Artigo 165 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 165. Os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição.
§ 1º A composição e a organização dos centros serão definidas pelo respectivo tribunal, observadas as normas do Conselho Nacional de Justiça.
§ 2º O conciliador, que atuará preferencialmente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, poderá sugerir soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação para que as partes conciliem.
§ 3º O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
Pedro Lima, Jornalista
há 3 anos

TJ-TO declara nula decisão por ausência de fundamentação

O colegiado da 01ª Turma da 02ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins declarou a nulidade de decisão proferida execução extrajudicial (Nº 0009527-33.2020.8.27.2722/TO) após ausência de…
1
0

O 'cram down', o 'tecnicismo jurisdicional' e a necessidade de uma "quarta (nova) onda renovatória" de (pleno) acesso a justiça (ordem jurídica justa).

Mediante a revelação do atual modo de funcionamento de nossos sistemas jurídicos, os críticos oriundos das outras ciências sociais podem, na realidade, ser nossos aliados na atual fase de uma longa…
3
0

Meios Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs) no Agronegócio Especialmente nos Conflitos Oriundos da Agricultura Familiar

BRUNA ELISA SOBANSKI FERREIRA [1] RESUMO: O presente trabalho aborda a importância do agronegócio como um dos principais setores da economia nacional, cuja atividade é desenvolvida, em grande parte,…
0
0

Entenda as formas alternativas de solução de conflitos

Você já deve ter percebido a grande busca por meios alternativos de resolução de conflitos. E estes estão servindo como uma fuga ao processo judicial, sendo uma forma de solucionar diversos problemas…
4
0
Mariana Faria, Advogado
há 6 anos

Justiça incentiva outras formas de solucionar conflitos

Quem precisa recorrer à justiça costuma pensar que a única solução para resolver o seu problema está na canetada de um juiz, que vai decidir, afinal, qual das partes tem direito e, quando esgotados…
12
0

Aplicação da Lei de Improbidade aos agentes políticos

A aplicabilidade da Lei de Improbidade Administrativa em face dos agentes políticos é objeto de grande divergências e merece ser amplamente discutida neste trabalho. Isto porque surgiram alguns…
3
0

Supremo definiu 44 teses de repercussão geral em 2017

O Supremo Tribunal Federal definiu 44 teses de repercussão geral ao julgar recursos extraordinários durante o ano de 2017. Os enunciados valem para casos judiciais semelhantes em outras instâncias.
0
0

DOUInforme 07.11.2017

Brasília, 7 de novembro de 2017. Atos do Poder Executivo PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DECRETO N. 9.192, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2017 Regulamenta a Lei nº 12.783, de 11 de janeiro de 2013, para dispor sobre a…
0
0
Cecilia Campos, Advogado
há 7 anos

EXOMA - Plano de Saúde deve custear

Êxito em ação ordinária com pedido de liminar, que teve como principal objetivo a realização de EXOMA - Teste genético que codificam os genes para esclarecimento de tratamento para neuropatia…
2
1

Direito Processual Civil x Processo Eleitoral

Resolução nº 23.478, de 10 de maio de 2016 – Brasília – DF Estabelece diretrizes gerais para a aplicação da Lei n º 13.105 , de 16 de março de 2015 – Novo Código de Processo Civil –, no âmbito da…
11
0