Artigo 231 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 231. Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo:
I - a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for pelo correio;
II - a data de juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou a intimação for por oficial de justiça;
III - a data de ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria;
IV - o dia útil seguinte ao fim da dilação assinada pelo juiz, quando a citação ou a intimação for por edital;
V - o dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou a intimação for eletrônica;
VI - a data de juntada do comunicado de que trata o art. 232 ou, não havendo esse, a data de juntada da carta aos autos de origem devidamente cumprida, quando a citação ou a intimação se realizar em cumprimento de carta;
VII - a data de publicação, quando a intimação se der pelo Diário da Justiça impresso ou eletrônico;
VIII - o dia da carga, quando a intimação se der por meio da retirada dos autos, em carga, do cartório ou da secretaria.
IX - o quinto dia útil seguinte à confirmação, na forma prevista na mensagem de citação, do recebimento da citação realizada por meio eletrônico. (Incluído pela Lei nº 14.195, de 2021)
§ 1º Quando houver mais de um réu, o dia do começo do prazo para contestar corresponderá à última das datas a que se referem os incisos I a VI do caput .
§ 2º Havendo mais de um intimado, o prazo para cada um é contado individualmente.
§ 3º Quando o ato tiver de ser praticado diretamente pela parte ou por quem, de qualquer forma, participe do processo, sem a intermediação de representante judicial, o dia do começo do prazo para cumprimento da determinação judicial corresponderá à data em que se der a comunicação.
§ 4º Aplica-se o disposto no inciso II do caput à citação com hora certa.

Petição - TRF03 - Ação Indenização por Dano Ambiental - Apelação Cível - contra Ministerio Publico Federal - Pr/Sp, União Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovaveis, Cesp Companhia Energetica de Sao Paulo e Rio Paraná Energia

E XMO . S R . D R . J UIZ F EDERAL DA 1 a V ARA F EDERAL DA S UBSEÇÃO J UDICIÁRIA DE J ALES R IO P ARANÁ E NERGIA S/A ("RPESA"), nos autos da Ação Civil Pública movida pelo M INISTÉRIO P ÚBLICO F…

Contestação - TJSP - Ação Ingresso e Exclusão dos Sócios na Sociedade - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA EMPRESARIAL E CONFLITOS DE ARBITRAGEM DO FORO CENTRAL CÍVEL, DA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Processo n° , brasileiro,…

Recurso - TJSP - Ação Flora - Ação Civil Pública - de Ministério Público do Estado de São Paulo

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE AVARÉ, ESTADO DE SÃO PAULO. 1 1 Processo n°. , já devidamente qualificado nos autos da AÇÃO CIVIL PÚBLICA que lhe move…

Petição (Outras) - TJSP - Ação Meio Ambiente - Ação Civil Pública - de Ministério Público do Estado de São Paulo contra LTG Empreendimentos e Participações

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR DO JUÍZO DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CÍVEL DA COMARCA DE REGISTRO ESTADO DE SÃO PAULO. PROCESSO: , brasileiro, separado judicialmente, empresário, portador do RG e CPF ,…

Petição (Outras) - TJSP - Ação Meio Ambiente - Ação Civil Pública - de Ministério Público do Estado de São Paulo contra LTG Empreendimentos e Participações

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR DO JUÍZO DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CÍVEL DA COMARCA DE REGISTRO ESTADO DE SÃO PAULO. PROCESSO: , brasileiro, separado judicialmente, empresário, portador do RG e CPF ,…

Contestação - TJSP - Ação Flora - Apelação Cível - de Usina Conquista do Pontal contra Ministério Público do Estado de São Paulo

E XMO . S R . D R . J UIZ DE D IREITO DA 1 a V ARA C ÍVEL DA C OMARCA DE P RESIDENTE E PITÁCIO - T RIBUNAL DE J USTIÇA DO E STADO DE S ÃO P AULO Ref.: ACP U SINA C ONQUISTA DO P ONTAL S/A ("UCP"),…

Contestação - TJSP - Ação Fornecimento de Energia Elétrica - Procedimento Comum Cível - contra Companhia Piratininga de Força e Luz - Cpfl (Sv

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6a VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE SÃO VICENTE - SP Processo n° COMPANHIA PIRATININGA DE FORÇA E LUZ , sociedade estabelecida na CEP , Campinas/SP,…

Petição (Outras) - TJSP - Ação Usucapião Extraordinária - Procedimento Comum Cível - contra Fazenda Pública do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA - 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITAQUAQUECETUBA/SP Processo n° e , já devidamente qualificados nos autos do processo em epígrafe, vêm…

Petição - TJSP - Ação Espécies de Títulos de Crédito - Execução de Título Extrajudicial

EXCELENTISSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA 6a VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. Execução de Título Extrajudicial Processo: S/A qualificado nos autos do processo de…

Recurso - TRF03 - Ação Contratos Bancários - Cumprimento de Sentença - de Caixa Econômica Federal

EXMO(A). SR(A). JUIZ(A) FEDERAL DA 24a VARA FEDERAL CÍVEL DE SÃO PAULO/SP PAJ 2019/020-11724 Processo , já qualificado nos autos, assistido pela Defensoria Pública da União na condição de curadora…