Artigo 223 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 223. Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, ficando assegurado, porém, à parte provar que não o realizou por justa causa.
§ 1º Considera-se justa causa o evento alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandatário.
§ 2º Verificada a justa causa, o juiz permitirá à parte a prática do ato no prazo que lhe assinar.
Thiago Naves, Advogado
mês passado

2024: Sobre o Feriado da Semana Santa nos Tribunais de todo o país

 A observância cuidadosa dos prazos estipulados em um processo judicial pode gerar inquietação na rotina diária dos advogados, uma vez que o não cumprimento dessas datas implica na perda da…
3
0

Vícios Processuais Sanáveis e Insanáveis

VÍCIOS PROCESSUAIS SANÁVEIS E INSANÁVEIS EMBARGOS A EXECUÇÃO - TÍTULO EXTRAJUDICIAL Este trabalho visa chamar a atenção para os casos de apresentação de defesa ou recurso nos procedimentos de…
1
0

A citação pelo correio e o prazo para contestar

A CITAÇÃO PELO CORREIO E O PRAZO PARA CONTESTAR Rogério Tadeu Romano A citação , consoante estabelece o art. 213 do Código de Processo Civil , " é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o…
9
0

Conhecendo o Novo Código de Processo Civil- Parte IV

CONHECENDO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE IV 1) Dos Atos Processuais- Aspectos Gerais . 2) Prática Eletrônica de Atos . 3) Pronunciamento do Juiz . 4) Os Prazos e seu Controle. 5) Comunicação…
1
0
há 2 anos

Preclusão punitiva (ou nulidade de algibeira)

Preclusão punitiva (ou nulidade de algibeira) Juliana Letícia Barros [1] 1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Inicialmente é válido trazer para a composição d esta atividade avaliativa o conceito da preclusão.
1
0

Prescrição art 189 a 196

Como é de conhecimento de todos, atualmente, vive-se tempos de pandemia, de afastamento social e de restrições impostas pelo Poder Público, inclusive com fechamento de estabelecimentos comerciais. A…
4
0

Os prazos e sua importância para o andamento processual

OS PRAZOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ANDAMENTO PROCESSUAL Elaine Cristina Gomes Pereira [1] Juliana Paschoal Pinheiro [2] Maria Eduarda Tardelli Rancaño Rosa [3] Marcelle Blanche Farias Pereira Santos…
5
0
Central Law, Gerente de Marketing
há 3 anos

Preclusão: entenda os tipos, prazos e efeitos

Inicialmente o termo pode causar a impressão de ser algo extremamente complexo e estranho. Entretanto, após uma explicação didática do tema, se torna simples entender seu significado e sua função no…
4
1

A Teoria da Taxatividade Mitigada no Agravo de Instrumento

Roberto Matheus Beninca [1] * João Paulo K. Forster [2] ** Resumo: O Código de Processo Civil (CPC) de 2015 enalteceu o princípio da celeridade processual quando restringiu as hipóteses de cabimento…
2
0

Negócio Jurídico Processual- possibilidade de ampliação de prazos processuais diante de casos de Pandemia- aplicação do art.222 do CPC/15

Negócio Jurídico Processual- possibilidade de ampliação de prazos processuais diante de casos de Pandemia- aplicação do art.222 do CPC/15 O art.222, do CPC/15 estabelece duas hipóteses em que os…
0
0