Art. 12 da Lei 13105/15

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 12. Os juízes e os tribunais atenderão, preferencialmente, à ordem cronológica de conclusão para proferir sentença ou acórdão. (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
§ 1o A lista de processos aptos a julgamento deverá estar permanentemente à disposição para consulta pública em cartório e na rede mundial de computadores.
§ 2o Estão excluídos da regra do caput:
I - as sentenças proferidas em audiência, homologatórias de acordo ou de improcedência liminar do pedido;
II - o julgamento de processos em bloco para aplicação de tese jurídica firmada em julgamento de casos repetitivos;
III - o julgamento de recursos repetitivos ou de incidente de resolução de demandas repetitivas;
IV - as decisões proferidas com base nos arts. 485 e 932;
V - o julgamento de embargos de declaração;
VI - o julgamento de agravo interno;
VII - as preferências legais e as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça;
VIII - os processos criminais, nos órgãos jurisdicionais que tenham competência penal;
IX - a causa que exija urgência no julgamento, assim reconhecida por decisão fundamentada.
§ 3o Após elaboração de lista própria, respeitar-se-á a ordem cronológica das conclusões entre as preferências legais.
§ 4o Após a inclusão do processo na lista de que trata o § 1o, o requerimento formulado pela parte não altera a ordem cronológica para a decisão, exceto quando implicar a reabertura da instrução ou a conversão do julgamento em diligência.
§ 5o Decidido o requerimento previsto no § 4o, o processo retornará à mesma posição em que anteriormente se encontrava na lista.
§ 6o Ocupará o primeiro lugar na lista prevista no § 1o ou, conforme o caso, no § 3o, o processo que:
I - tiver sua sentença ou acórdão anulado, salvo quando houver necessidade de realização de diligência ou de complementação da instrução;
II - se enquadrar na hipótese do art. 1.040, inciso II.

Ação Popular

PASSIVA AD CAUSAM Regula o art. 6.o da Lei n.º 4.717/65 – LAP – Lei da Ação Popular, que a mens legislatoris estabelece... do seu procurador neste estado (art. 12 inciso I do CPC), o segundo por …

Inicial - Obrigação de Fazer c/c Reparação de Danos c/ Pedido de Liminar

admitida ( CF , art. 5º , inciso LV ), pelo depoimento do representante legal da Ré ( CPC , art. 12 , inciso VI ), invocando..., e demais reflexos impostos pelo Réu, como previsto nos artigos 394 e …
Renato Porto, Advogado
há 11 meses

Modelo de petição inicial sob a égide da Lei 13.467/17

de Processo Civil (Lei 13.105 de 16 de março de 2015), com pequena variação em seu texto, manteve a sistemática do código... liquidados, senão vejamos: "Art. 12. Os arts 840 e 844, §§ 2º, 3º e …

Ação Revisional FIES

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE _______ MARCOS DA SILVA , brasileiro, casado, maior, administrador de empresas, residente e domiciliado na Rua X, nº. 0000…

Ação revisional contrato abertura credito

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ª VARA CÍVEL DE FORTALEZA -CE. JOSÉ PAULO, brasileiro, casado, maior, contador, residente e domiciliado na Rua X, nº. 0000 – Fortaleza (CE) – CEP nº…

Modelo antigo de Recurso Inominado da União sobre Fornecimento Medicamento de Degeneração Macular do Pólo Posterior.

Modelo antigo de Recurso Inominado da União sobre Fornecimento Medicamento de Degeneração Macular do Pólo Posterior. Curitiba, 01 de março de 2018, quinta-feira, 13h58. Graças a DEUS por mais um dia.

Ação Revisional do FIES

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE _______ MARCOS DA SILVA , brasileiro, casado, maior, administrador de empresas, residente e domiciliado na Rua X, nº. 0000…

[Modelo] Reclamação disciplinar (CNJ)

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA 1. PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL. Exigência de respeito absoluto às regras objetivas de determinação de competência, para que não seja…

[Modelo] Reclamação Disciplinar

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA JOÃO OTÁVIO DE NORONHA 1. PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL. Exigência de respeito absoluto às regras objetivas de determinação de competência,…

Modelo de Petição para promover o andamento de processos

de Processo Civil, principalmente em relação ao seu artigo 12. Segue, em anexo, exemplo de processo autuado em 07/01/2015... de seu advogado que esta subscreve, com arrimo no artigo 143 do Novo