Artigo 98 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.
§ 1º A gratuidade da justiça compreende:
I - as taxas ou as custas judiciais;
II - os selos postais;
III - as despesas com publicação na imprensa oficial, dispensando-se a publicação em outros meios;
IV - a indenização devida à testemunha que, quando empregada, receberá do empregador salário integral, como se em serviço estivesse;
V - as despesas com a realização de exame de código genético - DNA e de outros exames considerados essenciais;
VI - os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira;
VII - o custo com a elaboração de memória de cálculo, quando exigida para instauração da execução;
VIII - os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório;
IX - os emolumentos devidos a notários ou registradores em decorrência da prática de registro, averbação ou qualquer outro ato notarial necessário à efetivação de decisão judicial ou à continuidade de processo judicial no qual o benefício tenha sido concedido.
§ 2º A concessão de gratuidade não afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência.
§ 3º Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.
§ 4º A concessão de gratuidade não afasta o dever de o beneficiário pagar, ao final, as multas processuais que lhe sejam impostas.
§ 5º A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.
§ 6º Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.
§ 7º Aplica-se o disposto no art. 95, §§ 3º a 5º, ao custeio dos emolumentos previstos no § 1º, inciso IX, do presente artigo, observada a tabela e as condições da lei estadual ou distrital respectiva.
§ 8º Na hipótese do § 1º, inciso IX, havendo dúvida fundada quanto ao preenchimento atual dos pressupostos para a concessão de gratuidade, o notário ou registrador, após praticar o ato, pode requerer, ao juízo competente para decidir questões notariais ou registrais, a revogação total ou parcial do benefício ou a sua substituição pelo parcelamento de que trata o § 6º deste artigo, caso em que o beneficiário será citado para, em 15 (quinze) dias, manifestar-se sobre esse requerimento.
Marcelo Barreto, Advogado
há 4 horas

[Modelo] Contrarrazões de Apelação em Ação de Alimentos.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE CAMAÇARI/BA. PROCESSO Nº A X E Y , representados neste ato pela genitora Z , já qualificados nos autos da ação em…

Recurso - Ação Bancários

Registro: 2021. ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível no , da Comarca de São Paulo, em que é apelante (JUSTIÇA GRATUITA), é apelado BANCO PAN S/A. ACORDAM , em sessão…

Recurso - Ação Cheque

Registro: 2021. ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível no , da Comarca de Santo André, em que são apelantes (ESPÓLIO) e (INVENTARIANTE), é apelada (JUSTIÇA GRATUITA).

Petição - Ação Reivindicação contra Banco Bradesco

EXMO. JUIZO DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DA CAPITAL– ESTADO DO RIO DE JANEIRO Grerj Eletrônica no -40 , , brasileiro, , empresário, inscrito no CPF/MF sob o no residente e domiciliado na…

Contrarrazões - Ação Despejo por Denúncia Vazia

CÍVEL DO FÓRUM CENTRAL DA COMARCA DA CAPITAL – RJ. Processo no.: NICE RAMOS, brasileira, viúva, desempregada, portadora da carteira de identidade no , expedida pelo DIC/RJ, inscrita no CPF/MF sob o…

Contrarrazões - Ação Despejo por Denúncia Vazia

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 14a VARA CÍVEL DA COMARCA DA CAPITAL – RJ. Processo no.: , já devidamente qualificado nos autos da ação em epígrafe, que move em face de , também já…

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário - Rito Sumaríssimo : RO 01014065720195010483 RJ

PODER JUDICIÁRIO PROCESSO nº 0101406-57.2019.5.01.0483 (RORSum) RECORRENTE: RODRIGO GOMES DE SOUZA, U T C ENGENHARIA S/A - EM RECUPERACAO JUDICIAL, PETROLEO BRASILEIRO S A PETROBRAS RECORRIDO:…

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário Trabalhista : RO 01012535620195010052 RJ

PODER JUDICIÁRIO PROCESSO nº 0101253-56.2019.5.01.0052 (ROT) RECORRENTE: PAULO ROBERTO SANTIAGO , GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S/A RECORRIDO: PAULO ROBERTO SANTIAGO , GLOBO COMUNICACAO E…

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário Trabalhista : RO 01001289120195010201 RJ

PODER JUDICIÁRIO PROCESSO nº 0100128-91.2019.5.01.0201 (ROT) RECORRENTE: PERBRAS EMPRESA BRASILEIRA DE PERFURACOES LTDA, SIND TRAB IND CONST CIVIL LAD HID MARM GRAN MANUT MONT LIMP IND CONST ESTR PAV…

Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário Trabalhista : RO 01003834020205010031 RJ

PODER JUDICIÁRIO PROCESSO nº 0100383-40.2020.5.01.0031 (ROT) A C Ó R D A O 9ª T U R M A RECURSO ORDINÁRIO. GRATUIDADE DE JUSTIÇA. REQUISITOS LEGAIS PREENCHIDOS. DIREITO DO JURISDICIONADO. Preenchidos…