Art. 513 da Lei 13105/15

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 513. O cumprimento da sentença será feito segundo as regras deste Título, observando-se, no que couber e conforme a natureza da obrigação, o disposto no Livro II da Parte Especial deste Código.
§ 1º O cumprimento da sentença que reconhece o dever de pagar quantia, provisório ou definitivo, far-se-á a requerimento do exequente.
§ 2º O devedor será intimado para cumprir a sentença:
I - pelo Diário da Justiça, na pessoa de seu advogado constituído nos autos;
II - por carta com aviso de recebimento, quando representado pela Defensoria Pública ou quando não tiver procurador constituído nos autos, ressalvada a hipótese do inciso IV;
III - por meio eletrônico, quando, no caso do § 1º do art. 246, não tiver procurador constituído nos autos
IV - por edital, quando, citado na forma do art. 256, tiver sido revel na fase de conhecimento.
§ 3º Na hipótese do § 2º, incisos II e III, considera-se realizada a intimação quando o devedor houver mudado de endereço sem prévia comunicação ao juízo, observado o disposto no parágrafo único do art. 274.
§ 4º Se o requerimento a que alude o § 1º for formulado após 1 (um) ano do trânsito em julgado da sentença, a intimação será feita na pessoa do devedor, por meio de carta com aviso de recebimento encaminhada ao endereço constante dos autos, observado o disposto no parágrafo único do art. 274 e no § 3º deste artigo.
§ 5º O cumprimento da sentença não poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável que não tiver participado da fase de conhecimento.

Sistema Recursal nos Juizados Especiais Cíveis

INTRODUÇÃO Com o advento da Lei 9.099/95, a justiça brasileira deu um grande passo em direção à modernidade, o acesso à justiça, tema espinhoso que deve ser tratado com a seriedade que merece, acenou…

Correção do saldo devedor e das prestações dos contratos imobiliários submetidos às normas do Sistema Financeiro de Habitação - SFH

Foi reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça que o saldo devedor e as prestações dos contratos imobiliários submetidos às normas do Sistema Financeiro de Habitação devem ser corrigidos, nos…

Execução Trabalhista

1 Introdução A execução trabalhista, regulamentada pelos art. 876 a 892 da CLT , é a fase processual em que se impõe a cobrança forçada de créditos não satisfeitos de forma espontânea pela parte.

Julgamento Liminar Improcedente à Luz do CPC

Dr. Samuel Danilo de Amorim RESUMO: O presente trabalho aborda a questão do julgamento liminar Improcedente do pedido, sua aplicação no CPC/73, as mudanças no instituto e os possíveis benefícios e…

Resumo doutrinário sobre Execução Cível

TRATAREMOS DE : Requisitos do título executivo (judicial e extrajudicial), Responsabilidade patrimonial, Princípio da disponibilidade da execução Legitimidade na Execução, A penhora de bens Execução…
Flávio Tartuce, Advogado
há 8 meses

Soluções contratuais para a ineficiência de cobrança judicial de dívida

Soluções contratuais para ineficiências de cobrança judicial de dívida: o bloqueio liminar, a citação ficta e a fragilidade dos contratos com pessoas jurídicas Carlos Eduardo Elias de Oliveira…

Exclusão do ICMS da base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS

I – Resumo O presente artigo visa debruçar sobre a exclusão do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (“ICMS”) da…

Recurso de decisões proferidas em execução de sentença

O Código de processo Civil trouxe uma inovação recursal, ao dispor no parágrafo único do art. 1.015, ser o agravo de instrumento o recurso adequado em face das decisões proferidas na fase de…
Ingrid Nunes, Estudante de Direito
há 10 meses

Teoria Geral sobre Execução no Processo Civil

Gente, sempre quando tenho dúvida sobre determinado assunto, eu leio muito a doutrina para mim aprender sobre, e no estágio que eu faço, tenho que fazer uma ação de execução de titulo extrajudicial,…

Manual de petições (2019)

PETIÇÃO INICIAL 1. CABIMENTO: A petição inicial é a peça processual que dá início à demanda judicial, onde o autor expressa os fatos do ocorrido, seu direito e seus pedidos contra o réu. A petição…