Parágrafo 1 Artigo 995 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 995. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
Parágrafo único. A eficácia da decisão recorrida poderá ser suspensa por decisão do relator, se da imediata produção de seus efeitos houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, e ficar demonstrada a probabilidade de provimento do recurso.
Gildasio Barreto, Estudante de Direito
ano passado

Agravo de instrumento no novo CPC

DO ART. 1.015 DO CPC/2015. (...) 5. Apesar de não previsto expressamente no rol do art. 1.015 do CPC/2015, a decisão..., por uma interpretação analógica ou extensiva da norma contida no inciso III …

Dos aspectos relevantes dos recursos de decisões judiciais em 1º grau de jurisdição.

1. Noções gerais ou introdução; 2. Fundamentos do direito de recurso e natureza jurídica; 3. Pressupostos recursais; 4. Princípios fundamentais processuais aplicáveis; 5. Efeitos recursais; 6.
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 3 anos

Análise do Anteprojeto do CPC/2015

A Presidência do Senado Federal através dos atos nºs 379 e 411 de 2009 instituiu a Comissão de Juristas que seria responsável pela elaboração do Anteprojeto do CPC que era composta de: Adroaldo…

Juizado Especial: Qual recurso cabível contra seus atos e decisões?

Com efeito, os diplomas que tratam dos Juizados Especiais Cíveis compõem um microssistema intercambiante . Além disso, tendo em vista o princípio da instrumentalidade das formas , os atos processuais…

Recursos no Novo CPC: Análise dos Art. 994 ao 1044 (Parte 1)

Antes de continuar a leitura, conheça o melhor software jurídico do país. É grátis! Acesse: https://www.sajadv.com.br/ . Começaremos pelo Capítulo I – Disposições gerais (artigos 994 ao 1.008) -,…

Avanços e retrocessos no agravo de instrumento do Novo Código De Processo Civil

ADVANCES AND BACKWARDS IN THE AGREEMENT OF INSTRUMENT OF THE NEW CIVIL PROCESS CODE RESUMO O presente artigo tem como objetivo fundamental, analisar cautelosamente, o instituto do Agravo de…

O agravo de admissão do art. 1.042 do novo código de processo civil

Publicado em 20 de fevereiro de 2017. Por: Paola Roos Braun O NCPC entra em vigor embasado em uma ideologia que procura superar os pontos de estrangulamento do sistema processual, com vistas à…
há 5 anos

Diferenças entre o sistema recursal atual e o proposto pelo Novo Código de Processo Civil

INTRODUÇÃO O presente texto trata de uma breve análise comparativa dos recursos cabíveis no processo civil, nesse diapasão, comparando o atual diploma vigente do CPC /1073, com o recém aprovado…