Artigo 700 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir do devedor capaz:
I - o pagamento de quantia em dinheiro;
II - a entrega de coisa fungível ou infungível ou de bem móvel ou imóvel;
III - o adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.
§ 1º A prova escrita pode consistir em prova oral documentada, produzida antecipadamente nos termos do art. 381 .
§ 2º Na petição inicial, incumbe ao autor explicitar, conforme o caso:
I - a importância devida, instruindo-a com memória de cálculo;
II - o valor atual da coisa reclamada;
III - o conteúdo patrimonial em discussão ou o proveito econômico perseguido.
§ 3º O valor da causa deverá corresponder à importância prevista no § 2º, incisos I a III.
§ 4º Além das hipóteses do art. 330, a petição inicial será indeferida quando não atendido o disposto no § 2º deste artigo.
§ 5º Havendo dúvida quanto à idoneidade de prova documental apresentada pelo autor, o juiz intimá-lo-á para, querendo, emendar a petição inicial, adaptando-a ao procedimento comum.
§ 6º É admissível ação monitória em face da Fazenda Pública.
§ 7º Na ação monitória, admite-se citação por qualquer dos meios permitidos para o procedimento comum.
Fabiana Mehl, Bacharel em Direito
há 5 dias

Ação monitória: decisão liminar como título executivo judicial

RESUMO Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre a eficácia da decisão liminar do mandado monitório como titulo executivo sem qualquer necessidade de manifestação judicial para tal. A Ação…
Vinícius Alves, Advogado
mês passado

Ação Monitória e sua dupla punição.

Antes de adentrarmos ao questionamento indicativo do presente artigo, teceremos de forma breve premissas acerca dos procedimentos (não todos) estabelecidos pelo Código de Processo Civil vigente.

Nota fiscal sem assinatura do devedor, posso cobrar judicialmente?

Para analisar se é possível ou não a cobrança de nota fiscal sem assinatura, é necessário verificar se o credor possui documentos que comprovem a entrega do produto vendido ou execução do serviço,…

Ação Monitória: Conceito, Procedimento e Modelo

Conceito A ação monitória é um instrumento processual, previsto entre os arts. 700 a 702 do CPC, que tem como objetivo o reconhecimento de prova escrita, sem eficácia de título executivo, em título…

Conceito de Ação Monitória.

Conceito Bem a ação monitória, previsto entre os arts. 700 a 702 do CPC /15, tem como objetivo o reconhecimento de prova escrita, sem eficácia de título executivo, em título executivo, sendo,…
Creuza Almeida, Advogado
há 6 meses

Ação Monitória

Ação Monitória O que é AÇÃO MONITÓRIA? A ação monitória encontra previsão legal nos artigos 700 a 702 do Novo Código..., obras de arte); Bem móvel ou bem imóvel; Cumprimento de obrigações de fazer, …
há 8 meses

As ações monitórias no novo Código de Processo Civil

um título executivo . Nas ações monitórias a parte poderá cobrar, de acordo com o artigo 700, do Código de Processo... executivo judicial de acordo com o artigo 784, I, do CPC). Destarte, compete …

Ação monitória fundada em cheque prescrito: Data da incidência dos juros e correção monetária.

, nos termos do artigo 32 e seguintes da Lei do cheque: Art . 32 O cheque é pagável à vista. Considera-se não-estrita... do artigo 700 do Código de Processo Civil, a ação monitória pode ser proposta …

A Força da Prova Escrita na Ação Monitória

os artigos 1.102-A do CPC/1.973 e 700 do CPC/2.015 -, precisa demonstrar a existência da obrigação, devendo o documento ser... monitório, é possível a conversão do feito em procedimento comum, nos …
Henryque Resende, Advogado
há 9 meses

Nota Promissória e recuperação de crédito.

a ser seguido é o da Ação Monitória (Art. 700 do Código de Processo Civil ). Protocolada a Ação Monitória, caso o réu... pagos. Importante lembrar que conforme consta no artigo 70 da Lei Uniforme …