Artigo 373 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 373. O ônus da prova incumbe:
I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito;
II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.
§ 1º Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos do caput ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juiz atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.
§ 2º A decisão prevista no § 1º deste artigo não pode gerar situação em que a desincumbência do encargo pela parte seja impossível ou excessivamente difícil.
§ 3º A distribuição diversa do ônus da prova também pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando:
I - recair sobre direito indisponível da parte;
II - tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.
§ 4º A convenção de que trata o § 3º pode ser celebrada antes ou durante o processo.

Petição - Ação Fornecimento de Energia Elétrica contra Ampla Energia e Serviços

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 01 VARA CIVEL DA COMARCA DE INHOMIRIM- RJ Processo no.: E SERVIÇOS S.A., concessionária de serviços públicos de energia elétrica, CNPJ/MF sob o no. , com sede na ,…

Recurso - Ação Direito Civil

Recurso especial no . I. Trata-se de recurso especial interposto por Seguro Cia de Seguros Grais, com fundamento no art. 105, III, "a" e "c", da Constituição Federal, contra o V. Acórdão proferido na…

Petição - Ação Cédula de Crédito Bancário

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA CÍVEL REGIONAL DA REGIÃO OCEÂNICA DA COMARCA DE NITERÓI - RJ , português, solteiro, autônomo, portador da carteira de identidade no…

Recurso - Ação Duplicata

Registro: 2020. ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível no , da Comarca de São , em que é apelante ., são apelados CSM COMUNICAÇÃO LTDA, IN BRINDES PRODUTOS PROMOCIONAIS…

Petição - Ação Práticas Abusivas

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6a VARA CÍVEL – REGIONAL DE MADUREIRA – DA COMARCA DA CAPITAL – ESTADO DO RIO DE JANEIRO Processo no: Requerente: Requerido: Banco Santander (BRASIL)…

Contrarrazões - Ação Concessão

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA DESEMBARGADORA FLÁVIA ROMANO DE REZENDE DA COLENDA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Processo no O MUNICÍPIO DO RIO…

Petição - Ação Fornecimento de Água

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4a VARA CÍVEL DA REGIONAL DE BANGU COMARCA DA CAPITAL RIO DE JANEIRO – RJ art. 1.048, inc. I do CPC PROCESSO: CERVEIRA, já qualificado nos autos em…

Recurso - Ação Compra e Venda de Zacharias Comércio de Máquinas e Equipamentos

Recurso especial no . I. Trata-se de recurso especial interposto por E EQUIPAMENTOS LTDA. EPP., com fundamento no art. 105, III, "a", da Constituição Federal, contra o V. Acórdão proferido na C. 35a…

Contrarrazões - Ação Indenização por Dano Material

PREFEITURA -9 0 - PROCURADORIA ' e CAXIAS GERAL DO MUNICÍPIO EXCELENTfSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA 5' VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAXIAS - RJ a á N a P N N \ N N Q .il N N ..V…

Contrarrazões - Ação Indenização por Dano Material

PREFEITURA DUQUE DE PROCURADORIA CA ► X1AS GERAL DO MUNICÍPIO DA5 9 EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIRE r VARA CÍVEL DA COMARCA DE DUQUE DE CAXIAS — RJ N N A rl r H N n.l n N b…