Parágrafo 3 Artigo 55 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 55. Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.
§ 3º Serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.
Flávio Soares, Advogado
há 6 meses

Conexão imprópria e a sua importância para o advogado

sem a mencionada comunhão? Por força do art. 55, § 3º do CPC/15, sim, conforme se verifica na leitura do mesmo, a saber... e jurisdicionado? Primeiramente, é necessário relembrar o conceito de …
Lincoln Paulino, Estudante de Direito
há 7 meses

Direito Processual Civil: Competência Absoluta e Relativa.

de pedir, conforme previsão do CPC/2015, art. 55, §3º. É tão relevante o risco de contradição entre os julgamentos.... “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a …

Sem shopping, sem aluguel: Covid-19 e alocação de risco

Autor convidado: Fábio Azevedo - Advogado, Professor de Direito Civil e Empresarial em algumas das principais instituições de ensino do país, como PUC, FGV e EMERJ. Mestre em Direito Civil pela UERJ.

Conexão e continência no processo civil: para nunca mais esquecer

de Processo Civil (Lei n. 13.105/15), por sua vez, define o foro competente para os mais diversos tipos de demandas..., conforme dicção do parágrafo 1º do art. 55, CPC. Nota-se que este dispositivo …

Publicidade institucional nos 3 meses que antecedem as eleições pode ser punida com multa e cassação do registro de candidatura

O art. 73º, inciso VI, alínea ‘b’, da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), proíbe aos agentes públicos, servidores ou não, nos três meses que antecedem o pleito, autorizar publicidade institucional…

Competência no Processo Civil: breves anotações

Apresentação O texto foi desenvolvido por Marília de Carvalho Lima Bastos usando como base as informações contidas nos slides da aula sobre “Competência” do professor Ricardo Kalil Lage, que, por sua…

Conexão no CPC/2015

A conexão aparece reformulada no Novo Código de Processo Civil . Ao lado da continência e do foro de eleição, ela também é uma forma de modificação da competência relativa (art. 54). Segundo o art.

Contestação no Novo Código de Processo Civil

Contestação No Novo Código De Processo Civil Dos prazos para contestar Antes de adentrar as matérias que devem ser alegadas na contestação, é importante tratarmos do prazo para sua apresentação. Não…