Artigo 430 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Subseção II
Da Arguição de Falsidade
Art. 430. A falsidade deve ser suscitada na contestação, na réplica ou no prazo de 15 (quinze) dias, contado a partir da intimação da juntada do documento aos autos.
Parágrafo único. Uma vez arguida, a falsidade será resolvida como questão incidental, salvo se a parte requerer que o juiz a decida como questão principal, nos termos do inciso II do art. 19 .

A inversão do ônus da prova em casos de fraudes bancárias

No judiciário é recorrente casos de fraudes bancárias, principalmente as perpetradas contra idosos, vez que são um grupo de pessoas hipervulneráveis, o que facilita a aplicação da fraude sem que haja…
2
0
Segundo Suassuna, Advogado
há 11 meses

As provas em espécie no Direito Processual Civil:

AS PROVAS EM ESPÉCIE NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL: aplicação, particularidades e exceções. FRANCISCO SOLANO DE FREITAS SUASSUNA SEGUNDO JAIRO JOSÉ FRUTUOSO JÚNIOR LETÍCIA LOPES BORJA MATHEUS…
2
1
Kassio Moura, Bacharel em Direito
ano passado

O que você precisa saber para ter sucesso nas suas petições iniciais e contestações (parte 2)

COMO ESCREVER UMA CONTESTAÇÃO PERFEITA E TER SUCESSO NA DEFESA DO SEU CLIENTE INTRODUÇÃO  Olá, estou ansioso, assim como você, para iniciarmos a nossa jornada nesta segunda parte. Aqui irei…
1
0

Topicos Contestação trabalhista

Chegou o momento de fazer sua contestação trabalhista, mas você tem dúvida de como fazer, o que escrever. Aqui vai algumas dicas: A contestação deverá obrigatoriamente rebater cada item mencionado na…
3
0

Anotações sobre a falsidade documental no processo civil

ANOTAÇÕES SOBRE A FALSIDADE DOCUMENTAL NO PROCESSO CIVIL Rogério Tadeu Romano O documento escrito compõe-se do contexto, que enuncia a declaração de vontade ou de conhecimento do fato, e de…
8
0

Reflexos da coisa julgada sobre questão em demais institutos do CPC/2015

É cediço que o CPC/15 foi deveras inovador no que tange ao instituto da coisa julgada sobre questão, seja pela taxatividade quanto à possibilidade de sua formação, seja delimitando todos os…
11
0

Os prejuízos da adoção da audiência una no processo

A busca por celeridade na conclusão dos litígios judiciais é algo permanente. Leis diversas já tentaram minimizar o tempo em curso dos processos, tais como a lei de alimentos, a lei dos juizados…
2
0

Provas e Sentença no Processo Civil

PROCESSO CIVIL II ASSUNTO: PROVAS E SENTENÇA PROVAS A controvérsia pode ser exclusivamente de direito ou de fato: de direito não há necessidade de provas (exceção: art.376); Mas se houver fatos…
2
0

Saiba tudo sobre direito probatório de maneira descomplicada - Parte 02

PROVAS EM ESPÉCIE O Código trata, de forma especificada, de algumas espécies de provas. São denominadas provas típicaso. O rol não é exaustivo, considerando que são admitidas, também, as provas…
4
0

3 critérios objetivos para impugnar documentos juntados ao processo

A juntada de novos documentos no processo sempre causam certa instabilidade processual. Afinal, toda estratégia é conduzida com base nos documentos inicialmente apresentados, tanto na peça inicial…
14
3