Artigo 792 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 792. A alienação ou a oneração de bem é considerada fraude à execução:
I - quando sobre o bem pender ação fundada em direito real ou com pretensão reipersecutória, desde que a pendência do processo tenha sido averbada no respectivo registro público, se houver;
II - quando tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência do processo de execução, na forma do art. 828 ;
III - quando tiver sido averbado, no registro do bem, hipoteca judiciária ou outro ato de constrição judicial originário do processo onde foi arguida a fraude;
IV - quando, ao tempo da alienação ou da oneração, tramitava contra o devedor ação capaz de reduzi-lo à insolvência;
V - nos demais casos expressos em lei.
§ 1º A alienação em fraude à execução é ineficaz em relação ao exequente.
§ 2º No caso de aquisição de bem não sujeito a registro, o terceiro adquirente tem o ônus de provar que adotou as cautelas necessárias para a aquisição, mediante a exibição das certidões pertinentes, obtidas no domicílio do vendedor e no local onde se encontra o bem.
§ 3º Nos casos de desconsideração da personalidade jurídica, a fraude à execução verifica-se a partir da citação da parte cuja personalidade se pretende desconsiderar.
§ 4º Antes de declarar a fraude à execução, o juiz deverá intimar o terceiro adquirente, que, se quiser, poderá opor embargos de terceiro, no prazo de 15 (quinze) dias.

Averbação Premonitória e Hipoteca Judicial

Anita Caruso Puchta [1] Resumo Este trabalho visa demonstrar os benefícios da averbação da certidão premonitória e da hipoteca judicial para credibilidade da jurisdição, bem como para segurança dos…

Recurso - TJSP - Ação Pagamento Indevido - Procedimento do Juizado Especial Cível - de Comercial Best Food EIRELI

> Bem-vindo > Consultas Processuais > Consulta de Processos do 1°Grau Consulta de Processos do 1°Grau Orientações Processos distribuídos no mesmo dia podem ser localizados se buscados pelo número do…

Petição - TJSP - Ação Liquidação / Cumprimento / Execução - Cumprimento de Sentença

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 7a VARA CÍVEL DA COMARCA DE BAURU - SP. Processo n° LTDA. ME , devidamente qualificado nos autos da AÇAO DE INDENIZAÇÃO que promove em face de , também…

Pedido - TJSP - Ação Nota Promissória - Execução de Título Extrajudicial

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 20a VARA CÍVEL - FORO CENTRAL CÍVEL/SP URGENTE PROCESSO COOPMIL - ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS POLICIAIS MILITARES E SERVIDORES DA SECRETARIA DOS…

Petição - TJSP - Ação Penhora / Depósito/ Avaliação - Embargos de Terceiro Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE AMERICANA, ESTADO DE SÂO PAULO Proc. n° ANHANGUERA VEÍCULOS ME, já qualificada nos autos do processo principal, na pessoa…

Petição - TJSP - Ação Penhora / Depósito/ Avaliação - Embargos de Terceiro Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. 12a VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL JOÃO MENDES JR. - SP. Processo n° COMÉRCIO MATERIAIS E ., Embargada devidamente qualificada nos autos supra…

Petição - TJSP - Ação Dívida Ativa - Execução Fiscal - contra Cultura de Segurança Serviços de Consultoria

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA MMa VARA ÚNICA DO FORO DE SANTANA DE PARNAÍBA/SP. Processo n.°: Executado: Cultura de Segurança Serviçoes de Consultoria Ltda MUNICÍPIO DE SANTANA…

Recurso - TJSP - Ação Penhora / Depósito/ Avaliação - Embargos de Terceiro Cível

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 10a Vara Cível do Foro Central da Capital /SP. Por dependência ao processo N° 0278503-19.1998.8.26.0100 , brasileira, solteira, professora, nascida em…

Petição - TJSP - Ação Contratos Bancários - Execução de Título Extrajudicial - de Banco Santander

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DE NOSSA SENHORA DO Ó DA COMARCA DE SÃO PAULO. Processo n° (020. ) BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A , inscrito no CNPJ/MF…

Petição - TJSP - Ação Cheque - Execução de Título Extrajudicial

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito do Juizado Especial Cível da Comarca de Novo Horizonte - SP. Ref.: Proc. n° Diz , por seu advogado e procurador infra-assinado, nos autos da AÇÃO DE…