Artigo 303 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 303. Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.
§ 1º Concedida a tutela antecipada a que se refere o caput deste artigo:
I - o autor deverá aditar a petição inicial, com a complementação de sua argumentação, a juntada de novos documentos e a confirmação do pedido de tutela final, em 15 (quinze) dias ou em outro prazo maior que o juiz fixar;
II - o réu será citado e intimado para a audiência de conciliação ou de mediação na forma do art. 334 ;
III - não havendo autocomposição, o prazo para contestação será contado na forma do art. 335 .
§ 2º Não realizado o aditamento a que se refere o inciso I do § 1º deste artigo, o processo será extinto sem resolução do mérito.
§ 3º O aditamento a que se refere o inciso I do § 1º deste artigo dar-se-á nos mesmos autos, sem incidência de novas custas processuais.
§ 4º Na petição inicial a que se refere o caput deste artigo, o autor terá de indicar o valor da causa, que deve levar em consideração o pedido de tutela final.
§ 5º O autor indicará na petição inicial, ainda, que pretende valer-se do benefício previsto no caput deste artigo.
§ 6º Caso entenda que não há elementos para a concessão de tutela antecipada, o órgão jurisdicional determinará a emenda da petição inicial em até 5 (cinco) dias, sob pena de ser indeferida e de o processo ser extinto sem resolução de mérito.
Bruno Fuga, Advogado
há 8 meses

Cabimento da tutela antecipada requerida em caráter antecedente (Art. 303, NCPC/2015) diante de omissão administrativa

Recente caso que o escritório Bruno Fuga Advogados, representou é interessante assunto para estudo de hipótese da tutela de caráter antecedente do art. 303. Vejamos. Inovação trazida pelo Novo Código…
Espaço Vital
ano passado

Novo e complicado capítulo da novela Maurício Dal Agnol

Sentença proferida ontem (7) na 4ª Vara Cível da comarca de Passo Fundo, pela juíza Marli Inês Miozzo, julga extinta a cautelar ajuizada pela Defensoria Pública em junho de 2014 – porque a ação…
Espaço Vital
ano passado

O prazo para aditamento da tutela antecipada requerida em caráter antecedente

Por Flávia Pereira Ribeiro, doutora e mestre em processo civil pela PUC/SP; especialista em direito imobiliário pela UniSecovi; pós-doutoranda pela Universidade de Lisboa, advogada (OAB/SP nº…
Rafael Sales, Advogado
ano passado

Ação de Curatela Novo CPC

AO DOUTO JUÍZO DA VARA DE INTERDIÇÃO E SUCESSÕES DA COMARCA DE CIDADE-ESTADO. “Assistência Judiciária Gratuita” NOME , nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do RG XXX e inscrita no CPF nº…

OAB-BA propõe ação na Justiça Federal para que a CEF seja obrigada a pagar precatórios no prazo de lei

A Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil ingressou com uma ação contra a Caixa Econômica Federal exigindo que a instituição bancária não retenha os pagamentos de RPVs e Precatórios com valores…
Flávio Tartuce, Advogado
há 2 anos

Resumo: Informativo 639 do STJ

RESUMO. INFORMATIVO 639 DO STJ. FEVEREIRO DE 2019. PRIMEIRO DO ANO. RECURSOS REPETITIVOS PROCESSO REsp 1.704.520-MT , Rel. Min. Nancy Andrighi, Corte Especial, por maioria, julgado em 05/12/2018, DJe…

Plantão Judiciário obriga que Planserv disponibilize médico anestesista

Advogados do Cenajur ajuizaram ação no final de semana, durante o plantão judiciário, requerendo que o Estado da Bahia, através do Planserv, autorizasse procedimento cirúrgico com o acompanhamento de…

STJ decide que contestação pode impedir estabilização da tutela antecipada

Formas de impugnação, como a contestação, podem ser usadas para impedir a estabilização da tutela antecipada. Assim entendeu por unanimidade, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao…

STJ decide que contestação pode impedir estabilização da tutela antecipada

Formas de impugnação, como a contestação, podem ser usadas para impedir a estabilização da tutela antecipada. Assim entendeu, nesta quarta-feira (5/12), por unanimidade, a 3ª Turma do Superior…

Direito Previdenciário e aplicação do Código de Processo Civil (NCPC).Enunciados

Vejamos os Enunciados sobre a aplicação do Código de Processo Civil (NCPC) no Direito Previdenciário. Enunciado IBDP 001.  A expressão questão de direito dever ser compreendida como causas que não…