Artigo 189 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 189. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos:
I - em que o exija o interesse público ou social;
II - que versem sobre casamento, separação de corpos, divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes;
III - em que constem dados protegidos pelo direito constitucional à intimidade;
IV - que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.
§ 1º O direito de consultar os autos de processo que tramite em segredo de justiça e de pedir certidões de seus atos é restrito às partes e aos seus procuradores.
§ 2º O terceiro que demonstrar interesse jurídico pode requerer ao juiz certidão do dispositivo da sentença, bem como de inventário e de partilha resultantes de divórcio ou separação.
Leonardo Soares, Advogado
há 25 dias

Afinal, serviços jurídicos como o Jusbrasil podem divulgar informações do meu processo?

I — Introdução Nos últimos anos, ouvi muitos questionamentos de clientes sobre a legalidade de divulgação de suas informações pessoais em processos judiciais, por meio dos portais dos tribunais. Seus…
1
0

Ação de busca e apreensão de veículo automotor em segredo de justiça

Hoje, é comumente visto ações de busca e apreensão em segredo de justiça, em que as instituições financeiras visando reaver o bem alienado solicita a tramitação da ação em segredo de justiça para…
1
0
Djones Hessel, Advogado
há 7 meses

Contrato Preliminar – “Non-Disclosure Agreement”

Você, o administrador de empresa, sócio, prestador de serviços, preocupado com seu negócio, entendendo que para evoluir, necessita de parceiros, serviços externos etc., havendo negociações onde tenha…
6
0

Algumas linhas sobre a publicidade nas decisões do Judiciário

ALGUMAS LINHAS SOBRE A PUBLICIDADE NAS DECISÕES DO JUDICIÁRIO Rogério Tadeu Romano I - O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE DOS ATOS JUDICIAIS Determina o artigo 93, IX, da Constituição : "Todos os julgamentos…
3
3
Paulo Grande, Advogado
há 9 meses

O Segredo de Justiça: Entenda o que é e suas principais regras

O segredo de justiça é um tema importante no sistema legal, e foi tratado de forma específica pelo novo Código de Processo Civil . Embora a regra geral seja a publicidade dos processos judiciais, é…
10
2
Diego Amarante, Bacharel em Direito
há 9 meses

Atos Processuais

Processo é uma composição de atos ordenados. Em regra são públicos e não dependem de forma. É o meio pelo qual se busca resolver o objetivo litigioso. Negócio Jurídico Processual O artigo 190 CPC…
1
0

Violação de segredo de justiça e sua reparação

Dispõe o art. 189 do Código de Processo Civil que os atos processuais deverão ser públicos. Determina, contudo, que correm em segredo de justiça os processos em que o exigir o interesse público ou…
1
0

Vantagens de escolher a arbitragem para a resolução de conflitos

· Resumo  Desde que a Lei de Arbitragem foi instituída, de acordo com os dados do Conselho Arbitral do estado de São Paulo, a arbitragem vem crescendo cada vez mais no Brasil.   Por estar sendo um…
1
0
Cineide Pereira, Advogado
ano passado

Ação de Busca e Apreensão - Alienação Fiduciária e a Decretação do SIGILO Processual.

Como sabido, a publicidade dos atos processuais é garantia constitucional. Entretanto, poderá ser restringida como está previsto no art. 5º , inciso LX , da CRFB/88 [i] , que autoriza sua restrição…
3
0

Da constitucionalidade do PL 3.293/21 que altera a "Lei de Arbitragem" no Brasil.

DA CONSTITUCIONALIDADE DO PROJETO DE LEI Nº 3.293/21 QUE ALTERA A “LEI DE ARBITRAGEM” (LEI Nº 9.703/96) Eduardo Ribeiro Barbosa* Em 23 de setembro de 2021 foi apresentado, perante a Câmara dos…
1
0