Artigo 755 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 755. Na sentença que decretar a interdição, o juiz:
I - nomeará curador, que poderá ser o requerente da interdição, e fixará os limites da curatela, segundo o estado e o desenvolvimento mental do interdito;
II - considerará as características pessoais do interdito, observando suas potencialidades, habilidades, vontades e preferências.
§ 1º A curatela deve ser atribuída a quem melhor possa atender aos interesses do curatelado.
§ 2º Havendo, ao tempo da interdição, pessoa incapaz sob a guarda e a responsabilidade do interdito, o juiz atribuirá a curatela a quem melhor puder atender aos interesses do interdito e do incapaz.
§ 3º A sentença de interdição será inscrita no registro de pessoas naturais e imediatamente publicada na rede mundial de computadores, no sítio do tribunal a que estiver vinculado o juízo e na plataforma de editais do Conselho Nacional de Justiça, onde permanecerá por 6 (seis) meses, na imprensa local, 1 (uma) vez, e no órgão oficial, por 3 (três) vezes, com intervalo de 10 (dez) dias, constando do edital os nomes do interdito e do curador, a causa da interdição, os limites da curatela e, não sendo total a interdição, os atos que o interdito poderá praticar autonomamente.

Como conseguir a curatela?

Registro de Pessoas Naturais, conforme previsto pelo § 3º do artigo 755 do Código de Processo Civil . Isso significa.... Vamos entender como esta ação funciona? Quem pode ajuizar a ação? De acordo …
Dalisson Miranda, Estudante de Direito
há 5 meses

Jurisdição voluntária em procedimentos comum e especial: breves considerações

em 15 dias, assim como no mesmo prazo o Ministério público será intimado nos casos em que intervir como fiscal da lei... E DA SEPARAÇÃO CONSENSUAIS, DA EXTINÇÃO CONSENSUAL DE UNIÃO ESTÁVEL E DA …

Interdição Judicial: como funciona?

, consoante disposição do artigo 755 do Código de Processo Civil . Este instituto legal serve para permitir ao incapaz... registrada em registro público, nos termos do artigo 9º , inciso III do …

A curatela como instrumento de efetividade do principio da solidariedade familiar

Código de Processo Civil Depois de decretada a interdição, o juiz deverá nomear um curador (art.755, I, do CPC/2015... Estatuto das Pessoas com Deficiência - Lei 13.146/2015 O texto prevê a …
Karen Andrade, Advogado
ano passado

"Meu pai tem 80 anos e está gastando todo o dinheiro dele com viagens, posso interditá-lo?”

Dúvidas e preocupações tendem a surgir quando familiares, em especial, pais ou mães, atingem a velhice e continuam a gerir pessoalmente as suas finanças, bens ou negócios. Isso porque algumas…

Fundamentos para a concessão da guarda de criança ou adolescente aos avós

De acordo com o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça é possível o deferimento da guarda de criança ou adolescente aos avós, para atender situações peculiares, visando preservar o melhor…

Competência para processar e julgar demandas conexas com interesses de menores

As demandas que cuidam de questões familiares recebem um tratamento procedimental diferenciado [1] Com relação à publicidade das demandas que envolvem questões familiares, nos termos do art. 189 do…

Efeito suspensivo automático

1 O EFEITO SUSPENSIVO NO RECURSO DE APELAÇÃO Ab initio, antes de conceituar o que é o efeito suspensivo e quais são os seus resultados práticos dentro do processo, é necessário enfatizar que em…

Procedimento do Recurso de Apelação e seus efeitos no CPC/2015

1. APELAÇÃO A criação do recurso de apelação advém do direito romano, remetendo-se desde os seus primórdios como o meio idôneo para obter a reforma de uma sentença [1] , sendo assim o meio adequando…
Daniela Soares, Advogado
há 2 anos

Uma análise sobre a relativa incapacidade civil sob a luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Da causa transitória ou permanente, ébrios, viciados e pródigos

AUTORA: Daniela Oliveira Soares RESUMO A Lei 13.146/2015 promulgada em 06 de Julho de 2015, com a finalidade de instituir o Estatuto da Pessoa com Deficiência, alterou completamente a teoria das…