Artigo 292 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 292. O valor da causa constará da petição inicial ou da reconvenção e será:
I - na ação de cobrança de dívida, a soma monetariamente corrigida do principal, dos juros de mora vencidos e de outras penalidades, se houver, até a data de propositura da ação;
II - na ação que tiver por objeto a existência, a validade, o cumprimento, a modificação, a resolução, a resilição ou a rescisão de ato jurídico, o valor do ato ou o de sua parte controvertida;
III - na ação de alimentos, a soma de 12 (doze) prestações mensais pedidas pelo autor;
IV - na ação de divisão, de demarcação e de reivindicação, o valor de avaliação da área ou do bem objeto do pedido;
V - na ação indenizatória, inclusive a fundada em dano moral, o valor pretendido;
VI - na ação em que há cumulação de pedidos, a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles;
VII - na ação em que os pedidos são alternativos, o de maior valor;
VIII - na ação em que houver pedido subsidiário, o valor do pedido principal.
§ 1º Quando se pedirem prestações vencidas e vincendas, considerar-se-á o valor de umas e outras.
§ 2º O valor das prestações vincendas será igual a uma prestação anual, se a obrigação for por tempo indeterminado ou por tempo superior a 1 (um) ano, e, se por tempo inferior, será igual à soma das prestações.
§ 3º O juiz corrigirá, de ofício e por arbitramento, o valor da causa quando verificar que não corresponde ao conteúdo patrimonial em discussão ou ao proveito econômico perseguido pelo autor, caso em que se procederá ao recolhimento das custas correspondentes.

Petição - Ação Antecipação de Tutela / Tutela Específica

EXMO SR. DR. JUIZ DA 6a VARA CIVEL DO FORUM REGIONAL DA BARRA TIJUCA –COMARCA DA CAPITAL - RJ. Processo no. 0106201-81.2018.8.19.0209; , representada por , já devidamente qualificado nos autos do…
Uorlei Lima, Bacharel em Direito
há 9 horas

Modelo - Habeas Corpus - Prisão Civil por falta de Pagamento de Alimentos

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO _______________________________. ____________, brasileiro, casado, advogado, inscrito na OAB sob os…

Petição - Ação Enriquecimento sem Causa

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DO 10o JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA REGIONAL DE LEOPOLDINA - RJ. Processo no 0 AVISTA S/A ADMINISTRADORA DE CARTÕES DE CRÉDITO (PAG S.A. MEIOS DE PAGAMENTO) , pessoa…

Petição - Ação Devolução

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 2a VARA CÍVEL DO FÓRUM REGIONAL DA BARRA DA TIJUCA DA COMARCA DA CAPITAL – RJ Processo no , já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe,…

Petição - Ação Despesas Condominiais

Advogado EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CABO FRIO GUIA ELETRÔNICA No. -05 CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO CANOEIROS , condomínio edilício inscrito no CNPJ sob o no. ,…

Petição - Ação Inadimplemento contra Banco Itaucard

DO FORO DE BELFORD ROXO – RJ , brasileiro, , motorista, portador da carteira de identidade no e inscrito no CPF sob o no , residente e domiciliada na CEP: , E-mail: , vem, respeitosamente, perante…

Recurso - Ação Condomínio

Registro: 2016. ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação no , da Comarca de São Carlos, em que é apelante (JUSTIÇA GRATUITA), é apelado (JUSTIÇA GRATUITA). ACORDAM, em 9a Câmara…

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Conflito de Competência : CC 0308963-86.2020.8.13.0000 MG

EMENTA: CONFLITO NEGATIVO DE COMPETENCIA - AÇAO ORDINÁRIA - VALOR DA CAUSA - ART. 292 DO CPC - COMPETENCIA DO SUSCITADO. 1. Nos termos do art. 292 do Código de Processo Civil, pretendendo o…