Artigo 477 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 477. O perito protocolará o laudo em juízo, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento.
§ 1º As partes serão intimadas para, querendo, manifestar-se sobre o laudo do perito do juízo no prazo comum de 15 (quinze) dias, podendo o assistente técnico de cada uma das partes, em igual prazo, apresentar seu respectivo parecer.
§ 2º O perito do juízo tem o dever de, no prazo de 15 (quinze) dias, esclarecer ponto:
I - sobre o qual exista divergência ou dúvida de qualquer das partes, do juiz ou do órgão do Ministério Público;
II - divergente apresentado no parecer do assistente técnico da parte.
§ 3º Se ainda houver necessidade de esclarecimentos, a parte requererá ao juiz que mande intimar o perito ou o assistente técnico a comparecer à audiência de instrução e julgamento, formulando, desde logo, as perguntas, sob forma de quesitos.
§ 4º O perito ou o assistente técnico será intimado por meio eletrônico, com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência da audiência.

A perícia grafotécnica.

pelo juiz, com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência à Data da audiência de instrução e julgamento (art. 477, CPC... que seu objeto de estudo se conceitue por meio da legislação e da doutrina …

Os prazos processuais e o Perito em lides envolvendo a Odontologia

pelo juiz , que deverá ser 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento (Art. 477 do Novo CPC). As partes...) 477, §2º       15 dias     Esclarecimento de pontos de …

"Não se aplica" ou "prejudicado" como resposta aos quesitos no laudo médico - O que fazer?

de Processo Civil (2015)]. Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de março... anos de idade, nos termos do art. 16, I e III, Lei n. 8.213/1991); …
Mariana Luiza, Estudante de Direito
há 10 meses

Fundamentos para impugnar laudo pericial inconclusivo, omissivo ou contraditório

o art. 156 do CPC/15, nos casos em que a prova de fato depender de conhecimento técnico ou científico, o magistrado será..., destaca-se o dever de fundamentação imputado aos peritos judiciais em …

A audiência de saneamento

O Código de Processo Civil prevê em seu artigo 357 a figura do saneamento processual , de suma importância para o regular trâmite do processo. Segundo o Dicionário Aurélio, sanear significa “reparar,…
Xadrez Jurídico
ano passado

Teoria Geral da prova e provas em espécie na sistemática do Novo Código de Processo Civil

INTRODUÇÃO Conceito de direito fundamental à prova: Quando se fala de direito à prova, deve-se associar aos princípios do contraditório, ampla defesa e inclusive ao acesso à justiça. “ O direi de…

O pressuposto da ação revisional de aluguel de imóvel urbano - notas sobre o artigo 19, da Lei n° 8.245, de 18/10/1991.

O pressuposto da ação revisional de aluguel de imóvel urbano - notas sobre o artigo 19, da Lei n° 8.245, de 18/10/1991. Jaques Bushatsky. (Advogado em São Paulo) O artigo 19 da Lei das Locações está…

Perícia inconclusiva

A perícia inconclusiva é a perícia que não apresenta resposta conclusiva aos quesitos formulados no processo. Laudo sem respostas satisfatórias pode representar, inegavelmente, obstáculo…

Perguntas para quesitos técnicos e médicos!

Matéria originalmente publicada no blog Manual do Advogado . Quando é marcada perícia, as partes devem apresentar quesitos, ou seja, perguntas para o perito responder sobre o local de trabalho do…

Consegue se candidatar a Presidente da República um político preso e condenado em segunda instância, como caso do Lula?!

DEUS NOS LIVRE do Nosso país estar virando piada internacional! Curitiba, dia 06 de agosto de 2018. Segunda-feira - 16h04. Que DEUS o tenha guardado em bom lugar, Dr. Hélio Bicudo. "Antes, crescei na…