Artigo 455 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Subseção II
Da Produção da Prova Testemunhal
Art. 455. Cabe ao advogado da parte informar ou intimar a testemunha por ele arrolada do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo.
§ 1º A intimação deverá ser realizada por carta com aviso de recebimento, cumprindo ao advogado juntar aos autos, com antecedência de pelo menos 3 (três) dias da data da audiência, cópia da correspondência de intimação e do comprovante de recebimento.
§ 2º A parte pode comprometer-se a levar a testemunha à audiência, independentemente da intimação de que trata o § 1º, presumindo-se, caso a testemunha não compareça, que a parte desistiu de sua inquirição.
§ 3º A inércia na realização da intimação a que se refere o § 1º importa desistência da inquirição da testemunha.
§ 4º A intimação será feita pela via judicial quando:
I - for frustrada a intimação prevista no § 1º deste artigo;
II - sua necessidade for devidamente demonstrada pela parte ao juiz;
III - figurar no rol de testemunhas servidor público ou militar, hipótese em que o juiz o requisitará ao chefe da repartição ou ao comando do corpo em que servir;
IV - a testemunha houver sido arrolada pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública;
V - a testemunha for uma daquelas previstas no art. 454 .
§ 5º A testemunha que, intimada na forma do § 1º ou do § 4º, deixar de comparecer sem motivo justificado será conduzida e responderá pelas despesas do adiamento.

Testemunhas e a LGPD

regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei 9.307, de 23... com o CPC, artigo 451, as hipóteses de substituição da testemunha são: Art. …
Ana Raquel Brito, Advogado
há 7 meses

Quando e como fazer a contradita em audiência de instrução e julgamento

do CPC/15: Art. 447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas. § 1º São... (Art. 447, § 3º, I do CPC/15). Mas então, quais os efeitos da …

Audiência virtual na prática. Prepare-se!

do artigo 274, parágrafo único do Código de Processo Civil. Desculpa se fui chato, mas essa é a verdade, tá na lei... tradicionais , ou seja, tratando-se de processo civil, cabe ao advogado a …

Ilegalidade da Penhora ou Arresto de Faturamento da Empresa

, e da Lei 6.404, de 1976, dita Lei das S/ A. Destaque-se a importância das regras do artigo 1.188 do Código Civil... financeiras é atividade exclusiva do contador, cuja profissão está …
João Urias, Advogado
ano passado

Protocolo "Giro de Câmera" ("Camera Sweep"): salvação para as audiências virtuais?

"(artigo 4º do Decreto-Lei 4.657/1942,com a redação dada pela Lei 12.376/2010). E a CLT autoriza expressamente... são o artigo 4º da LINDB (Decreto-Lei 4.657/1942,com a redação dada pela Lei
Marcelo Costa, Advogado
ano passado

Meios de provas admitidas no Processo Cível.

, e está previsto no artigo 373 do CPC/15 . Em síntese, cabe ao autor comprovar o fato constitutivo do seu direito... dispondo a lei de modo diverso." Em análise deste artigo pode-se concluir que a …

Prazo mínimo. Nulidades. Intimação das partes e testemunhas

A ampla defesa e o contraditório só podem ser exercidos se o acusado, por meio de defesa técnica, tiver tempo suficiente para se preparar para a realização dos atos processuais. Por isso deve ser…

Desjudicialização da prova testemunhal: terceirização na colheita de provas

Na perspectiva dessa coluna, que visa discutir as tendências do processo civil, vale um olhar sobre a possibilidade de desjudicialização da produção de provas testemunhal. Algumas cogitações podem…

Breves considerações acerca da Audiência de Instrução e Julgamento

Preliminarmente, frise-se, é imprescindível destacar que a audiência de instrução e julgamento é um ato processual com o preceito de promover a colheita de prova oral através dos depoimentos das…

Direito Penal IV

Docente: Taiana Levinne C. Cordeiro Discente: Andrezza Oliveira Fonseca Trabalho referente ao conteúdo abordado durante o 6º semestre, disciplina Direito Penal IV do Curso de Direito da Faculdade de…