Artigo 332 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 332. Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar:
I - enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça;
II - acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;
III - entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;
IV - enunciado de súmula de tribunal de justiça sobre direito local.
§ 1º O juiz também poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição.
§ 2º Não interposta a apelação, o réu será intimado do trânsito em julgado da sentença, nos termos do art. 241 .
§ 3º Interposta a apelação, o juiz poderá retratar-se em 5 (cinco) dias.
§ 4º Se houver retratação, o juiz determinará o prosseguimento do processo, com a citação do réu, e, se não houver retratação, determinará a citação do réu para apresentar contrarrazões, no prazo de 15 (quinze) dias.

Tudo sobre a audiência de conciliação e mediação do art. 334 do CPC!

O art. 334 do CPC insere a audiência de conciliação e mediação (ACM) entre os atos obrigatórios do procedimento comum. Além disso, seus parágrafos trazem normas relevantes, como a punição pelo não…
1
0

O valor probatório relativo do inquérito civil público

O VALOR PROBATÓRIO RELATIVO DO INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO MAURO ROBERTO GOMES DE MATTOS, ADVOGADO no Rio de Janeiro- RJ- BRASIL; Autor dos Livros (dentre outros): “O Contrato Administrativo”. 2. ed. Rio…
1
0
Thainá Silva, Advogado
há 5 meses

O que fazer para evitar o sumiço do pai?

A ausência do pai no registro do filho pode gerar implicações legais e emocionais significativas. Para evitar o chamado "pai fantasma", é crucial compreender e agir dentro dos limites estabelecidos…
1
0
Rodrigo Viana, Estudante de Direito
há 5 meses

Do instituto das provas no Direito Penal e a lei 12.850/2013

DO INSTITUTO DAS PROVAS NO DIREITO PENAL E A LEI 12.850/2013 Prova O termo prova origina-se de probatio do latim, que significa ensaio, verificação, inspeção, exame, argumento, razão, aprovação ou…
1
0
Rafael Melo, Estudante de Direito
há 6 meses

Divórcio Liminar

DIVÓCIO LIMINAR SÃO PAULO/2023 TEMA 4 OBJETIVO 4 MÉTODO 4 RESULTADOS 4 CONCLUSÃO 4 INTRODUÇÃO 5 JUSTIFICATIVA 5 1. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE FAMÍLIA NO TEMPO 6 1.1DIREITO PRÉ-CLÁSSICO NA…
1
0

Conheça os 10 Atos do Rito Comum do NCPC

Este procedimento comum, conforme estabelecido, identifica dez atos processuais fundamentais que formam a espinha dorsal do processo. Contudo, é crucial ressaltar que esses atos não são imperativos;…
1
0
Rhayani Kathayne, Advogado
há 7 meses

A prova emprestada no direito Civil brasileiro

1. INTRODUÇÃO O presente trabalho abordará a respeito da Prova Emprestada, no âmbito das provas cíveis do Novo Código de Processo Civil , o qual dedica especificamente o seu artigo 372 , para abordar…
1
0
há 7 meses

Os direitos de personalidade do empregado como limites ao poder diretivo do empregador

Os direitos de personalidade do empregado como limites ao poder diretivo do empregador Nathalle Sousa Lucena Brito [1] Resumo O presente trabalho se propõe a analisar os limites do poder diretivo do…
6
1

Provas na justiça do trabalho

Resumo o presente artigo é uma análise do instituto da testagem, incluindo seu conceito, princípios norteadores, classificação e métodos de testagem, entre outras características. É um assunto cuja…
2
0
Fellipe Neves, Advogado
ano passado

A dispensa do contraditório prévio no âmbito da improcedência liminar do pedido

Calca-se a improcedência liminar do pedido no desígnio do legislador em “gerar um pro­cesso mais célere, mais justo, porque mais rente às necessidades sociais e muito menos com­plexo” [1] , bem como…
2
0