Artigo 455 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Subseção II
Da Produção da Prova Testemunhal
Art. 455. Cabe ao advogado da parte informar ou intimar a testemunha por ele arrolada do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo.
§ 1º A intimação deverá ser realizada por carta com aviso de recebimento, cumprindo ao advogado juntar aos autos, com antecedência de pelo menos 3 (três) dias da data da audiência, cópia da correspondência de intimação e do comprovante de recebimento.
§ 2º A parte pode comprometer-se a levar a testemunha à audiência, independentemente da intimação de que trata o § 1º, presumindo-se, caso a testemunha não compareça, que a parte desistiu de sua inquirição.
§ 3º A inércia na realização da intimação a que se refere o § 1º importa desistência da inquirição da testemunha.
§ 4º A intimação será feita pela via judicial quando:
I - for frustrada a intimação prevista no § 1º deste artigo;
II - sua necessidade for devidamente demonstrada pela parte ao juiz;
III - figurar no rol de testemunhas servidor público ou militar, hipótese em que o juiz o requisitará ao chefe da repartição ou ao comando do corpo em que servir;
IV - a testemunha houver sido arrolada pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública;
V - a testemunha for uma daquelas previstas no art. 454 .
§ 5º A testemunha que, intimada na forma do § 1º ou do § 4º, deixar de comparecer sem motivo justificado será conduzida e responderá pelas despesas do adiamento.

Testemunha ausente por duas vezes na audiência terá que ressarcir despesas processuais ao erário.

que restituir à União Federal o valor de R$1.039,00. Na sentença, a magistrada se baseou no parágrafo 5º do artigo 455...
ADVOGADO DIGITAL
ano passado

Oitiva de testemunhas não precisa ser por carta precatória se parte comprometeu-se a efetuar intimação

do agravo, a autora ingressou com agravo de instrumento sustentando a mitigação do rol do art. 1.015 do CPC/15, conforme... apresentou rol de testemunhas e se comprometeu a intimá-las nos termos de …
Daniel Maidl, Advogado
há 4 anos

Qual a distinção entre Citação e Intimação?

Olá caros leitores, O tema dessa publicação visa esclarecer alguns pontos interessantes em relação ao processo civil, principalmente àqueles que ainda não possuem um contato direto e cotidiano com…

Escola Judicial do TRT 10 aprova enunciados sobre o Novo CPC

Enunciados aprovados pela Plenária Final ocorrida no “Seminário de Formação Continuada para Magistrados do TRT da 10ª Região”, no período de 11 a 13 de novembro de 2015 -Brasília-DF -Enunciados…