Artigo 487 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 487. Haverá resolução de mérito quando o juiz:
I - acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção;
II - decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição;
III - homologar:
a) o reconhecimento da procedência do pedido formulado na ação ou na reconvenção;
b) a transação;
c) a renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção.
Parágrafo único. Ressalvada a hipótese do § 1º do art. 332, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.
Arieli Alves, Advogado
há 4 dias

É possível todos os militares receberem 41% do adicional de compensação de disponibilidade?

Com o advento da Lei 13.954/19 que se refere a Reforma da Previdência Militar, promoveu inúmeras mudanças e dentre elas foi criado o adicional denominado como “Adicional de Compensação por…
Vinícius Costa, Advogado
há 5 dias

Cobrança excessiva gera dano moral

Tem sido cada vez mais comum conhecermos uma pessoa que vem sofrendo com excesso de cobrança por telefone, e-mail, whatsapp e cartas de empresas fornecedoras de produtos e serviços. As reclamações…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 12 dias

Titularidade do crédito tributário do ICMS

por Solon Sehn A titularidade do crédito tributário do ICMS incidente na importação tem sido fonte de grande controvérsia. Isso ocorreu porque, durante muito tempo, apenas os Estados de São Paulo e…
Tomaz Henrique, Advogado
há 26 dias

Direito do Trabalho - 2ª Fase da OAB

RESUMO PROVA PRÁTICO PROFISSIONAL – PROCESSO DO TRABALHO C CC SUMÁRIO RESUMO SINTÉTICO PROVA PRÁTICO PROFISSIONAL OAB – TRABALHISTA 1 INICIANDO NO PROCESSO DO TRABLHO 2 PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO…

Métodos Autocompositivos de Solução de Conflitos e as Audiências de Mediação e Conciliação no Direito Processual Civil Brasileiro

Resumo: Este artigo tem por objetivo tratar de duas das principais novidades do atual Código de Processo Civil brasileiro: os meios autocompositivos de solução de conflito e as chamadas “audiências…
Lauber Vinícus, Advogado
mês passado

O enfoque subjetivo e objetivo das soluções alternativas de conflitos

Os institutos da conciliação, mediação e arbitragem vem ganhando cada vez mais reconhecimento e valorização pela comunidade jurídica. Por isso, cada vez mais é exigido que, aqueles que lidam com o…
Natiely Castro, Advogado
mês passado

Da renovação compulsória do contrato de locação comercial

A ação renovatória está prevista na Lei do Inquilinato n. 8.245/91 e, é uma demanda judicial proposta pelo locatário contra seu locador quando estes não chegarem a um acordo quanto a renovação do…

Coisa julgada inconstitucional e sua relativização à luz do ordenamento jurídico brasileiro

RESUMO O artigo em epígrafe se debruça sobre uma questão que desperta grandes debates jurídicos, por se tratar de um tema de alta sensibilidade: a relativização da coisa julgada, sobretudo em…
Silvimar Charlles, Bacharel em Direito
mês passado

Justa causa da ação penal, o que é? 🤷‍♂️

E aí pessoal! Tudo certinho? A partir da incidência do Novo Código de Processo Civil de 2015 passaram a figurar como CONDIÇÕES DA AÇÃO a legitimidade e o interesse de agir (art. 17). Legitimidade…
Jesimiel Costa, Advogado
há 2 meses

Rescisão de Contrato de Promessa de Compra e Venda de Imóvel com Alienação Fiduciária

     Inicialmente convém destacar que há uma diferença entre um “ contrato de compra e venda de imóvel ” e um “ contrato de promessa de compra e venda de imóvel ”. Isto por que nos contratos de…