Artigo 461 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Subseção II
Da Produção da Prova Testemunhal
Art. 461. O juiz pode ordenar, de ofício ou a requerimento da parte:
I - a inquirição de testemunhas referidas nas declarações da parte ou das testemunhas;
II - a acareação de 2 (duas) ou mais testemunhas ou de alguma delas com a parte, quando, sobre fato determinado que possa influir na decisão da causa, divergirem as suas declarações.
§ 1º Os acareados serão reperguntados para que expliquem os pontos de divergência, reduzindo-se a termo o ato de acareação.
§ 2º A acareação pode ser realizada por videoconferência ou por outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real.
Flávio Tartuce, Advogado
há 2 meses

Resumo. Informativo 691 do STJ.

RESUMO. INFORMATIVO 691 DO STJ CORTE ESPECIAL Processo EAREsp 650.536/RJ , Rel. Min. Raul Araújo, Corte Especial, por maioria, julgado em 07/04/2021. Ramo do Direito DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tema…
Fabricio Ferri, Advogado
há 2 anos

Auxílio acidente?

O auxílio-acidente , previsto no artigo 86 da Lei 8.213/91, é um benefício previdenciário de cunho indenizatório. Além de indenizar, esse benefício é utilizado para complementar a renda de empregados…

Artigos Comentados - Código de Defesa do Consumidor.

Artigo 66: Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de…
Al Lidian, Procurador e Advogado Público
há 3 anos

Agravo em incidente de Execução Penal

O presente Recurso é o Agravo em incidente de Execução Penal,apreciação de pedido de Regime,o qual teve decisão denegatória pelo juízo "a quo",que baseia a decisão no seguinte fato. O recurso de…

MPF ajuíza ação para garantir mais intérpretes de Libras no Ifpi

O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- Ifpi, por não disponibilização de…
Rafael Cecim, Bacharel em Direito
há 3 anos

Modelo Chafic Rafael Cecim Martins

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ Vara Cível da Comarca de (xxx) Autos Nº: Chafic Rafael Cecim Martins Governo do Maranhão Policia militar do estado de goiás. NOME DO REQUERENTE (ou Autor,…

Meu marido faleceu e não contribuía para o INSS. Saiba o que fazer

Primeiramente, é importante discorrer que a pensão por morte é devida para três classes de dependentes, no vídeo postado no youtube, falo brevemente sobre o assunto, para assistir clique aqui. 1.
Davi D'lírio, Advogado
há 3 anos

Possibilidade de vara do Trabalho corrigir CTPS não afasta multa contra empregador

A possibilidade de a secretaria de vara de Trabalho corrigir CTPS de empregado não exclui a aplicação de multa a empregador que não realizar a correção do documento ordenada judicialmente. Decisão é…
Correio Forense
há 4 anos

As astreintes e o novo Código de Processo Civil

Daniel Roberto Hertel 18 novembro de 2017 – 05h56 1. INTRODUÇÃO A expressão astreintes têm origem no direito francês e representa uma espécie de multa processual. Na verdade, as astreintes configuram…

Decisão liminar e decisão que antecipa a tutela

O vocábulo liminar é muito utilizado, na vida forense, como se sinônimo fosse – e não é – de tutela antecipada . É muito importante fazer a distinção. Uma decisão judicial qualquer – não importa se…