Artigo 231 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 231. Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo:
I - a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for pelo correio;
II - a data de juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou a intimação for por oficial de justiça;
III - a data de ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria;
IV - o dia útil seguinte ao fim da dilação assinada pelo juiz, quando a citação ou a intimação for por edital;
V - o dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou a intimação for eletrônica;
VI - a data de juntada do comunicado de que trata o art. 232 ou, não havendo esse, a data de juntada da carta aos autos de origem devidamente cumprida, quando a citação ou a intimação se realizar em cumprimento de carta;
VII - a data de publicação, quando a intimação se der pelo Diário da Justiça impresso ou eletrônico;
VIII - o dia da carga, quando a intimação se der por meio da retirada dos autos, em carga, do cartório ou da secretaria.
IX - o quinto dia útil seguinte à confirmação, na forma prevista na mensagem de citação, do recebimento da citação realizada por meio eletrônico. (Incluído pela Lei nº 14.195, de 2021)
§ 1º Quando houver mais de um réu, o dia do começo do prazo para contestar corresponderá à última das datas a que se referem os incisos I a VI do caput .
§ 2º Havendo mais de um intimado, o prazo para cada um é contado individualmente.
§ 3º Quando o ato tiver de ser praticado diretamente pela parte ou por quem, de qualquer forma, participe do processo, sem a intermediação de representante judicial, o dia do começo do prazo para cumprimento da determinação judicial corresponderá à data em que se der a comunicação.
§ 4º Aplica-se o disposto no inciso II do caput à citação com hora certa.

Maratona de Questões de Direito Civil

Direito Civil XXXIX EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2023.3) Preliminar FGV - Prova aplicada em 21/01/2024 Situação-Problema Questão 1 João, em 2011, celebra contrato escrito com sua sobrinha Maria (maior e…
3
0
Gabriel Gambôa, Advogado
há 5 meses

Havendo pluralidade de réus, o termo inicial dos juros de mora deve corresponder à data da primeira citação válida.

A regra prevista no art. 231, §1°, do Código de Processo Civil, ainda que por analogia, não deve ser aplicada para solucionar o tema termo a quo para incidência dos juros moratórios, em decorrência…
2
0

Linha do Tempo do Processo Civil

Linha do Tempo do Processo Civil Fonte: Google Imagens ================================================== ================================================== Linha do Tempo do Processo Civil…
2
0
Magno Aguiar, Advogado
há 7 meses

Como sair da prisão cautelar: Seu guia prático para conseguir a revogação da prisão preventiva

1) Introdução Conforme estabelecido na legislação brasileira, o acusado de um crime deve ser considerado inocente até que se tenha uma sentença penal condenatória definitiva. Assim, em regra, a…
1
0

O Pedido Reconvencional no Processo Civil Brasileiro: Reflexões sobre a Flexibilidade do Nomen Iuris e a Ampliação Subjetiva da Lide

Introdução No contexto processual civil, a reconvenção é uma técnica de defesa que permite ao réu formular um pedido próprio contra o autor no mesmo processo em que é demandado. Tradicionalmente, o…
1
0

Algumas palavras sobre a citação por meio eletrônico no processo civil

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A CITAÇÃO POR MEIO ELETRÔNICO NO PROCESSO CIVIL Rogério Tadeu Romano A citação , consoante estabelece o art. 213 do Código de Processo Civil , " é o ato pelo qual se chama a…
1
0

Algumas palavras sobre a citação no processo civil

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A CITAÇÃO NO PROCESSO CIVIL Rogério Tadeu Romano I – A CITAÇÃO A citação , consoante estabelece o art. 213 do Código de Processo Civil , " é o ato pelo qual se chama a juízo o…
1
0
Kassio Moura, Bacharel em Direito
ano passado

O que você precisa saber para ter sucesso nas suas petições iniciais e contestações (parte 2)

COMO ESCREVER UMA CONTESTAÇÃO PERFEITA E TER SUCESSO NA DEFESA DO SEU CLIENTE INTRODUÇÃO  Olá, estou ansioso, assim como você, para iniciarmos a nossa jornada nesta segunda parte. Aqui irei…
1
0
Bruno Boscatti, Advogado
ano passado

Perdi um prazo de Contestação no Juizado Especial Cível (JEC). O que fazer para emplacar uma nulidade processual?

Ab initio De início, tenha em mente que este artigo pretende fornecer ao advogado soluções jurídicas para a perda de prazo, e não qualquer estratégia para comunicar a perda de prazo ao seu cliente ou…
96
22

Alguns apontamentos sobre o contrato de locação residencial de imóveis urbanos

ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL DE IMÓVEIS URBANOS Rogério Tadeu Romano I – CONCEITO DE LOCAÇÃO E ASPECTOS GERAIS A locação é contrato em que há uso da coisa em que o…
3
0