Art. 916, § 7 da Lei 13105/15

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 916. No prazo para embargos, reconhecendo o crédito do exequente e comprovando o depósito de trinta por cento do valor em execução, acrescido de custas e de honorários de advogado, o executado poderá requerer que lhe seja permitido pagar o restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e de juros de um por cento ao mês.
§ 7º O disposto neste artigo não se aplica ao cumprimento da sentença.
Wander Fernandes, Advogado
ano passado

A Pensão Alimentícia sob a ótica do STJ

Artigos e modelos relacionados: Modelos de execução de alimentos pelo rito da prisão e da penhora ; Ação de exoneração de alimentos ; Modelo de exoneração de alimentos consensual ; Ação revisional de…

A aceitação do credor afasta a vedação do parcelamento do débito no cumprimento de sentença pelo CPC/15

O Código de Processo Civil de 2015 superou vários entendimentos já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro, inclusive no c. Superior Tribunal de Justiça. Um deles, que será tratado neste…
Sthéfano Brito, Advogado
há 2 anos

A Inconstitucionalidade da Vedação do Parcelamento no Cumprimento de Sentença

O presente artigo tem por escopo trabalhar a aplicabilidade do parcelamento judicial no âmbito do cumprimento de sentença, de modo a sustentar a possibilidade de sua incidência, ante a patente…
Karine Odorizzi, Advogado
há 2 anos

A inaplicabilidade do parcelamento em sede de cumprimento de sentença

O presente artigo tem como escopo tratar, brevemente, sobre o procedimento de parcelamento do débito exequendo, que a partir da vigência do Código de Processo Civil (Lei 13.105 de 16 de março de…

Ação de Execução de Alimentos no NCPC e Cumprimento de Sentença - Com modelos de petições pelo rito da prisão e da penhora.

(*) Trabalho sob constante revisão e atualização. Sugestões para o melhorarmos serão muito bem-vindas, e poderão ser deixadas no espaço de comentários ao final desta página. - Artigos e modelos…

Impossibilidade do Parcelamento de Dívida no Módulo de Cumprimento de Sentença.

Resolvi escrever este artigo após ter me deparado com uma situação prática. Resumidamente, em um dado processo de execução de título judicial no qual defendia os interesses da parte exequente,…
Otávio Daniel, Advogado
há 3 anos

A aplicação dos artigos 916, 523 E 774, do CPC, no Processo do Trabalho

O presente estudo trata da possibilidade de parcelamento da execução trabalhista, baseado no artigo 916 , do Código de Processo Civil , combinado com o artigo 769 , da Consolidação das Leis…
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 3 anos

Suspensão do processo de execução segundo a vigente sistemática processual civil brasileira

Considera-se suspenso quando ocorre sua paralisação total ou temporária do processo. Pois há casos específicos de suspensão dos procedimentos executivos, previstos no art. 921 do CPC/2015 e, que são…

Enunciados sobre reflexos do NCPC ao processo do Trabalho aprovados em Curitiba

1o Grupo: Princípios do Direito Processual do Trabalho e Lacunas do Processo Relatores: Lorena de Mello Rezende Colnago (Juíza do Trabalho e Professora), Marco Aurélio Guimarães (Advogado e…

O parcelamento do débito exequendo e a previsão no Novo Código de Processo Civil (art. 916 do CPC/15): Indefensável retrocesso

1. Introdução. O presente artigo tem como objetivo tratar, brevemente, sobre o procedimento de parcelamento do débito exequendo , na forma prevista no Código de Processo Civil Brasileiro de 1973, bem…