blog
há 4 meses

O Recurso Especial e a Súmula nº 7 do STJ: jurisprudência defensiva ou filtragem necessária?

DO BRASIL. Lei 13.105 /2015 (Código de Processo Civil) . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015... que a lei expressamente não admite é que não serão admitidas. Um claro …
DIREITO EM TESE, Advogado
há 7 meses

A Defensoria Pública, quando atua na qualidade de curadora especial precisa recolher preparo?

). ➜ Preparo (art. 1.007, do CPC/15) é, de certo modo, “as custas” que são recolhidas para fins de processamento de recurso... com o recolhimento do devido preparo (art. 1.007 , do CPC/15 ). A …

Teoria Geral dos Recursos - Requisitos de Admissibilidade à luz do CPC/2015

) dias úteis, conforme previsão no art. 42 da lei 9.099 /95 ( lei dos juizados Especiais Civeis e Criminais ). Tais prazos... realizada a intimação e deflagrado o prazo recursal (art. 1.003, § 1º). …
Solange Lima, Auxiliar de Serviços Jurídicos
há 9 meses

Cabimento ou não do REsp e do RE em decisão em sede de JEC-Estadual (Turma Recursal).

:FED LEI:013105 ANO:2015 ***** CPC-15 CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2015 ART:01036 LEG:FED RGI:****** ANO:1989 ***** RISTJ-89... simultânea, no prazo de 15 dias a contar da decisão de 2.º grau, quando …

Pressupostos recursais de admissibilidade

, recorrer para postular a elevação de seus honorários. O art. 23 da Lei n. 8.906 /94 estabelece que os incluídos... manifeste o desejo de não apelar. Nesse sentido, tem-se manifestado o STJ: …
Ana Raquel Brito, Advogado
há 9 meses

Pessoa Jurídica e o direito a gratuidade de justiça no CPC/15

para arcar com o regular prosseguimento do feito. O Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) regula o instituto... o recolhimento em dobro, sob pena de deserção (art. 1.007, 4º, do CPC/2015). 7. Na …

Pressupostos de admissibilidade do Recurso Especial no STJ

pelo STJ: 2.1- O preparo Preparo é o pagamento das custas recursais. De acordo com o art. 1.007 do CPC, o preparo do recurso é... permite que os vícios sejam sanados, um desses aspectos diz …