Artigo 565 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 565. No litígio coletivo pela posse de imóvel, quando o esbulho ou a turbação afirmado na petição inicial houver ocorrido há mais de ano e dia, o juiz, antes de apreciar o pedido de concessão da medida liminar, deverá designar audiência de mediação, a realizar-se em até 30 (trinta) dias, que observará o disposto nos §§ 2º e 4º.
§ 1º Concedida a liminar, se essa não for executada no prazo de 1 (um) ano, a contar da data de distribuição, caberá ao juiz designar audiência de mediação, nos termos dos §
§ 2º a 4º deste artigo.
§ 2º O Ministério Público será intimado para comparecer à audiência, e a Defensoria Pública será intimada sempre que houver parte beneficiária de gratuidade da justiça.
§ 3º O juiz poderá comparecer à área objeto do litígio quando sua presença se fizer necessária à efetivação da tutela jurisdicional.
§ 4º Os órgãos responsáveis pela política agrária e pela política urbana da União, de Estado ou do Distrito Federal e de Município onde se situe a área objeto do litígio poderão ser intimados para a audiência, a fim de se manifestarem sobre seu interesse no processo e sobre a existência de possibilidade de solução para o conflito possessório.
§ 5º Aplica-se o disposto neste artigo ao litígio sobre propriedade de imóvel.

Locador que proíbe funcionamento de imóvel comercial alegando restrições pela Covid-19 comete ato ilícito

Na data de 08 de agosto de 2022 o STJ publicou o informativo de jurisprudência nº 743 fixando a tese de que pratica ato ilícito apto à indenização o locador que proíbe o funcionamento de imóvel…
1
0
Flávio Tartuce, Advogado
há 2 anos

Resumo. Informativo 743 do STJ.

RESUMO. INFORMATIVO 743 DO STJ. Informativo nº 743 8 de agosto de 2022. RECURSOS REPETITIVOS Processo REsp 1.905.573-MT , Rel. Min. Luis Felipe Salomão, Segunda Seção, por unanimidade, julgado em…
10
0

[Resumo Informativo] de Jurisprudência do STJ nº 743

Informativo nº 743 8 de agosto de 2022. RECURSOS REPETITIVOS Processo REsp 1.905.573-MT , Rel. Min. Luis Felipe Salomão, Segunda Seção, por unanimidade, julgado em 22/06/2022, DJe 03/08/2022. ( Tema…
2
0
Lucas Andre, Estudante de Direito
há 4 anos

O que é uma decisão liminar?

Ordem judicial emitida de imediato pelo juiz em caso de tutela de urgência, concedida antes da discussão do mérito da ação. Visa resguardar direito do requerente (IMPETRANTE), em face de evidencias…
2
0

Juiz de Aracaju suspende reintegração de posse por ameaça a grupos vulneráveis

A retirada forçada de populações vulneráveis que estão em uma ocupação deve ser precedida de projeto que determine onde elas serão alocadas. Esse é o entendimento do juiz Isaac Costa Soares de Lima,…
0
0

As ações possessórias no Novo CPC

Inicialmente, cumpre salientar que o ordenamento jurídico prevê três ações distintas que tem o condão de proteger o legítimo possuidor e a sua posse: A ação de reintegração de posse (esbulho); A ação…
18
1

DPU acompanha ocupantes em ação de reintegração de posse em Estância (SE)

Aracaju – Na última quarta-feira (23), a Defensoria Pública da União (DPU) participou de ação no condomínio Recanto Verde, localizado no Município de Estância (SE). A ação teve como objetivo…
0
0

DPU participa de reunião para discutir reintegração de posse em Sergipe

Aracaju – Ação de reintegração de posse que vai acontecer no condomínio Recanto Verde, localizado no Município de Estância (SE), foi discutida em reunião, na quarta -feira (9), que contou com…
0
0

DPU participa de reunião sobre reintegração de posse em Estância (SE)

Aracaju – A Defensoria Pública da União participou de reunião na última quarta-feira (09), no comando da Polícia Milita de Sergipe (PMSE) em Aracaju, para tratar da ação de reintegração de posse do…
0
0

Novo CPC prevê atuação da Defensoria em ação possessória multitudinária

Uma inovação interessante consiste na atuação da Defensoria Pública nas ações possessórias multitudinárias, estabelecida pelo artigo 554 e 565 do novo Código de Processo Civil, rompendo paradigmas do…
0
0