Artigo 496 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 496. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença:
I - proferida contra a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público;
II - que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução fiscal.
§ 1º Nos casos previstos neste artigo, não interposta a apelação no prazo legal, o juiz ordenará a remessa dos autos ao tribunal, e, se não o fizer, o presidente do respectivo tribunal avocá-los-á.
§ 2º Em qualquer dos casos referidos no § 1º, o tribunal julgará a remessa necessária.
§ 3º Não se aplica o disposto neste artigo quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a:
I - 1.000 (mil) salários-mínimos para a União e as respectivas autarquias e fundações de direito público;
II - 500 (quinhentos) salários-mínimos para os Estados, o Distrito Federal, as respectivas autarquias e fundações de direito público e os Municípios que constituam capitais dos Estados;
III - 100 (cem) salários-mínimos para todos os demais Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.
§ 4º Também não se aplica o disposto neste artigo quando a sentença estiver fundada em:
I - súmula de tribunal superior;
II - acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;
III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;
IV - entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Requisitos da Petição Inicial

necessária (art. 496, § 3º, do CPC), o valor das custas processuais e do preparo recursal (conforme as normas regimentais... previstos no art. 282 do CPC/73), tampouco a denominação do procedimento …

Reexame necessário no CPC/15: dispensa quando houver apelação da Fazenda Pública

de direito público em juízo). [2] O presente artigo analisa o disposto no § 1º do art. 496 do CPC/2015, que trata... e suas possíveis exegeses Vejamos o que diz o § 1º do art. 496 do CPC/2015: Nos …

Os Riscos da Taxatividade Mitigada no Agravo de Instrumento

julgamento, será dado mais importância àquela que defende que o rol constante no art. 1.015 do CPC/15 (Código de Processo... as hipóteses de cabimento restrito ao do art. 1.015 e eventual previsão …
Felipe Miranda, Advogado
há 2 meses

O amicus curiae pode recorrer?

do CPC/15, em que a existência de julgamento vinculante (art. 927) autoriza a concessão de tutela de evidência (art.... 311 do CPC), como também a improcedência liminar do pedido (art. 332 do CPC), …

Da inconstitucionalidade das súmulas impeditivas de recursos constantes do artigo 518, § 1º do código de processo civil:

marco dessa tentativa adveio com a Lei n° 9.756 de 17 de dezembro de 1998, que modificando a redação do Artigo 557... legal com a Emenda Constitucional 45/2004, que passou a prescrever em seu Art

Se Você é Servidor Público Estadual Celetista de uma Fundação Pública do Estado de São Paulo, Você Possui Direito ao Recebimento do Quinquênio.

do empregador são os valores definidos no art. 496, § 3º, I, II e III, do CPC/2015, e, no caso, a condenação não... RECLAMADA. RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO A ACÓRDÃO PUBLICADO NA VIGÊNCIA DA LEI N.…

Prescrição intercorrente no processo de execução civil: STJ e o IAC nº 1

de nota promissória, é de 3 (três) anos , conforme determinado pelos artigos 70 e 77 da Lei Uniforme de Genébra (Decreto ... dos títulos de crédito, prevalece o prazo fixado em lei especial, …

Cumprimento Provisório das Decisões Judiciais de Mérito versus Morosidade no Trâmite Processual

vejamos: “Art. 1.012. A apelação terá efeito suspensivo. § 1º Além de outras hipóteses previstas em lei, começa a produzir.... 1.042; (Redação dada pela Lei 13.256, de 2016) (Vigência) IV – a …
Mariana Candido, Advogado
há 5 meses

Cumprimento Provisório das Decisões Judiciais de Mérito versus Morosidade no Trâmite Processual

vejamos: “Art. 1.012. A apelação terá efeito suspensivo. § 1º Além de outras hipóteses previstas em lei, começa a produzir...; (Redação dada pela Lei 13.256, de 2016) (Vigência) IV – a sentença …

Ruído como Atividade Insalubre e Permanência no Trabalho Especial

o benefício de APOSENTADORIA ESPECIAL desde a DER em 21/09/2015, com RMI calculada nos moldes do art. 3º da Lei 9.876... sob condições especiais está prevista nos artigos 57 e 58 da Lei 8.213 …