Artigo 85 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.
§ 1º São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.
§ 2º Os honorários serão fixados entre o mínimo de dez e o máximo de vinte por cento sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa, atendidos:
I - o grau de zelo do profissional;
II - o lugar de prestação do serviço;
III - a natureza e a importância da causa;
IV - o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu serviço.
§ 3º Nas causas em que a Fazenda Pública for parte, a fixação dos honorários observará os critérios estabelecidos nos incisos I a IV do § 2º e os seguintes percentuais:
I - mínimo de dez e máximo de vinte por cento sobre o valor da condenação ou do proveito econômico obtido até 200 (duzentos) salários-mínimos;
II - mínimo de oito e máximo de dez por cento sobre o valor da condenação ou do proveito econômico obtido acima de 200 (duzentos) salários-mínimos até 2.000 (dois mil) salários-mínimos;
III - mínimo de cinco e máximo de oito por cento sobre o valor da condenação ou do proveito econômico obtido acima de 2.000 (dois mil) salários-mínimos até 20.000 (vinte mil) salários-mínimos;
IV - mínimo de três e máximo de cinco por cento sobre o valor da condenação ou do proveito econômico obtido acima de 20.000 (vinte mil) salários-mínimos até 100.000 (cem mil) salários-mínimos;
V - mínimo de um e máximo de três por cento sobre o valor da condenação ou do proveito econômico obtido acima de 100.000 (cem mil) salários-mínimos.
§ 4º Em qualquer das hipóteses do § 3º :
I - os percentuais previstos nos incisos I a V devem ser aplicados desde logo, quando for líquida a sentença;
II - não sendo líquida a sentença, a definição do percentual, nos termos previstos nos incisos I a V, somente ocorrerá quando liquidado o julgado;
III - não havendo condenação principal ou não sendo possível mensurar o proveito econômico obtido, a condenação em honorários dar-se-á sobre o valor atualizado da causa;
IV - será considerado o salário-mínimo vigente quando prolatada sentença líquida ou o que estiver em vigor na data da decisão de liquidação.
§ 5º Quando, conforme o caso, a condenação contra a Fazenda Pública ou o benefício econômico obtido pelo vencedor ou o valor da causa for superior ao valor previsto no inciso I do § 3º, a fixação do percentual de honorários deve observar a faixa inicial e, naquilo que a exceder, a faixa subsequente, e assim sucessivamente.
§ 6º Os limites e critérios previstos nos §§ 2º e 3º aplicam-se independentemente de qual seja o conteúdo da decisão, inclusive aos casos de improcedência ou de sentença sem resolução de mérito.
§ 7º Não serão devidos honorários no cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje expedição de precatório, desde que não tenha sido impugnada.
§ 8º Nas causas em que for inestimável ou irrisório o proveito econômico ou, ainda, quando o valor da causa for muito baixo, o juiz fixará o valor dos honorários por apreciação equitativa, observando o disposto nos incisos do § 2º.
§ 9º Na ação de indenização por ato ilícito contra pessoa, o percentual de honorários incidirá sobre a soma das prestações vencidas acrescida de 12 (doze) prestações vincendas.
§ 10. Nos casos de perda do objeto, os honorários serão devidos por quem deu causa ao processo.
§ 11. O tribunal, ao julgar recurso, majorará os honorários fixados anteriormente levando em conta o trabalho adicional realizado em grau recursal, observando, conforme o caso, o disposto nos §§ 2º a 6º, sendo vedado ao tribunal, no cômputo geral da fixação de honorários devidos ao advogado do vencedor, ultrapassar os respectivos limites estabelecidos nos §§ 2º e 3º para a fase de conhecimento.
§ 12. Os honorários referidos no § 11 são cumuláveis com multas e outras sanções processuais, inclusive as previstas no art. 77 .
§ 13. As verbas de sucumbência arbitradas em embargos à execução rejeitados ou julgados improcedentes e em fase de cumprimento de sentença serão acrescidas no valor do débito principal, para todos os efeitos legais.
§ 14. Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial.
§ 15. O advogado pode requerer que o pagamento dos honorários que lhe caibam seja efetuado em favor da sociedade de advogados que integra na qualidade de sócio, aplicando-se à hipótese o disposto no § 14.
§ 16. Quando os honorários forem fixados em quantia certa, os juros moratórios incidirão a partir da data do trânsito em julgado da decisão.
§ 17. Os honorários serão devidos quando o advogado atuar em causa própria.
§ 18. Caso a decisão transitada em julgado seja omissa quanto ao direito aos honorários ou ao seu valor, é cabível ação autônoma para sua definição e cobrança.
§ 19. Os advogados públicos perceberão honorários de sucumbência, nos termos da lei.

Ação de Exoneração de Alimentos.

devendo estes serem arbitrados nos termos do artigo 85 e seus parágrafos do Código de processo da Lei 13.105 /2015 ( CPC... desde já a parte autora os Benefícios da Assistência judiciária Gratuita, …

Modelo de Contrarrazões ao Recurso de Apelação

, nos termos do art. 37 , I , da Lei 8.245 /91. Decisão agravada que indeferiu pedido de tutela provisória para suspensão..., como preceitua o artigo primeiro da Lei 8.009 de 29 de março de 1990 …
Lazaro Carvalho, Estudante de Direito
há 7 dias

Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais - Erro Médico - Odontologia

o dever de indenizar, nos termos do Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 14: Art. 14. O fornecedor de serviço...-se de proteção constitucional, nos termos que dispõe a Carta Magna de 1988 …

Modelo completo de ação de cobrança de honorários advocatícios.

nos arts. 3º , da Lei 9.099 /95, e art. 22 , da Lei 8.906 /94, propor a presente AÇÃO DE COBRANÇA DE HONORÁRIOS... 8.906 , de 04/07/94), na dicção dos artigos e parágrafos a seguir …
Cintia Veriato, Advogado
há 11 dias

Ação de concessão de auxilio emergencial c/c pedido de tutela de urgência

nos requisitos para a concessão do auxílio emergencial, conforme art. 2º da Lei 13982/2020 e art. 3º do Decreto n. 10.136/2020... do caput ou do inciso I do § 2º do art. 21 da Lei 8.212, de …

Modelo - Petição Inicial Contra Unick - Piramide Financeira

do ATO DECLARATÓRIO CVM 16169, DE 19 DE MARÇO DE 2018. Toda essa desconfiança tornou certeza do golpe da Ré no dia... sua subsistência, conforme clara redação do Art. 99 Código de Processo Civil …
Thiago  Marinho, Advogado
há 12 dias

(Modelo) - Recurso Inominado (sentença de improcedência) - Cumprimento de Oferta - Publicidade Enganosa.

, interpor RECURSO INOMINADO , com fulcro no art. 42, da Lei 9.009 /95, em face da sentença que julgou improcedente os pedidos... seguinte. Nos termos do art. 42, da Lei 9009 /95, o prazo para …

Ação de Cobrança em face do Município (FGTS, Férias e Décimo Terceiro Salário)

dos do art. 19-A da Lei 8.036/90 e da súmula 363 do TST insertos abaixo: SÚMULA 363 - CONTRATO NULO. EFEITOS.... 37, § 2º, da Constituição Federal (art. 19-A da Lei Federal . 8.036/90).2. É …
Matheus Araújo, Advogado
há 13 dias

Modelo - ação de concessão de auxílio emergencial - Lei nº 13.982/2020 c/c danos morais

informações solicitadas para avaliação do direito ao benefício, previsto pelo artigo 2º , parágrafo 3º da Lei 13.982... claramente a Lei 9.784 /1999: Art. 3º O administrado tem os seguintes …
Elayne Moura, Advogado
há 14 dias

Ação Anulatória de Arrematação Judicial cc Dano Material e Moral com pedido de liminar.

pelo proprietário, em 60 dias, deve ser avaliado e levado a leilão (art. 328, com a redação dada pela Lei 13.160 /2015... Maior, em seu artigo 5, inciso X , onde prega; Art. 5º Todos são iguais …