Art. 332 da Lei 13105/15

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 332. Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar:
I - enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça;
II - acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;
III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;
IV - enunciado de súmula de tribunal de justiça sobre direito local.
§ 1º O juiz também poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição.
§ 2º Não interposta a apelação, o réu será intimado do trânsito em julgado da sentença, nos termos do art. 241 .
§ 3º Interposta a apelação, o juiz poderá retratar-se em 5 (cinco) dias.
§ 4º Se houver retratação, o juiz determinará o prosseguimento do processo, com a citação do réu, e, se não houver retratação, determinará a citação do réu para apresentar contrarrazões, no prazo de 15 (quinze) dias.
Jorge Luiz, Advogado
há 3 dias

A inconstitucionalidade do art. 106, incisos II e II-A do Estatuto dos Militares, alterado pela Lei de Reestruturação da Carreira Militar

da Carreira Militar  A Lei 13.954, de 16 de dezembro de 2019, que trata da reestruturação da carreira militar e dispõe..., alterando o inciso II do art. 106 da Lei 6.880, de 09 de dezembro de …
Taciane Agner, Advogado
mês passado

Embargos à Execução

É importante esclarecer que ao receber qualquer citação e/ou intimação deverá procurar um advogado de sua confiança para esclarecer e orientar, conforme o caso concreto, qual o melhor procedimento,…
Brenda Shammai, Advogado
há 2 meses

Famílias Matrimoniais Simultâneas E Possibilidade de Haver União Estável Paralela Ao Casamento

Existem autores que defendem a aplicação do casamento putativo em situações como a família simultânea, assim afirma Oliveira (2003, p.128) Mas cumpre lembrar a possibilidade de união estável…

Os Precedentes Obrigatórios e o Engessamento do Poder Judiciário

Elaborado a partir de uma comissão de renomados juristas, depois de muita discussão e debate, e aprovado pelo Senado Federal no final de 2014, o Novo Código de Processo Civil foi instituído pela Lei…

Justiça Restaurativa no Âmbito de Código de Processo Civil/2015

Embora a Justiça Restaurativa esteja aplicada no país há mais de 10 (dez) anos, poucos Tribunais de Justiça (cinco) regulamentaram sobre o tema por meio de atos normativos (portarias e resoluções).
Marina Coimbra, Estudante de Direito
há 4 meses

Os problemas da instrução probatória nos crimes contra a dignidade sexual

O presente trabalho busca relacionar o processo penal brasileiro no âmbito da fase probatória nos crimes sexuais, bem como salientar aspectos históricos da criminologia com o direito penal brasileiro…
Blog Juridicando, Procurador e Advogado Público
há 4 meses

Em quais hipóteses pode o juiz se retratar da sentença?

Em regra o juiz não pode se retratar da sentença proferida, exceto para corrigir de ofício ou a requerimento, inexatidões materiais ou erros de cálculo, ou por meio de embargos de…
Central Law, Gerente de Marketing
há 4 meses

Tudo o que você precisa saber sobre IRDR

O Código de Processo Civil de 2015 inspirou-se no direito alemão para criar o IRDR, norteado pelos princípios constitucionais supracitados (isonomia, segurança jurídica e celeridade), conforme se…
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 5 meses

Judicialização versus Mediação

Tratar do direito de acesso à justiça [1] e ainda sobre o Código de Processo Civil Brasileiro de 2015 não é tarefa fácil, principalmente quando se observa a mediação e a conciliação…

Julgamento Liminar Improcedente à Luz do CPC

Dr. Samuel Danilo de Amorim RESUMO: O presente trabalho aborda a questão do julgamento liminar Improcedente do pedido, sua aplicação no CPC/73, as mudanças no instituto e os possíveis benefícios e…