Artigo 489 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 489. São elementos essenciais da sentença:
I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a identificação do caso, com a suma do pedido e da contestação, e o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo;
II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito;
III - o dispositivo, em que o juiz resolverá as questões principais que as partes lhe submeterem.
§ 1º Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que:
I - se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida;
II - empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso;
III - invocar motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão;
IV - não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador;
V - se limitar a invocar precedente ou enunciado de súmula, sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos;
VI - deixar de seguir enunciado de súmula, jurisprudência ou precedente invocado pela parte, sem demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento.
§ 2º No caso de colisão entre normas, o juiz deve justificar o objeto e os critérios gerais da ponderação efetuada, enunciando as razões que autorizam a interferência na norma afastada e as premissas fáticas que fundamentam a conclusão.
§ 3º A decisão judicial deve ser interpretada a partir da conjugação de todos os seus elementos e em conformidade com o princípio da boa-fé.

Recurso - Ação Promessa de Compra e Venda

Recurso especial no . Tema 0577 – código 85219 Tema 0996 – código 85676 I. Trata-se de recurso especial interposto por SPE BRISAS DE FERRAZ EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA., com fundamento no art.

Contrarrazões - Ação Anulação

Exmo. Sr. Desembargador 3o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Autos no JANEIRO LTDA., por seus advogados, referindo-se ao recurso especial interposto por contra…

Recurso - Ação Área de Preservação Permanente

Recurso No Trata-se de recurso especial interposto com fundamento no artigo 105, inciso III, alíneas "a" e "c", da Constituição da República, por indicada violação aos seguintes artigos de lei…

Contrarrazões - Ação Compromisso

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Recurso Especial n° (Autos de origem n°: – 37a Vara Cível da Comarca do Rio de…

Contrarrazões - Ação Compromisso

E XCELENTÍSSIMO S ENHOR D OUTOR D ESEMBARGADOR R ELATOR D ESEMBARGADOR G ILBERTO C LOVIS F ARIAS M ATOS DA D ÉCIMA Q UINTA C ÂMARA C ÍVEL DO T RIBUNAL DE J USTIÇA DO E STADO DO R IO DE J ANEIRO…

Contrarrazões - Ação Direito de Vizinhança

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 43a VARA CÍVEL DA COMARCA DA CAPITAL Processo n.o , já qualificado nos autos do processo em epígrafe, que lhe move e outro(s), vem, por intermédio do…

Recurso - Ação Erro Médico

Recurso especial no . I. Trata-se de recurso especial interposto por Santos Oliveira Ramalho, com fundamento no art. 105, III, "a", da Constituição Federal, contra acórdão proferido pela 30a Câmara…

Contrarrazões - Ação Execução Contratual de Engeluz com Instaladora contra Município de Arraial do Cabo

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DE DIREITO DA Proc. n. GRERJ no -44 ENGELUZ COMERCIAL E INSTALADORA LTDA.-ME , CNPJ no , com sede em Cabo Frio, RJ, na , Quinã, endereço eletrônico , nos autos da AÇÃO…

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Embargos de Declaração-Cv : ED 0002545-21.2019.8.13.0396 Mantena

EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇAO. ART. 1.022 DO CPC DE 2015. REQUISITOS. OMISSAO, CONTRADIÇAO, OBSCURIDADE OU ERRO MATERIAL. NAO OCORRÊNCIA. REAPRECIAÇAO DA MATÉRIA. PREQUESTIONAMENTO. POSSÍVEL NA…

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Embargos de Declaração-Cv : ED 0003059-13.2018.8.13.0362 João Monlevade

EMENTA: EMBARGOS DE DECLARAÇAO - CONTRADIÇAO, OMISSAO OU OBSCURIDADE NAO CONFIGURADAS - REDISCUSSAO DA MATÉRIA JÁ DECIDIDA - VIA IMPRÓPRIA DE PEDIR - NOVO JULGAMENTO - IMPRESTABILIDADE DO RECURSO -…