Por que saber mais do que "poder" ou "não poder" em uma sociedade?

A humanidade evoluiu pela capacidade de documentar todos os acontecimentos, ideias. Escrever e ler são ações humanas. Ler e não interpretar o contexto é perda de oportunidade para se ter conhecimento…

A conduta da vítima nos crimes de estupro de vulnerável sob a ótica de Benjamin Mendelsohn e sua aplicabilidade na dosimetria da pena

de estudo subdividem-se por vários outros estudos como o direito, a psicologia e sociologia e tem por objeto de estudo... de medição dos delitos. A escola positivista teve três fases, uma …
Bruna Mello, Advogado
há 11 dias

Depoimento sem Dano: Uma Análise Psicológica e criminal

Autora: Bruna Sanches Alves De Mello: Bacharel em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) – Campinas/SP Orientadora: Adriana Emilia Heitmann Gonçalves Teixeira RESUMO: Este trabalho monográfico…
Carina Rosa, Estudante de Direito
há 13 dias

O direito e a construção da verdade

Do sistema de prova e inquérito em Foucault ao tribunal do juri em Figueira 1. Prova X Inquérito Na terceira conferência da obra " a verdade e as formas jurídicas ", Foucault discute a oposição entre…
Márcio Costa, Advogado
há 16 dias

Tese 1 #viverapropriavida

Dando continuidade à ideia, vamos explorar algumas possibilidades e características da ideia de viver a própria vida no mundo atual, sempre tendo como perspectiva a ideia de indivíduo/sociedade e…
Márcio Costa, Advogado
há 20 dias

Enfim, morto.

A vida passa e, como se fosse numa janela de ônibus, ou avião, ou qualquer outra coisa, vamos levando em movimentos automáticos. É o poder do hábito, que mecanicamente faz você viver sem,…
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 23 dias

A verdade sobre os contos de fadas

, à história cultural –, mas também a diversas disciplinas – à sociologia e à ciência política, notadamente. O tema...

Ponderações sobre filosofias cristã e liberal na questão de coronavírus

, etimológicos, etnológicos e sociológicos, o racismo foi um processo de exclusão da etnia negra nos desenvolvimentos político...
Márcio Costa, Advogado
há 26 dias

O que leva as pessoas a buscarem as estrelas em sua vida?

o mesmo do sociólogo Ulrich Beck, que desenvolve algumas teses sobre a relação atual entre indivíduo e sociedade, a qual passo a explorar...
Lauro Lima, Estudante de Direito
mês passado

A Legitimação da Coercividade do Estado

1. Resumo O objetivo desse projeto de pesquisa é demonstrar as consequências na área jurídica causadas pelo sequestro do ônibus 2520 na ponte Rio- Niterói, ocorrido no dia 20 de Agosto de 2019,…
Resultados da busca Jusbrasil para "Sociologia"
Nuances dos Aspectos Introdutórios da Sociologia
Artigos23/04/2016Fabiana
O artigo tem como centro o Positivismo Sociológico e a Sociologia de Marx e também de Weber. INTRODUÇÃO Sociologia é o estudo científico da sociedade, nascido no século XIX em função do advento da sociedade industrial, que motivou o desenvolvimento da sociologia, buscando entender o que a sociedade é, tentando descrever como ela é através da observação da ordem social. Tem como principais fundamentadores: Algusto Comte, Emile Durkhein, Max Weber e Karl Marx. O senso comum, ao contrario da teoria...
Violência, Estado e Sociologia no Brasil
Artigos26/10/2015Anderson
Violência e Estado enquanto objetos de Estudo da Sociologia A violência é um problema social que tem preocupado a sociedade brasileira. Esta tem ocupado um lugar de destaque entre os principais problemas apontados pelos brasileiros, ficando atrás apenas dos problemas relacionados com a saúde. Dados do instituto Igarapé[1] relatam o mapa da violência feito em 2014. Estes dados dizem que no brasil existe uma média de 29 homicídios para cada 100 mil habitantes. Para se ter uma ideia, nos anos 1980 ...
Alessandro Baratta e a Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: Introdução à Sociologia do Direito Penal
Baratta define a Sociologia Jurídica e a diferencia da Sociologia Jurídica Penal, trazendo a ideia de uma Sociologia Criminal que vem a desmistificar as análises realizadas ao longo do tempo pela criminologia, observando o comportamento desviante, sua gênese e sua função dentro da estrutura social. Iverson Kech Ferreira Com apresentação de Nillo Batista e prefácio de Juarez Cirino dos Santos, a obra surgiu para complementar uma lacuna que gera parte da crise do direito penal e criminal. A crimin...
Sociologia do desvio e criminologia crítica: Grupos, estigmas e influências
Grande é a importância dos estudos da sociologia do desvio para a criminologia crítica, que busca entender as formações sociais, tanto de subculturas quanto de culturas estabelecidas e de que forma estas duas distintas e bem divididas posições se condicionam quando em contato umas com as outras. Iverson Kech Ferreira Entender as formações sociais que se perfazem e se acomodam no meio das sociedades é tarefa fundamental para que se possa traçar, num modelo do método previsto por Durkheim, onde há...
AGRAVO REGIMENTAL NA APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA AGAMS 70275020114013600 (TRF-1)
Jurisprudência18/07/2014Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Ementa: ÁREA DE SOCIOLOGIA. CANDIDATO DETENTOR DE DIPLOMA DE ENGENHEIRO AGRÔNOMO E DE MESTRE EM SOCIOLOGIA. TITULAÇÃO MÍNIMA COMPROVADA. REQUISITOS DO EDITAL SATISFEITOS. 1. A exigência de nível de formação escolar para fins de preenchimento de cargo público objetiva assegurar a adequação de conhecimentos técnicos dos candidatos às atribuições do cargo. 2. No caso dos autos, o candidato é detentor de diploma de nível superior em Agronomia, com mestrado na área do cargo (Sociologia) a que fora aprovado em 1º lugar no certame (Edital n. 13/2010 - Reitoria/IFMT), tendo demonstrado, portanto, que possui a titulação mínima para o exercício das atribuições funcionais de Professor de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para o IFMT, não sendo razoável impedir seu acesso ao serviço público em virtude de possuir diploma de Mestre em Sociologia e o edital previsto Licenciatura em Sociologia. 3. A finalidade da Administração é selecionar entre os interessados os melhores habilitados, estipulando-se os requisitos mínimos, não podendo alijar do certame aqueles que possuem a qualificação exigida só que em grau superior ao previsto no edital. 4. Não se trata de negar aplicação aos princípios da legalidade, impessoalidade e isonomia, mas, sim, de privilegiar os princípios da razoabilidade e eficiência, já que a Administração, por meio de concurso público, busca selecionar o candidato mais capacitado. 5. Possuindo a habilitação exigida no certame, o impetrante tem direito à posse no cargo ao qual concorreu e foi aprovado. Precedentes do STJ e deste Tribunal. 6. Agravo regimental a que se nega provimento.
Mandado de Segurança MS 00005821320118110105 98227/2012 (TJ-MT)
Jurisprudência05/07/2013Tribunal de Justiça do Mato Grosso
Ementa: MANDADO DE SEGURANÇA — INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO — IMPOSSIBILIDADE — LICENCIATURA PLENA EM SOCIOLOGIA — REQUISITO EDITALÍCIO — NÃO CUMPRIMENTO. Não pode ser investido no cargo para o qual foi aprovado o candidato que não cumpre o requisito editalício de licenciatura plena em sociologia. Segurança denegada. (MS 98227/2012, DES. LUIZ CARLOS DA COSTA, TURMA DE CÂMARAS CÍVEIS REUNIDAS DE DIREITO PÚBLICO E COLETIVO, Julgado em 06/06/2013, Publicado no DJE 05/07/2013)
Agravo de Instrumento AG 156097620088070000 DF 0015609-76.2008.807.0000 (TJ-DF)
Ementa: DIPLOMA DE LICENCIATURA PLENA OU DE BACHARELADO COM HABILITAÇÃO EM SOCIOLOGIA. 1 - SE O EDITAL DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DO DF EXIGIU DIPLOMA DE LICENCIATURA PLENA OU HABILITAÇÃO EM SOCIOLOGIA, NÃO PODE O CANDIDATO, QUE NÃO PREENCHE OS REQUISITOS, PRETENDER TOMAR POSSE NO CARGO. 2 - A ANTECIPAÇÃO DA TUTELA PRESSUPÕE A EXISTÊNCIA DE PROVA INEQUÍVOCA, SUFICIENTE PARA CONVENCIMENTO DA VEROSSIMILHANÇA DA ALEGAÇÃO, ALÉM DE FUNDADO RECEIO DE DANO IRREPARÁVEL OU DE DIFÍCIL REPARAÇÃO, REQUISITOS QUE, AUSENTES, IMPÕEM O INDEFERIMENTO DA MEDIDA. 3 - AGRAVO NÃO PROVIDO.
Agravo de Instrumento AI 156097620088070000 DF 0015609-76.2008.807.0000 (TJ-DF)
Ementa: DIPLOMA DE LICENCIATURA PLENA OU DE BACHARELADO COM HABILITAÇÃO EM SOCIOLOGIA. 1 - SE O EDITAL DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DO DF EXIGIU DIPLOMA DE LICENCIATURA PLENA OU HABILITAÇÃO EM SOCIOLOGIA, NÃO PODE O CANDIDATO, QUE NÃO PREENCHE OS REQUISITOS, PRETENDER TOMAR POSSE NO CARGO. 2 - A ANTECIPAÇÃO DA TUTELA PRESSUPÕE A EXISTÊNCIA DE PROVA INEQUÍVOCA, SUFICIENTE PARA CONVENCIMENTO DA VEROSSIMILHANÇA DA ALEGAÇÃO, ALÉM DE FUNDADO RECEIO DE DANO IRREPARÁVEL OU DE DIFÍCIL REPARAÇÃO, REQUISITOS QUE, AUSENTES, IMPÕEM O INDEFERIMENTO DA MEDIDA. 3 - AGRAVO NÃO PROVIDO.
APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA AMS 00195196720134014000 (TRF-1)
Jurisprudência11/02/2015Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Ementa: EXIGÊNCIA DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA. CANDIDATO APRESENTOU FORMAÇÃO EM. REQUISITOS SATISFEITOS. SENTENÇA MANTIDA. 1. A exigência de nível de formação escolar para fins de preenchimento de cargo ou emprego público objetiva assegurar a adequação de conhecimentos técnicos dos candidatos às atribuições que serão exercidas pelo vencedor do certame. 2. Mostra-se desarrazoado obstaculizar o acesso ao serviço público de um candidato que possui grau de escolaridade em curso análogo, com conteúdo adequado ao que restou exigido para o cargo para o qual concorreu. 3. Na hipótese, tendo sido exigida pelo Edital do certame para o cargo de Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, área Sociologia, a qualificação em "Licenciatura em Sociologia, Bacharelado em Ciências Sociais com complementação em Licenciatura", tem-se que restou satisfeito o requisito por ser o candidato Bacharel em Ciências Sociais, Mestre em Antropologia e Doutorando em Sociologia. 4. Apelação e remessa oficial a que se nega provimento.
Sociologia política
Definições16/04/2009Jb
Ramo da sociologia que estuda as estruturas e funções do Estado, bem como a ação e o poder políticos.
Buscar mais 121.360 resultados sobre "Sociologia" na busca Jusbrasil