Artigo 496 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 496. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal, a sentença:
I - proferida contra a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público;
II - que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos à execução fiscal.
§ 1º Nos casos previstos neste artigo, não interposta a apelação no prazo legal, o juiz ordenará a remessa dos autos ao tribunal, e, se não o fizer, o presidente do respectivo tribunal avocá-los-á.
§ 2º Em qualquer dos casos referidos no § 1º, o tribunal julgará a remessa necessária.
§ 3º Não se aplica o disposto neste artigo quando a condenação ou o proveito econômico obtido na causa for de valor certo e líquido inferior a:
I - 1.000 (mil) salários-mínimos para a União e as respectivas autarquias e fundações de direito público;
II - 500 (quinhentos) salários-mínimos para os Estados, o Distrito Federal, as respectivas autarquias e fundações de direito público e os Municípios que constituam capitais dos Estados;
III - 100 (cem) salários-mínimos para todos os demais Municípios e respectivas autarquias e fundações de direito público.
§ 4º Também não se aplica o disposto neste artigo quando a sentença estiver fundada em:
I - súmula de tribunal superior;
II - acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;
III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;
IV - entendimento coincidente com orientação vinculante firmada no âmbito administrativo do próprio ente público, consolidada em manifestação, parecer ou súmula administrativa.

Andamento do Processo n. 152336-66.2019.8.09.0011 - Inquerito - 06/03/2020 do TJGO

Artigo 98 da Lei 13.105 de 16 de Março de 2015 Artigo 98 da Lei 13.105 de 16 de Março de 2015 Parágrafo 11 Artigo 85... da Lei 13.105 de 16 de Março de 2015 Artigo 85 da Lei 13.105 de 16

STJ - Para Primeira Turma, novo CPC dispensou remessa necessária em sentenças ilíquidas contra INSS

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento a recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao entendimento de que, sob a vigência do Código de Processo Civil de…
Diego Carvalho, Advogado
ano passado

Para Primeira Turma, novo CPC dispensou remessa necessária em sentenças ilíquidas contra INSS

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento a recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao entendimento de que, sob a vigência do Código de Processo Civil…

CPC dispensa remessa necessária em sentenças ilíquidas contra INSS

Sob a vigência do Código de Processo Civil (CPC) de 2015, a sentença ilíquida proferida contra a autarquia previdenciária está dispensada da remessa necessária. Segundo a 1ª Turma do Superior…

Justiça garante tratamento para filho de policial com doença genética

Justiça obriga o Estado da Bahia a incluir filho de policial militar no Planserv, prestando todo o serviço médico hospitalar, não podendo o plano exigir qualquer carência. O policial não havia…
Jucineia Prussak, Advogado
ano passado

Recapitulando! Destaco 20 Mudanças no Código de Processo Civil (NCPC)

Por Jucinéia Prussak ....A importância de se atualizar em relação ao Código de Processo Civil é constante, vamos recapitular 20 mudanças e inovações. 1- Conciliação e Mediação Com o advindo do Novo…
Thiago Ribeiro, Advogado
há 2 anos

Recursos - Duplo Grau de Jurisdição Obrigatório

Nessa aula, falaremos sobre a Remessa Necessária - o duplo grau de Jurisdição obrigatório. A remessa necessária é obrigatória quando o Estado, por meio da União, Estados, Municípios, autarquias e…

Justiça obriga que Estado da Bahia transfira militar para a reserva remunerada

Justiça determina que o Estado da Bahia promova, imediatamente, a transferência de policial militar para a reserva remunerada, tendo em vista a demora injustificada, desde março de 2018, para…
Pauta Jurídica
há 2 anos

Em matéria previdenciária só haverá sentença sujeita à revisão de ofício em casos excepcionais

Por política judiciária, o legislador resolveu submeter à revisão de ofício apenas a sentença proferida contra a União e suas autarquias de valor certo e líquido igual ou superior a 1.000 salários…
há 2 anos

TRF1 - Em matéria previdenciária só haverá sentença sujeita à revisão de ofício em casos excepcionais

Por política judiciária, o legislador resolveu submeter à revisão de ofício apenas a sentença proferida contra a União e suas autarquias de valor certo e líquido igual ou superior a 1.000 salários…