Artigo 106 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 106. Quando postular em causa própria, incumbe ao advogado:
I - declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço, seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e o nome da sociedade de advogados da qual participa, para o recebimento de intimações;
II - comunicar ao juízo qualquer mudança de endereço.
§ 1º Se o advogado descumprir o disposto no inciso I, o juiz ordenará que se supra a omissão, no prazo de 5 (cinco) dias, antes de determinar a citação do réu, sob pena de indeferimento da petição.
§ 2º Se o advogado infringir o previsto no inciso II, serão consideradas válidas as intimações enviadas por carta registrada ou meio eletrônico ao endereço constante dos autos.
Raul Buaretto, Estudante de Direito
há 4 meses

Extinção do Processo e o Princípio da Primazia do Mérito

Universidade de Ribeirão Preto Faculdade de Direito Laudo de Camargo Curso de Direito A EXTINÇÃO DO PROCESSO E O PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DO MÉRITO RAUL BUARETTO FERNANDES Código: 831830 Sala 33B…
1
0

Petição inicial e desistência do pedido

1. INTRODUÇÃO - DA VIOLAÇÃO DO DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA: A PETIÇÃO INICIAL. Não é incomum um trabalhador se deparar com os seus direitos sendo violados pelo seu empregador. Quando isto ocorre, o…
1
0

Algumas palavras sobre a citação no processo civil

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A CITAÇÃO NO PROCESSO CIVIL Rogério Tadeu Romano I – A CITAÇÃO A citação , consoante estabelece o art. 213 do Código de Processo Civil , " é o ato pelo qual se chama a juízo o…
1
0

Processo Civil do Brasil e a Aplicação das Normais Processuais

1. NORMAS FUNDAMENTAIS E APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS NORMAS FUNDAMENTAIS O código de processo civil de 2015 criou uma categoria de normas fundamentais super interessante, dispostas em seus…
2
0

Do Indeferimentos da Petição Inicial e que acontece depois?

Comentários ao artigo 330 do novo CPC Resulta do indeferimento da petição inicial uma atitude processual do juiz de primeiro grau ou como na alçada de Tribunal (pelo relator ou pelo colegiado), de…
3
0

Dever do juiz de não indeferir Petições iniciais sem permitir emendas

JÚLIO CÉSAR BALLERINI SILVA MAGISTRADO E PROFESSOR COORDENADOR NACIONAL DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL DA ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO – ESD PROORDEM CAMPINAS E DA PÓS…
6
0

Diário Oficial da União

Diário Oficial da União Publicado em: 03/09/2018 | Edição: 170 | Seção: 1 | Página: 44-49 Órgão: Ministério da Educação/Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 23, DE 21 DE DEZEMBRO 2017 (*)…
3
0

Prejudicialidade, conexão e suspensão processual

PREJUDICIALIDADE, CONEXÃO E SUSPENSÃO PROCESSUAL Rogério Tadeu Romano I – A PREJUDICIALIDADE: histórico, significado lingüístico. Em Roma, fazia-se a dicotomia cognitio e iudicium. Há questões que…
8
0

Ações Ordinárias em Direito Tributário

As ações ordinárias em matérias tributária se caracterizam por figurar no polo ativo o contribuinte, e no polo passivo, a Fazenda Pública ou quem lhe faça as vezes (Entes Parafiscais que cobram…
6
1

Ação anulatória de crédito fiscal e a ausência de bens a penhorar diante de prescrição intercorrente

AÇÃO ANULATÓRIA DE CRÉDITO FISCAL E A AUSÊNCIA DE BENS A PENHORAR DIANTE DA PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE Rogério Tadeu Romano I ação anulatória e execução fiscal A ação anulatória em matéria tributária é…
2
0