Artigo 308 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 308. Efetivada a tutela cautelar, o pedido principal terá de ser formulado pelo autor no prazo de 30 (trinta) dias, caso em que será apresentado nos mesmos autos em que deduzido o pedido de tutela cautelar, não dependendo do adiantamento de novas custas processuais.
§ 1º O pedido principal pode ser formulado conjuntamente com o pedido de tutela cautelar.
§ 2º A causa de pedir poderá ser aditada no momento de formulação do pedido principal.
§ 3º Apresentado o pedido principal, as partes serão intimadas para a audiência de conciliação ou de mediação, na forma do art. 334, por seus advogados ou pessoalmente, sem necessidade de nova citação do réu.
§ 4º Não havendo autocomposição, o prazo para contestação será contado na forma do art. 335 .

Assembleia de Condomínio realizada de forma híbrida ou mista

I – Introdução Com o surgimento da pandemia da Covid19 no ano de 2020 e, consequentemente, com a necessidade da adoção de medidas de isolamento ou distanciamento social como forma de conter a…
Danyelle Zago, Advogado
há 2 meses

Alimentos em sede de Medida Protetiva

Você já ouviu a expressão “o machismo mata”? Poucas vezes nos questionamos sobre o que está por trás da morte violenta de uma mulher. A palavra “feminicídio” se refere ao assassinato de mulheres e…
Lívia Garcia , Advogado
há 8 meses

Modelo de Tutela Cautelar Antecedente

, indicando-se desde já a lide e seu fundamento no sentido de ..., cumprindo-se com o determinado no art. 308 do CPC... ... (endereço completo), vem, por seu advogado (instrumento de mandato anexo), …
Tayná Praxedes, Advogado
há 11 meses

Tutelas Provisórias: Principais diferenças.

bibliográfica: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm acesso em : 07/03/2020. Tutelas Provisória: Principais diferenças....: A Constituição Federal de …
Roberto Ferrari, Estudante de Direito
há 11 meses

Tutela Provisória Antecipada

provisória de evidência, quem tem previsão legal no artigo 311º CPC/2015, não depende de perigo de dano ou de risco... liminarmente, ficando as demais concessões restritas à oitiva da parte …
Bianca Ragasini, Bacharel em Direito
ano passado

Tutela sem pavor: entenda de forma simples e didática as tutelas provisórias no atual processo civil

pelo procedimento comum (art. 307, CPC). Efetivada a tutela cautelar, quais os próximos procedimentos? o artigo 308....planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm OAB primeira fase: …
Bruno Souza, Advogado
há 2 anos

Estabilização da Tutela Provisória de Urgência Em Caráter Antecedente

Link: https://www.bfsouzaadv.com.br/post/estabiliza%C3%A7%C3%A3o-da-tutela-provis%C3%B3ria-de-urg%C3%AAncia-em-car%C3%A1ter-antecedente I – INTRODUÇÃO As tutelas provisórias são instrumentos…

Meios de Impedimento da estabilização da tutela de urgência satisfativa/antecipada.

Lucas Fernandes SANCHES [1] RESUMO: Um dos maiores problemas aos processualistas civis, quando da leitura do hodierno Código de Processo Civil, é deparar-se com a tutela antecipada. Referido…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 2 anos

Violência Doméstica e Filiação: os reflexos da Lei Maria da Penha nas relações com a prole

por Tatiane Donizetti O tema violência doméstica e familiar contra a mulher vem, quase sempre, atrelado à questão conjugal. Agressões acompanhadas de diversas outras formas de violência evidenciam o…
Tie Hardoim, Advogado
há 2 anos

Estudo Bibliográfico Com Ênfase Às Controvérsias E Inovações No NCPC Às Tutelas De Evidência E Emergência (Antecipada)

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO COM ÊNFASE ÀS CONTROVÉSIAS E INOVAÇÕES NO NCPC ÀS TUTELAS DE EVIDÊNCIA E EMERGÊNCIA (ANTECIPADA) Campo Grande 2017 FACULDADE DAMÁSIO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROCESSO…