Artigo 145 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 145. Há suspeição do juiz:
I - amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados;
II - que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio;
III - quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive;
IV - interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.
§ 1º Poderá o juiz declarar-se suspeito por motivo de foro íntimo, sem necessidade de declarar suas razões.
§ 2º Será ilegítima a alegação de suspeição quando:
I - houver sido provocada por quem a alega;
II - a parte que a alega houver praticado ato que signifique manifesta aceitação do arguido.

Impedimento e Suspeição: Entenda as Diferenças

A alegação de impedimento ou de suspeição do juiz visa, em primeiro lugar, proteger a imparcialidade. São situações nas quais se presume que o juiz não tem imparcialidade para conduzir e julgar o…
Tomaz Henrique, Advogado
mês passado

Direito do Trabalho - 2ª Fase da OAB

RESUMO PROVA PRÁTICO PROFISSIONAL – PROCESSO DO TRABALHO C CC SUMÁRIO RESUMO SINTÉTICO PROVA PRÁTICO PROFISSIONAL OAB – TRABALHISTA 1 INICIANDO NO PROCESSO DO TRABLHO 2 PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO…
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 2 meses

Considerações sobre a perícia médica e perícia previdenciária.

Resumo: O modesto texto aborda sobre as características da perícia médica previdenciária principalmente pela possibilidade da telemedicina [1] , em face da pandemia de Covid-19. Palavras-Chave:…
Muryllo Rondon, Advogado
há 2 meses

A Origem da Tutela Provisória

A técnica de conceder uma medida provisória, mediante cognição sumária pretendendo evitar que um direito pereça, vem dos primórdios da sociedade, logo no início dos tempos quando não havia um Estado…
há 2 meses

Entenda o conceito de suspeição do juiz

A suspeição e a imparcialidade do Juiz foi um tema que esteve muito presente na mídia recentemente em virtude de recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no caso envolvendo o…
Pedro Platon, Advogado
há 3 meses

Análise sobre a decisão da 2ª Turma do STF sobre a suspeição de moro.

Recentemente, no dia 23 de março, a 2ª Turma do STF concedeu HC para ao ex-presidente Lula para reconhecer a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos que resultaram na condenação do Lula pelos…

Você sabe quando o juiz é suspeito?

Antes de iniciar, é importante dizer que, no Direito e na Lei, se diz que o juiz é suspeito quando ele se mostra imparcial, ou seja, JUIZ SUSPEITO = JUIZ IMPARCIAL. O juiz é imparcial quando é amigo…
Willie Silva, Advogado
há 3 meses

A Responsabilidade Civil do Perito Judicial de Engenharia

INSTITUTOS SUPERIORES LA SALLE CURSO DE DIREITO RESPONSABILIDADE CIVIL DO PERITO JUDICIAL DE ENGENHARIA WILLIE DE SOUZA E SILVA Monografia apresentada ao Curso de Direito para obtenção do Grau de…
Guilherme Leroy, Advogado
há 4 meses

Impedimento e Suspeição como instrumentos de controle de parcialidade

O princípio da imparcialidade é essencial para o funcionamento do Poder Judiciário. A equidistância entre as partes, advogados, magistrados e auxiliares da justiça tenta garantir que a atividade…
Raphael Faria, Advogado
há 4 meses

Propriedade Industrial protege a cor?

. Ao contrário da Europa, a cor de um sapato não pode ser registrada no Brasil, conforme o inciso VIII do artigo 124 da Lei... do solado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que …