Artigo 700 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir do devedor capaz:
I - o pagamento de quantia em dinheiro;
II - a entrega de coisa fungível ou infungível ou de bem móvel ou imóvel;
III - o adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer.
§ 1º A prova escrita pode consistir em prova oral documentada, produzida antecipadamente nos termos do art. 381 .
§ 2º Na petição inicial, incumbe ao autor explicitar, conforme o caso:
I - a importância devida, instruindo-a com memória de cálculo;
II - o valor atual da coisa reclamada;
III - o conteúdo patrimonial em discussão ou o proveito econômico perseguido.
§ 3º O valor da causa deverá corresponder à importância prevista no § 2º, incisos I a III.
§ 4º Além das hipóteses do art. 330, a petição inicial será indeferida quando não atendido o disposto no § 2º deste artigo.
§ 5º Havendo dúvida quanto à idoneidade de prova documental apresentada pelo autor, o juiz intimá-lo-á para, querendo, emendar a petição inicial, adaptando-a ao procedimento comum.
§ 6º É admissível ação monitória em face da Fazenda Pública.
§ 7º Na ação monitória, admite-se citação por qualquer dos meios permitidos para o procedimento comum.

Ação monitória

A ação monitória, também é uma forma de cobrar dívidas. A ação monitória busca do juiz a declaração da existência do direito pessoal de crédito, ou seja, requer o reconhecimento de que há uma…

Cooperativa não consegue utilizar extrato de penhora on-line como fundamento para ação monitória

​ A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou a possibilidade de que uma cooperativa habitacional utilizasse extrato de penhora on-line efetuada em suas contas bancárias, nos autos…

Extrato de penhora online não serve para fundamentar ação monitória

O extrato de penhora online não é suficiente para configurar prova escrita hábil para ajuizar ação monitória. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao extinguir ação monitória…
Thiago Ribeiro, Advogado
há 2 anos

[Vídeo] Comentários sobre a Ação Monitória

A Ação Monitória sofreu algumas mudanças com o novo CPC . Embora pareça uma ação comum à todos, as mudanças trouxeram peculiaridades que devem ser apontadas. A Ação Monitória está prevista no Art.
Espaço Vital
há 2 anos

Ação monitória baseada em prova escrita produzida no WhatsApp

Por Eugênio Pereira Dias Neto, advogado (OAB-RS nº 71.709 E-mail: eugenio@pereiradiasedavila.com.br O ordenamento jurídico brasileiro garante ao credor a possibilidade de exigir do devedor a quantia…
Amanda Bueno, Estudante de Direito
há 3 anos

Ação Monitória

O que é a Ação monitória: A ação monitória é uma ação judicial usada para fazer cobranças de valores ou de obrigações que foram assumidas e não foram cumpridas. É comum que a ação seja usada para a…
Correio Forense
há 4 anos

Ação monitória fundada em cheque prescrito

Autores: Marco Aurélio Peixoto Rodrigo Becker A necessidade de revisão formal das Súmulas 299 e 531 do STJ O tema desta coluna trata da ação monitória e, mais especificamente, da necessidade de que o…

Ação monitória - as inovações trazidas pelo NCPC

A ação monitória, diferentemente do que previa o Código de Processo civil de 1973 , sofreu inovações fundamentais no Novo Código de Processo Civil. Prevista nos artigos 700 a 702 do CPC/15, em sua…

Recupere Valores de Cheques

O Cheque é um dos títulos de crédito mais recebidos por estabelecimentos comerciais, cumprindo assim, a função dos títulos de crédito que é a de circular mobilizando riqueza e crédito. Nas palavras…

Com o Novo CPC, é possível a utilização de e-mail para instruir ação monitória?

De acordo com o entendimento recente do Superior Tribunal de Justiça, o correio eletrônico (e-mail) pode fundamentar a pretensão monitória, desde que o juízo se convença da verossimilhança das…