Artigo 988 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 988. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para:
I - preservar a competência do tribunal;
II - garantir a autoridade das decisões do tribunal;
III - garantir a observância de decisão do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade;
III – garantir a observância de enunciado de súmula vinculante e de decisão do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade; (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
IV - garantir a observância de enunciado de súmula vinculante e de precedente proferido em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência.
IV – garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência; (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
§ 1º A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.
§ 2º A reclamação deverá ser instruída com prova documental e dirigida ao presidente do tribunal.
§ 3º Assim que recebida, a reclamação será autuada e distribuída ao relator do processo principal, sempre que possível.
§ 4º As hipóteses dos incisos III e IV compreendem a aplicação indevida da tese jurídica e sua não aplicação aos casos que a ela correspondam.
§ 5º É inadmissível a reclamação proposta após o trânsito em julgado da decisão.
§ 5º É inadmissível a reclamação: (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
I – proposta após o trânsito em julgado da decisão reclamada; (Incluído pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
II – proposta para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, quando não esgotadas as instâncias ordinárias. (Incluído pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
§ 6º A inadmissibilidade ou o julgamento do recurso interposto contra a decisão proferida pelo órgão reclamado não prejudica a reclamação.

Recurso - TJSP - Ação Obrigação de Fazer / não Fazer - Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública - contra Fazenda Pública do Estado de São Paulo

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO E. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RECLAMAÇÃO Origem: Apelação n°. 1001391-23.2014.8.26.0053 RECLAMANTES: Estado de São Paulo e São Paulo Previdência (SPPREV)…

Petição Inicial - TJSP - Ação Inventário e Partilha - Arrolamento Comum

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DE CAÇAPAVA - ESTADO DE SÃO PAULO. , brasileira, casada, RG , CPF- , residentes e domiciliados na CEP: , por sua advogada ao…

Petição Inicial - TJSP - Ação Cheque - Execução de Título Extrajudicial

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE MAUÁ - SÃO PAULO PEDIDO DE JUSTIÇA GRATUITA ABERTURA DE INVENTÁRIO , brasileira, viúva, pensionista, inscrita…

Petição Inicial - TJSP - Ação Celso Wolff Cabral - Inventário

EXCELENTISISMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMILIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE PRAIA GRANDE/SP , brasileira, solteira, do lar, portadora da cédula de identidade RG n° -SSP-/SP e…

Petição Inicial - TJSP - Ação Inventário e Partilha - Inventário

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Itapetininga Inventário , brasileiro, viúvo, aposentado, RG , CPF , residente e domiciliado na , centro,…

Petição Inicial - TJSP - Ação Nomeação da Requerente como Inventariante dos Bens do Falecido, Prestando Compromisso para Tanto. do Pedido - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3a VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE SANTOS / SP. PROCESSO N° 10187094420148260562 POR DEPENDENCIA DA ABERTURA DE TESTAMENTO , brasileira,…

Petição Inicial - TJSP - Ação Inventário e Partilha - Inventário

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE ITAPETININGA/SP , brasileira, portadora do RG. n° , residente e domiciliada na , Vila Nova Itapetininga -…

Petição Inicial - TJSP - Ação Abertura de Inventário - Inventário

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CIVEIS DO FORO DA COMARCA DE BIRIGUI, ESTADO DE SÃO PAULO. , brasileira, divorciada, encostada pelo INSS, portadora da Cédula de Identidade RG…

Petição - TJSP - Ação Locação de Imóvel - Despejo por Falta de Pagamento

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3a VARA CIVIL DE RIBEIRÃO PRETO /SP. Processo: , já devidamente qualificada nos autos, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, apresentar:…

Petição Inicial - TJSP - Ação Abertura de Inventário - Arrolamento Sumário

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS DA FAMILIA E DAS SUCESSOES COMPETENTE POR DISTRIBUIÇÃO DA COMARCA DE MARILIA/SP 0344 , brasileira, casada, dor lar, portadora da cédula…