Artigo 496 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 496. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença:
I - proferida contra a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público;
II - que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução fiscal.
§ 1º Nos casos previstos neste artigo, não interposta a apelação no prazo legal, o juiz ordenará a remessa dos autos ao tribunal, e, se não o fizer, o presidente do respectivo tribunal avocá-los-á.
§ 2º Em qualquer dos casos referidos no § 1º, o tribunal julgará a remessa necessária.
§ 3º Não se aplica o disposto neste artigo quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a:
I - 1.000 (mil) salários-mínimos para a União e as respectivas autarquias e fundações de direito público;
II - 500 (quinhentos) salários-mínimos para os Estados, o Distrito Federal, as respectivas autarquias e fundações de direito público e os Municípios que constituam capitais dos Estados;
III - 100 (cem) salários-mínimos para todos os demais Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.
§ 4º Também não se aplica o disposto neste artigo quando a sentença estiver fundada em:
I - súmula de tribunal superior;
II - acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;
III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;
IV - entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Recurso de Medida Cautelar contra o INSS - Auxílio-Doença

-doença acidentário e sua conversão em aposentadoria por invalidez acidentária, nos termos dos art. 42 da Lei 8.213/91... permanente para o trabalho, mormente considerando o mesmo fato gerador. …

Ação de Concessão de Auxílio-Doença - Covid-19 - Portaria SEPRT/Inss n. 47

Gratuita, conforme inciso LXXIV do art. 5º da Constituição Federal e art. 2º ( caput e parágrafo único) da Lei Federal ... em aposentadoria por invalidez acidentária, nos termos dos art. 42 da Lei
Dalisson Miranda, Estudante de Direito
há 17 dias

Restabelecimento de auxílio-doença c/c pedido subsidiário de aposentadoria por invalidez

de sua efetiva constatação, nos termos do artigo 42 e 43 da Lei 8.213 /91, in verbis : Art. 42 - A aposentadoria... de Vossa Excelência, com fulcro no artigo 319 do Código de Processo Civil …
Priscylla Souza, Estudante de Direito
há 7 meses

Modelo de peça: Apelação

, um valor mínimo de indenização por perdas e danos. O Art. 63 da Lei 8.245 /91, em seu parágrafo quarto... tenha como fundamento a falta de pagamento, o artigo 64 cominado com o art. 9º, da Lei

[Prática Previdenciária] Ação de Concessão de Auxílio-Doença c/c Pedido Liminar de Urgência

AO JUÍZO DA VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE MUNICÍPIO – UF. Pedido de Liminar DE URGÊNCIA e Justiça Gratuita NOME COMPLETO, nacionalidade, estado civil, profissão, filiação, portadora do documento…
Juarez Quaresma, Contador
ano passado

Contrarrazões ao RI

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ(A) FEDERAL DA ‘N’º VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE Cidade/UF Processo n.: 9999999999999999 Recorrente: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS Recorrida: FULANO DE…