Artigo 334 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 334. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência.
§ 1º O conciliador ou mediador, onde houver, atuará necessariamente na audiência de conciliação ou de mediação, observando o disposto neste Código, bem como as disposições da lei de organização judiciária.
§ 2º Poderá haver mais de uma sessão destinada à conciliação e à mediação, não podendo exceder a 2 (dois) meses da data de realização da primeira sessão, desde que necessárias à composição das partes.
§ 3º A intimação do autor para a audiência será feita na pessoa de seu advogado.
§ 4º A audiência não será realizada:
I - se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual;
II - quando não se admitir a autocomposição.
§ 5º O autor deverá indicar, na petição inicial, seu desinteresse na autocomposição, e o réu deverá fazê-lo, por petição, apresentada com 10 (dez) dias de antecedência, contados da data da audiência.
§ 6º Havendo litisconsórcio, o desinteresse na realização da audiência deve ser manifestado por todos os litisconsortes.
§ 7º A audiência de conciliação ou de mediação pode realizar-se por meio eletrônico, nos termos da lei.
§ 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.
§ 9º As partes devem estar acompanhadas por seus advogados ou defensores públicos.
§ 10. A parte poderá constituir representante, por meio de procuração específica, com poderes para negociar e transigir.
§ 11. A autocomposição obtida será reduzida a termo e homologada por sentença.
§ 12. A pauta das audiências de conciliação ou de mediação será organizada de modo a respeitar o intervalo mínimo de 20 (vinte) minutos entre o início de uma e o início da seguinte.

Descubra os pontos-chave da audiência por videoconferência!

“ Você se lembra como as audiências eram todas presenciais antigamente ?” Há grandes chances de que essa frase se torne comum em um futuro próximo. Em nosso atual contexto de intensa disrupção…
CNMAU | UBAU.org, Advogado
mês passado

A Utilização da Justiça Multiportas nos Conflitos Agrários

“ A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta .” Rui Barbosa RESUMO O presente trabalho se dedica ao estudo dos meios alternativos de solução de conflitos, dedicando-se…
Giszele Morais, Estudante de Direito
mês passado

A Autocomposição Extrajudicial como Condição da Admissibilidade da Ação

Giszele Gonçalves Morais [1] Paulo Engel Vieira [2] Resumo O presente artigo visa analisar a evolução da jurisprudência sob a ótica normativa, ganhando espaço para ser a principal base de…

Métodos Autocompositivos de Solução de Conflitos e as Audiências de Mediação e Conciliação no Direito Processual Civil Brasileiro

Resumo: Este artigo tem por objetivo tratar de duas das principais novidades do atual Código de Processo Civil brasileiro: os meios autocompositivos de solução de conflito e as chamadas “audiências…
Emanuelle Kuriu, Estudante de Direito
mês passado

A mediação na recuperação judicial e o papel do administrador judicial

RESUMO: Este trabalho busca analisar a mediação no contexto das relações empresariais como um instrumento com potencial chance de resolução do conflito e a atuação do administrador judicial. Ademais,…

O modelo de justiça multiportas: métodos alternativos de solução de conflitos

A Constituição Democrática de 1988 foi decisiva ao mencionar o livre acesso à justiça no artigo 5º, XXXV. Ao declarar que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a…

5 curiosidades sobre a audiência de conciliação

O intuito da audiência de conciliação é a autocomposição, proporcionando as partes logo de início a possibilidade de resolução do conflito, de modo a atender o interesse de todos os envolvidos.
Lauber Vinícus, Advogado
mês passado

O enfoque subjetivo e objetivo das soluções alternativas de conflitos

Os institutos da conciliação, mediação e arbitragem vem ganhando cada vez mais reconhecimento e valorização pela comunidade jurídica. Por isso, cada vez mais é exigido que, aqueles que lidam com o…
Samara Melo, Estudante de Direito
mês passado

Acesso à Justiça: compreensão dos métodos e soluções contemporâneas

Tema: “O ACESSO AO SISTEMA JUDICIAL E OS MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS: ALTERNATIVIDADE EFECTIVA E COMPLEMENTARIEDADE.” - PAULA COSTA E SILVA PERTINENTE DISCUSSÃO A RESPEITO DO…

Mediação e Conciliação na prática

RESUMO: O presente artigo tem como temática central a mediação e a conciliação judicial na prática considerando a possibilidade da aplicação da teoria da derrotabilidade (defeasibility) das normas…