Artigo 485 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando:
I - indeferir a petição inicial;
II - o processo ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes;
III - por não promover os atos e as diligências que lhe incumbir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias;
IV - verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
V - reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada;
VI - verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual;
VII - acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juízo arbitral reconhecer sua competência;
VIII - homologar a desistência da ação;
IX - em caso de morte da parte, a ação for considerada intransmissível por disposição legal; e
X - nos demais casos prescritos neste Código.
§ 1º Nas hipóteses descritas nos incisos II e III, a parte será intimada pessoalmente para suprir a falta no prazo de 5 (cinco) dias.
§ 2º No caso do § 1º, quanto ao inciso II, as partes pagarão proporcionalmente as custas, e, quanto ao inciso III, o autor será condenado ao pagamento das despesas e dos honorários de advogado.
§ 3º O juiz conhecerá de ofício da matéria constante dos incisos IV, V, VI e IX, em qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não ocorrer o trânsito em julgado.
§ 4º Oferecida a contestação, o autor não poderá, sem o consentimento do réu, desistir da ação.
§ 5º A desistência da ação pode ser apresentada até a sentença.
§ 6º Oferecida a contestação, a extinção do processo por abandono da causa pelo autor depende de requerimento do réu.
§ 7º Interposta a apelação em qualquer dos casos de que tratam os incisos deste artigo, o juiz terá 5 (cinco) dias para retratar-se.

Petição - TJSP - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento Comum Cível - contra Banco do Brasil Agência 5556-5 - Campus Unesp

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE BOTUCATU DO ESTADO DE SÃO PAULO. Processo n° BANCO DO BRASIL S/A , sociedade de economia mista, sediada no setor bancário…

Contestação - TJSP - Ação Capitalização / Anatocismo - Procedimento Comum Cível - contra Banco Santander Brasil

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DO FORO DE PORTO FERREIRA - ESTADO DE SÃO PAULO Processo n° BANCO SANTANDER S.A , instituição financeira de direito privado com sede e…

Recurso - TJSP - Ação Auxílio-Acidente (Art. 86) - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAÇAPAVA- SP , já qualificada, por seu advogado, vem respeitosamente à elevada presença de Vossa…

Petição (Outras) - TJSP - Ação Pagamento - Monitória

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 36a VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO Processo n° P AULO B RASIL DE M ORAES F ERREIRA V ELLOSO ("P AULO " OU "E MBARGADO ") , já…

Petição Inicial - TJSP - Ação Impugnar os Cálculos de Execução Apresentados pela Parte Autora 1- da Tempestividade Cumpre Ressaltar a Tempestividade desta Impugnação, Tendo - Cumprimento de Sentença - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DA COMARCA DE BATATAIS, ESTADO DE SÃO PAULO  STF JÁ MODULOU OS EFEITOS DA SUA DECISÃO SOBRE A CORREÇÃO MONETÁRIA. TR INCONSTITUCIONAL…

Petição - TJSP - Ação Propriedade Fiduciária - Busca e Apreensão em Alienação Fiduciária

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 04a VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DE JABAQUARA DA COMARCA DA CAPITAL/SP 403945/9754 PROCESSO N° ., por seu advogado e bastante procurador que esta…

Petição - TJSP - Ação Recuperação Judicial e Falência - Habilitação de Crédito

EXMO. SR. JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS DO FÓRUM CENTRAL DE SÃO PAULO - SP Processo n° . , Administradora Judicial nomeada nos autos da Recuperação Judicial de…

Petição Inicial - TJSP - Ação Agravo de Instrumento com Pedido de Atribuição de Efeito Suspensivo - Execução de Título Extrajudicial - contra Banco do Brasil

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO BANCO DO BRASIL S/A , instituição financeira sob a forma de sociedade de economia mista, inscrita…

Petição - TJSP - Ação Impostos - Execução Fiscal

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO SERVIÇO DE ANEXO FISCAL DE EMBU DAS ARTES / SP Processo n°. A FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE EMBU DAS ARTES , por seu Procurador…

Contestação - TRT24 - Ação Indenizaçao por Dano Moral - Atord - contra High Tech Medical Industria e Comercio

EXCELENTÍSSIMO SR. JUIZ FEDERAL DA 1a VARA DO TRABALHO DE CAMPO GRANDE MS. Autos N° HIGH TECH MEDICAL INDUSTRIA E COMÉRCIO EIRELI - EPP, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob n° ,…