Artigo 144 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 144. Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo:
I - em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como membro do Ministério Público ou prestou depoimento como testemunha;
II - de que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão;
III - quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;
IV - quando for parte no processo ele próprio, seu cônjuge ou companheiro, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;
V - quando for sócio ou membro de direção ou de administração de pessoa jurídica parte no processo;
VI - quando for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de qualquer das partes;
VII - em que figure como parte instituição de ensino com a qual tenha relação de emprego ou decorrente de contrato de prestação de serviços;
VIII - em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório;
IX - quando promover ação contra a parte ou seu advogado.
§ 1º Na hipótese do inciso III, o impedimento só se verifica quando o defensor público, o advogado ou o membro do Ministério Público já integrava o processo antes do início da atividade judicante do juiz.
§ 2º É vedada a criação de fato superveniente a fim de caracterizar impedimento do juiz.
§ 3º O impedimento previsto no inciso III também se verifica no caso de mandato conferido a membro de escritório de advocacia que tenha em seus quadros advogado que individualmente ostente a condição nele prevista, mesmo que não intervenha diretamente no processo.
DR. ADEvogado, Administrador
há 2 meses

'Entre defender a toga e meu filho, vou defender ele', diz juiz que soltou filho envolvido em acidente no PI

O juiz da 1ª Vara da comarca de Floriano , Noé Pacheco de Carvalho, declarou que não houve “aberração” na decisão tomada por ele no dia 29 de março e que, entre "defender a toga e um filho", ele iria…
Espaço Vital
ano passado

Fux alerta juízes sobre os efeitos da Recomendação nº 62 do CNJ

envolvidos clientes do escritório de advocacia do cônjuge ou parente até o terceiro grau. Segundo o artigo 144, inciso VIII... A ministra Damares Alves anunciou que as agressões contra a mulher …
Espaço Vital
ano passado

Ultrajes e vilanias contra Patrícia Pillar

• Que horror! A global Patrícia Pillar, 56 de idade, está enfrentando nós processuais em uma ação judicial, no 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro. Desde maio de 2019 tramita ali uma ação…

Termos Jurídicos e seus significados

A Ação – direito subjetivo do cidadão em exigir do Judiciário a proteção contra lesão ou ameaça de lesão a seus direitos. Às vezes é indevidamente utilizado como sinônimo de processo ou do ato que…

Hipótese de impedimento de juízes prevista no novo Código de Processo Civil é constitucional, diz PGR

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, manifestou-se pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.953, ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A…

Hipótese de impedimento de juízes prevista no novo Código de Processo Civil é constitucional, diz PGR

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, manifestou-se pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.953, ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A…

Mais de 2 mil Bitcoins em disputa judicial no Brasil

  Um documento (que também pode ser conferido no site do TJSP com o numero: 1047962-71.2015.8.26.0100 ) obtido pelo site Criptomoedas Fácil mostra uma ação judicial que vem sendo conduzida no Brasil…
Espaço Vital
há 3 anos

Magistrados podem, ou não, julgar ações em que haja atuação de familiares?

Art. 144 do CPC: Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo: " (...) VIII - em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou…

Para AGU, juízes não devem julgar casos em que escritórios de familiares atuem

Em razão da imparcialidade do Poder Judiciário, a Advocacia-Geral da União se manifestou a favor da proibição de que juízes julguem processos nos quais atuem escritórios de advocacia de cônjuges ou…

Magistrados questionam regra do CPC sobre impedimento de juízes

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5953 contra regra do Código de Processo Civil (CPC) que trata do…