Parágrafo 3 Artigo 292 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 292. O valor da causa constará da petição inicial ou da reconvenção e será:
§ 3º O juiz corrigirá, de ofício e por arbitramento, o valor da causa quando verificar que não corresponde ao conteúdo patrimonial em discussão ou ao proveito econômico perseguido pelo autor, caso em que se procederá ao recolhimento das custas correspondentes.
Roldan Alencar, Advogado
há 3 anos

Idiossincrasias a liquidação dos pedidos na petição inicial trabalhista

A Lei 13.467/2017, responsável pela Reforma Trabalhista, alterou a redação do § 1º do art. 840 da CLT, passando a exigir a “indicação do valor” para cada pedido elencado na petição inicial de…
Beatriz Galindo, Advogado
há 5 anos

Juiz pode alterar o valor da causa de ofício? Até nos pedidos de dano moral?

O novo CPC consagrou em seu texto o entendimento do STJ no sentido de que o juiz tem o poder de corrigir o valor da causa, mas algumas questões precisam ser observadas: 1. Há diferenças entre a…
Matheus Macedo, Advogado
há 5 anos

Cabimento do Agravo de Instrumento - Rol Taxativo ou Exemplificativo?

Após o promulgação do Novo Código de Processo Civil , Lei 13.105 , muitas dúvidas têm sido motivo de debates entre os juristas. Uma delas se relaciona com o cabimento do recurso de Agravo de…

Enunciados sobre reflexos do NCPC ao processo do Trabalho aprovados em Curitiba

1o Grupo: Princípios do Direito Processual do Trabalho e Lacunas do Processo Relatores: Lorena de Mello Rezende Colnago (Juíza do Trabalho e Professora), Marco Aurélio Guimarães (Advogado e…