Inciso II do Artigo 19 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 19. O interesse do autor pode limitar-se à declaração:
II - da autenticidade ou da falsidade de documento.

Erro judicial? Revisão criminal

É sabido que a justiça é feita por pessoas, falíveis, passíveis de erros. A revisão criminal se fundamenta na faliabilidade humana e existe justamente para que se permita a correção de erros e para…

A arguição de falsidade no processo eletrônico

RESUMO: O presente artigo tem por finalidade a análise da legislação sobre a arguição de falsidade no processo judicial eletrônico. Objetiva, ainda que de forma breve, analisar o ônus da prova, o…

A Prova Documental no Novo Código de Processo Civil Brasileiro

A prova documental é de extrema utilidade no Direito Processual Civil Brasileiro, levando em conta que documentar um ato é praticamente algo cotidiano hoje em dia, mesmo quando não é necessário por…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 4 anos

Classificação e efeitos das sentenças definitivas

A classificação das sentenças depende da perspectiva enfocada. Segundo Humberto Theodoro Júnior, “a classificação realmente importante das sentenças (considerando tanto a decisão do juiz singular…

Arguição de Falsidade

Continuando os nossos estudos sobre a fase instrutória ou probatória, hoje tratarei sobre Arguição de Falsidade. Existem duas espécies de falsidade: a ideológica e a material. Ocorre falsidade…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 4 anos

Arguição de falsidade

Por Elpídio Donizetti Continuando os nossos estudos sobre a fase instrutória ou probatória, hoje tratarei sobre Arguição de Falsidade. Existem duas espécies de falsidade: a ideológica e a material.