Art. 437 da Lei 13105/15

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Subseção III
Da Produção da Prova Documental
Art. 437. O réu manifestar-se-á na contestação sobre os documentos anexados à inicial, e o autor manifestar-se-á na réplica sobre os documentos anexados à contestação.
§ 1º Sempre que uma das partes requerer a juntada de documento aos autos, o juiz ouvirá, a seu respeito, a outra parte, que disporá do prazo de 15 (quinze) dias para adotar qualquer das posturas indicadas no art. 436 .
§ 2º Poderá o juiz, a requerimento da parte, dilatar o prazo para manifestação sobre a prova documental produzida, levando em consideração a quantidade e a complexidade da documentação.

Dicas para uma boa Réplica

Este texto objetiva transmitir, em linguagem de fácil entendimento, algumas soluções práticas, de forma a satisfazer os anseios de acadêmicos de direito, advogados iniciantes e a sociedade em geral.
Marco Santos, Advogado
ano passado

Habeas Corpus de liminar indeferida pelo TJ - Anulação de Julgamento

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO EGRÉGIO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Habeas Corpus n° 20365041020198260000 Processo digital n°: 0000055.02.2.018.8.26.0557 Vara Criminal – Foro de…

Aspecto processual da defesa: contestação à réplica

Falaremos na manifestação do réu em contestação, e da manifestação do autor em réplica. Extremamente interessante o tema, que por vias, muitos deixam de aclarar nas peças, todos os argumentos, assim,…

Procedimento Comum no Processo Civil

1. Propositura da demanda. O processo civil tem início com a propositura da ação. O protocolo da petição inicial demanda a observância dos requisitos explicitados no art. 319 do Código de Processo…
Direito Animado, Promotor de Justiça
há 2 anos

Os 10 atos do Rito Comum do CPC

VÍDEO NO FINAL DO TEXTO!! Rito ou procedimento são palavras sinônimas, que significam, no campo do direito processual, a forma de encadear (organizar) os atos processuais. O procedimento comum,…

Da Contestação

I.INTRODUÇÃO Por consequência do princípio da inércia da jurisdição, o Poder Judiciário não atua de forma espontânea, sendo necessário a sua provocação, por meio do seu direito de ação, materializado…

Direito Médico e Hospitalar

Dentre todas as obrigações profissionais do médico em relação ao paciente encontra-se também o dever de informar, com bem estampado no art. 34, do Código de Ética Médica, é vedado ao médico: “Art.

As Provas no Novo Código de Processo Civil e a Análise Jurisprudencial das Redes Sociais como meio probatório.

RESUMO O presente trabalho tem a pretensão de demonstrar como está disposto o direito probatório no âmbito do Novo Código de Processo Civil, revelando, ainda, como a jurisprudência tem tratado do uso…

Negócios Jurídicos Processuais no Campo Probatório

RESUMO O tema abordado neste estudo tem como objetivo demonstrar as especificidades processuais que surgiram com o advento da Lei nº 13.105/2015 – (CPC\2015) notadamente no que concerne ao…
Tiago Silva, Advogado
há 2 anos

A Prova no Processo do Trabalho: Sua Compatibilidade e seus Reflexos com o Novo Código de Processo Civil

Autor: Tiago Madruga da Silva Resumo Analisa de forma aprofundada os dispositivos do Novo Código de Processo Civil, aclarando a importância da inserção dos princípios constitucionais. Explana as…