Art. 231 da Lei 13105/15

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 231. Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo:
I - a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for pelo correio;
II - a data de juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou a intimação for por oficial de justiça;
III - a data de ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria;
IV - o dia útil seguinte ao fim da dilação assinada pelo juiz, quando a citação ou a intimação for por edital;
V - o dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou a intimação for eletrônica;
VI - a data de juntada do comunicado de que trata o art. 232 ou, não havendo esse, a data de juntada da carta aos autos de origem devidamente cumprida, quando a citação ou a intimação se realizar em cumprimento de carta;
VII - a data de publicação, quando a intimação se der pelo Diário da Justiça impresso ou eletrônico;
VIII - o dia da carga, quando a intimação se der por meio da retirada dos autos, em carga, do cartório ou da secretaria.
§ 1o Quando houver mais de um réu, o dia do começo do prazo para contestar corresponderá à última das datas a que se referem os incisos I a VI do caput.
§ 2o Havendo mais de um intimado, o prazo para cada um é contado individualmente.
§ 3o Quando o ato tiver de ser praticado diretamente pela parte ou por quem, de qualquer forma, participe do processo, sem a intermediação de representante judicial, o dia do começo do prazo para cumprimento da determinação judicial corresponderá à data em que se der a comunicação.
§ 4o Aplica-se o disposto no inciso II do caput à citação com hora certa.

Defesa Suspensão de CNH - Suspensa Via Liminar Judicial em Indaiatuba SP

sessão de conciliação, pois não editadas as leis a que faz alusão o art. 8º da Lei 12.153 /09. Assim sendo, visando..., sob pena de revelia. Especificamente quanto ao prazo concedido para a …
Pauta Jurídica
há 6 meses

TRF4 altera contagem de prazos com benefício para a advocacia

nos processos eletrônicos e tem em vista o disposto no art. 231, inciso V, do NCPC, bem como a jurisprudência do Superior...

Dois enunciados aprovados pelo CEJ têm reflexo no Direito de Família e das Sucessões

O Centro de Estudos Judiciários – CEJ divulgou, em 18 de setembro, no portal do Conselho de Justiça Federal (CJF), os 51 enunciados aprovados na II Jornada de Direito Processual Civil, realizada nos…
Thiago Praun, Advogado
ano passado

Enunciados da II Jornada de Direito Processual Civil

II JORNADA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL (Brasília, 13 e 14 de setembro de 2018) COMISSÃO CIENTÍFICA COORDENADOR GERAL: Ministro Raul Araújo , Corregedor-Geral da Justiça Federal e Diretor do Centro…
Flávio Tartuce, Advogado
ano passado

Enunciados aprovados na II Jornada de Direito Processual Civil do Conselho da Justiça Federal.

II JORNADA DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL (Brasília, 13 e 14 de setembro de 2018) COMISSÃO CIENTÍFICA COORDENADOR GERAL: Ministro Raul Araújo , Corregedor-Geral da Justiça Federal e Diretor do Centro…
Diego Carvalho, Advogado
ano passado

Ação de guarda

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA ÚNICA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE ............................-UF Requerente , brasileiro, viúvo, aposentado, portador da cédula de…
Correio Forense
há 2 anos

As astreintes e o novo Código de Processo Civil

Daniel Roberto Hertel 18 novembro de 2017 – 05h56 1. INTRODUÇÃO A expressão astreintes têm origem no direito francês e representa uma espécie de multa processual. Na verdade, as astreintes configuram…
Justificando
há 3 anos

Enunciados do FONAJE: diálogo ou surdez dos Juizados sobre o Novo CPC?

Por Bruno Garcia Redondo Nesta semana, foram divulgados 5 novos Enunciados do Fórum Nacional de Juizados Especiais - FONAJE, aprovados em 10 de junho deste ano no 34ª FONAJE, em Maceió, Alagoas.

Artigo no Conjur

Do procurador do Estado Fernando Salzer sobre a intimação pessoal da advocacia pública no novo CPC Novo Código de Processo Civil prevê intimação pessoal da advocacia pública *Fernando Salzer e Silva…

Novo Código de Processo Civil prevê intimação pessoal da advocacia pública

O novo Código de Processo Civil, Lei 13.105/2015, em vigor desde último 18 de março, entre suas inovações, através de seu artigo 183 e parágrafos, abaixo transcritos, concedeu à Advocacia Pública a…