Artigo 755 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 755. Na sentença que decretar a interdição, o juiz:
I - nomeará curador, que poderá ser o requerente da interdição, e fixará os limites da curatela, segundo o estado e o desenvolvimento mental do interdito;
II - considerará as características pessoais do interdito, observando suas potencialidades, habilidades, vontades e preferências.
§ 1º A curatela deve ser atribuída a quem melhor possa atender aos interesses do curatelado.
§ 2º Havendo, ao tempo da interdição, pessoa incapaz sob a guarda e a responsabilidade do interdito, o juiz atribuirá a curatela a quem melhor puder atender aos interesses do interdito e do incapaz.
§ 3º A sentença de interdição será inscrita no registro de pessoas naturais e imediatamente publicada na rede mundial de computadores, no sítio do tribunal a que estiver vinculado o juízo e na plataforma de editais do Conselho Nacional de Justiça, onde permanecerá por 6 (seis) meses, na imprensa local, 1 (uma) vez, e no órgão oficial, por 3 (três) vezes, com intervalo de 10 (dez) dias, constando do edital os nomes do interdito e do curador, a causa da interdição, os limites da curatela e, não sendo total a interdição, os atos que o interdito poderá praticar autonomamente.
Salomão Barbosa, Advogado
ano passado

Curatela Definitiva-Portador doença grave- incapacidade para atoa da vida cível.

33 - 0007363-06.2019.8.08.0024 - Interdição Requerente: MADAC Requerido: MJDAC Intimo os(as) Drs(as) advogados(as) Advogado(a): 22804/ES - SALOMÃO BARBOSA Requerente: MADAC Para tomar ciência do…

Enunciados aprovados na VIII Jornada de Direito Civil

Foram aprovados 32 enunciados na VIII Jornada de Direito Civil. Os enunciados servem como norte para os operadores do direito. Conheça na íntegra: PROPOSTA DE REFORMA LEGISLATIVA ENUNCIADO PROPOSTO –…
Flávio Tartuce, Advogado
há 3 anos

Enunciados aprovados na VIII Jornada de Direito Civil. Divulgação oficial, com números

VIII JORNADA DE DIREITO CIVIL. 26 E 27 DE ABRIL DE 2018. COORDENAÇÃO GERAL: MINISTROS RAUL ARAÚJO, MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO E RUY ROSADO DE AGUIAR JÚNIOR. PROPOSTA DE REFORMA LEGISLATIVA…
Davi D'lírio, Advogado
há 3 anos

Confira os enunciados aprovados na VIII Jornada de Direito Civil

O Centro de Estudos Judiciários do CJF divulgou a íntegra dos enunciados aprovados na VIII Jornada de Direito Civil, realizada no mês de abril, em Brasília. Ao total, foram publicados 33 enunciados,…

O novo sistema de (in)capacidades e a atuação do MP na curatela

O novel Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei 13.146/15, que entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2016, modificou dispositivos do Código Civil que tratavam da capacidade civil.