Artigo 313 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 313. Suspende-se o processo:
I - pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;
II - pela convenção das partes;
III - pela arguição de impedimento ou de suspeição;
IV- pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas;
V - quando a sentença de mérito:
a) depender do julgamento de outra causa ou da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica que constitua o objeto principal de outro processo pendente;
b) tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo;
VI - por motivo de força maior;
VII - quando se discutir em juízo questão decorrente de acidentes e fatos da navegação de competência do Tribunal Marítimo;
VIII - nos demais casos que este Código regula.
IX - pelo parto ou pela concessão de adoção, quando a advogada responsável pelo processo constituir a única patrona da causa; (Incluído pela Lei nº 13.363, de 2016)
X - quando o advogado responsável pelo processo constituir o único patrono da causa e tornar-se pai. (Incluído pela Lei nº 13.363, de 2016)
§ 1º Na hipótese do inciso I, o juiz suspenderá o processo, nos termos do art. 689 .
§ 2º Não ajuizada ação de habilitação, ao tomar conhecimento da morte, o juiz determinará a suspensão do processo e observará o seguinte:
I - falecido o réu, ordenará a intimação do autor para que promova a citação do respectivo espólio, de quem for o sucessor ou, se for o caso, dos herdeiros, no prazo que designar, de no mínimo 2 (dois) e no máximo 6 (seis) meses;
II - falecido o autor e sendo transmissível o direito em litígio, determinará a intimação de seu espólio, de quem for o sucessor ou, se for o caso, dos herdeiros, pelos meios de divulgação que reputar mais adequados, para que manifestem interesse na sucessão processual e promovam a respectiva habilitação no prazo designado, sob pena de extinção do processo sem resolução de mérito.
§ 3º No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo mandatário, no prazo de 15 (quinze) dias, ao final do qual extinguirá o processo sem resolução de mérito, se o autor não nomear novo mandatário, ou ordenará o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecido o procurador deste.
§ 4º O prazo de suspensão do processo nunca poderá exceder 1 (um) ano nas hipóteses do inciso V e 6 (seis) meses naquela prevista no inciso II.
§ 5º O juiz determinará o prosseguimento do processo assim que esgotados os prazos previstos no § 4º.
§ 6º No caso do inciso IX, o período de suspensão será de 30 (trinta) dias, contado a partir da data do parto ou da concessão da adoção, mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento similar que comprove a realização do parto, ou de termo judicial que tenha concedido a adoção, desde que haja notificação ao cliente. (Incluído pela Lei nº 13.363, de 2016)
§ 7 º No caso do inciso X, o período de suspensão será de 8 (oito) dias, contado a partir da data do parto ou da concessão da adoção, mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento similar que comprove a realização do parto, ou de termo judicial que tenha concedido a adoção, desde que haja notificação ao cliente. (Incluído pela Lei nº 13.363, de 2016)

Contestação - TRT04 - Ação Adicional Noturno - Atord - contra HCL (Brazil) Tecnologia da Informacao EIRELI e Electrolux do Brasil

Fls.: 2 EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA PRIMEIRA VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE SÃO LEOPOLDO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Processo n° HCL (BRAZIL) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA.,…

Contestação - TJSP - Ação Saneamento - Ação Popular - contra Prefeitura Municipal de Santo André, Servico Municipal de Saneamento Ambiental de Santo Andre - Semasa e CIA de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA SEGUNDA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SANTO ANDRÉ - SÃO PAULO Ação popular Autos Originários n° Carta Precatória n° 1005887-84.2020.8.26.0021 COMPANHIA DE…

Contestação - TJSP - Ação Vícios de Construção - Procedimento Comum Cível - de Condomínio DUO Morumbi contra Ts-3 Morumbi Desenvolvimento Imobiliário, Construtora R. Yazbek e Tishman Speyer Properties LP

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DO BUTANTÃ - SP. Proc. no. CONSTRUTORA R.YAZBEK LTDA, por seu advogado infra-assinado, nos autos da AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER…

Petição - TJSP - Ação Imissão - Imissão na Posse

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2 a VARA CÍVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - ESTADO DE SÃO PAULO Processo n. , brasileira, costureira, portadora da cédula de identidade RG n°. e inscrita…

Recurso - TJMG - Ação Indenização por Dano Moral - [Cível] Procedimento Comum Cível

/ \l/í ADVOGADOS A lide em questão pretende investigar aspectos técnicos relacionados à ESPECIALIDADE MEDICA DE CIRURGIA PLÁSTICA, tais como o método cirúrgico empregado, os tipos de incisão, os…

Petição Inicial - TJAM - Ação Justiça Gratuita - Inventário - contra Município de Manaus, Estado do Amazonas e Itaú Unibanco

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE ÓRFÃOS E SUCESSÕES - DA CAPITAL PROCESSO N° 0634434--14.2019.8.04.0001 ANGELUCI , brasileira, casada, servidora pública, CPF sob o n.° , RG: , Email:…

Contestação - TRT04 - Ação Assédio Moral - Atord - contra GFG Recursos Humanos, Banco do Estado do Rio Grande do Sul e Estado do Rio Grande do Sul

Fls.: 2 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ/ÍZA DO TRABALHO DA 2a VARA DO TRABALHO DE BENTO GONÇALVES/RS. Processo n.° O ESTADO DO RIO…

Pedido - TJSP - Ação Inclusão Indevida em Cadastro de Inadimplentes - contra Uniesp Soc. Advogados: Melke e Prado Sociedade de Advogados

EXCELENTÍSSIMO SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA 6a VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE SANTO ANDRÉ - SP Processo n° UNIESP S.A , já qualificada, por seu advogado abaixo assinado, nos autos…

Contestação - TRT04 - Ação Assédio Moral - Atord - contra GFG Recursos Humanos, Banco do Estado do Rio Grande do Sul e Estado do Rio Grande do Sul

Fls.: 2 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ/ÍZA DO TRABALHO DA 2a VARA DO TRABALHO DE BENTO GONÇALVES/RS. Processo n.° O ESTADO DO RIO…

Pedido - TJSP - Ação Oferta e Publicidade - contra Uniesp Soc. Advogados: Adib Abdouni Sociedade de Advogados

EXCELENTISSIMO JUIZ DE DIREITO DA 16a VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARDA DE SÃO PAULO. Processos n.° (Cumprimento de sentença) Requerente: Requerida: S.A. e outros ACORDO I. OBRIGAÇÃO DE…