Art. 536 da Lei 13105/15

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 536. No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar as medidas necessárias à satisfação do exequente.
§ 1º Para atender ao disposto no caput, o juiz poderá determinar, entre outras medidas, a imposição de multa, a busca e apreensão, a remoção de pessoas e coisas, o desfazimento de obras e o impedimento de atividade nociva, podendo, caso necessário, requisitar o auxílio de força policial.
§ 2º O mandado de busca e apreensão de pessoas e coisas será cumprido por 2 (dois) oficiais de justiça, observando-se o disposto no art. 846, §§ 1º a 4º, se houver necessidade de arrombamento.
§ 3º O executado incidirá nas penas de litigância de má-fé quando injustificadamente descumprir a ordem judicial, sem prejuízo de sua responsabilização por crime de desobediência.
§ 4º No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, aplica-se o art. 525, no que couber.
§ 5º O disposto neste artigo aplica-se, no que couber, ao cumprimento de sentença que reconheça deveres de fazer e de não fazer de natureza não obrigacional.

O INSS pode cancelar benefício concedido judicialmente?

julgada. Para se aprofundar sobre isso, só dar uma olhadinha no art. 71 da lei 8.212/91 c/c art. 60, §10, da Lei n... ser informada no sistema (fixada em juízo ou nos termos do § 9º do art. 60 …

A Ilegalidade da prática pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)no cancelamento dos benefícios por incapacidade.

A ilegalidade da prática pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no cancelamento dos benefícios por incapacidade: Não observância dos prazos mínimos de manutenção administrativa dos…

TST decide que motorista de Uber não tem relação de emprego com o aplicativo de transporte

TST decide que motorista que se utiliza do serviço de intermediação da plataforma Uber não tem relação de emprego com o aplicativo de transporte. Assim entendeu a 5ª Turma do Tribunal Superior do…
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 2 meses

Expropriação dos bens do executado no direito processual civil brasileiro

Os atos de expropriação dos bens do executado correspondem a terceira e derradeira etapa do procedimento executivo para pagamento de quantia certa contra devedor solvente, sendo aplicável também à…

Direito Processual Civil: Execução de obrigação de fazer e não fazer fundada em título extrajudicial

Werison Bittencourt de Araújo Direito Processual Civil: Execução de obrigação de fazer e não fazer fundada em título extrajudicial 1. Introdução O presente trabalho visa esmiuçar o instituto da…

Prisão civil do devedor de alimentos

2.1 A evolução história da prisão civil por dívida  A prisão é um tipo de pena e uma das últimas barreiras para conter o indivíduo transgressor de uma norma penal imposta pelo o Estado. Sendo assim,…
Jennifer Moraes, Estudante de Direito
há 4 meses

Das medidas protetivas na Lei Maria da Penha

As medidas protetivas são formas de mecanismos que tem como finalidade proteger a ofendida em situação de risco, sendo um dos casos mais comuns de medidas protetivas a Lei Maria da Penha, que tem…
Wagner Ceará, Advogado
há 4 meses

Entrega de tutela específica ou o resultado prático equivalente, CPC 2015.

  O Princípio da congruência entre sentença e o pedido não deixa de ser um balizamento ao magistrado para que haja segurança jurídica, porque o que seria das partes se o juízo julgasse a seu bel…
Gisele Moioli, Estudante de Direito
há 4 meses

Suspensão da Carteira Nacional de Habilitação: limites executivos do juiz

INTRODUÇÃO Junto a atualização do Código de Processo Civil em 2015 vieram novas análises que colocaram em pauta o Poder geral de cautela e as medidas executivas, dentre elas as medidas típicas e…

Parâmetros mínimos para a aplicação das medidas executivas atípicas

1 INTRODUÇÃO A preocupação com a efetividade da prestação jurisdicional sempre foi grande por parte do legislador, do judiciário e da sociedade como um todo, porém, nos últimos anos tem crescido, e…