Artigo 99 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 99. O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso.
§ 1º Se superveniente à primeira manifestação da parte na instância, o pedido poderá ser formulado por petição simples, nos autos do próprio processo, e não suspenderá seu curso.
§ 2º O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.
§ 3º Presume-se verdadeira a alegação de insuficiência deduzida exclusivamente por pessoa natural.
§ 4º A assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça.
§ 5º Na hipótese do § 4º, o recurso que verse exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor do advogado de beneficiário estará sujeito a preparo, salvo se o próprio advogado demonstrar que tem direito à gratuidade.
§ 6º O direito à gratuidade da justiça é pessoal, não se estendendo a litisconsorte ou a sucessor do beneficiário, salvo requerimento e deferimento expressos.
§ 7º Requerida a concessão de gratuidade da justiça em recurso, o recorrente estará dispensado de comprovar o recolhimento do preparo, incumbindo ao relator, neste caso, apreciar o requerimento e, se indeferi-lo, fixar prazo para realização do recolhimento.

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança - Procedimento do Juizado Especial Cível - de J C de Oliveira Restaurante contra Perfglass do Brasil

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE JAU-SP. J.C DE OLIVEIRA RESTAURANTE ME., pessoa jurídica de direito privado legalmente inscrita no CNPJ sob o n° ,…

Recurso - TJSP - Ação Espécies de Contratos - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1a VARA DO CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE MIRASSOL/SP. Processo n°: 1001613-75.2016.8.26.0358 , devidamente qualificado, por seus advogados e…

Recurso - STJ - Ação Indenização por Dano Material - Agravo em Recurso Especial

(Contraminuta de Agravo de Decisão Denegatória de Recurso Especial) Objeto: Contraminuta ao Agravo de Decisão Denegatória de Recurso Especial Agravante: Agravada: . Origem: TJSP - Apelação n° Colendo…

Recurso - TJSP - Ação Cobrança de Aluguéis - sem Despejo - Execução de Título Extrajudicial - contra Veleiro Azul Unidade de Integração Infantil

- - - AOB/SP 347.892 - GABRIELA SANCHEZ - - BACHAREL - EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA 8a VARA CÍVEL DA COMARCA DE SANTO ANDRÉ - SP Processo n° VELEIRO AZUL UNIDADE DE INTEGRAÇÃO…

Recurso - TJSP - Ação Usucapião Conjugal - Usucapião

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Agravo de Instrumento Justiça Gratuita Origem: Juízo da 5a Vara Cível de Guarulhos…

Petição - TJSP - Ação Warrant - Execução de Título Extrajudicial

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6a VARA DA FAZENDA PÚBLICA - FORUM HELY LOPES - COMARCA DE SÃO PAULO - CAPITAL * * Prioridade na Tramitação lei 10.741/2003 e art 1211 a do CPC - 66…

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória da Inexistência de Débito c/c Dano Moral e Repetição do Indébito com Pedido de Tutela Antecipada - Procedimento do Juizado Especial Cível

1 EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECÁIL CÍVEL DA COMARCA DE CARAPICUÍBA - SP , brasileiro, casado, Inspetor, portador do RG n° , inscrito no CPF sob o n° ,…

Petição - TJSP - Ação Tarifas - Procedimento Comum Cível - contra Banco PAN

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DO FORO DE ARAÇATUBA - SP. Processo n°: BANCO PAN S.A., pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ/MF sob o n° , com sede à ° Andar, Bela…

Petição Inicial - TJSP - Ação Civil Pública - Cumprimento de Sentença - contra Itau Unibanco

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DE TABOAO DA SERRA, ESTADO DE SAO PAULO. E/OU , brasileiro(a), casado, aposentado, portador da Cédula de Identidade RG n° e…

Petição - TJSP - Ação Contratos Bancários - Execução de Título Extrajudicial

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DA SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO II DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO - SP. AGRAVO DE INSTRUMENTO COM PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO ‘ATIVO’ AÇÃO DE…