Direito Econômico

Direito Econômico

É aquele que regula a produção, circulação, distribuição e consumo de riquezas.

Gostaria de acompanhar Direito Econômico?
Seja avisado sempre que houver novas publicações com o nome escolhido no Jusbrasil

Com risco de falência, posto de combustível obtém aval para venda de outras bandeiras

de Direito Comercial do Tribunal de Justiça, em agravo de instrumento sob relatoria do desembargador Torres Marques... neste momento processual é tão somente verificar a probabilidade do direito de …

Instituições de Ensino Particulares e o Sustentáculo da Inadimplência que Afeta o Setor Decorrente da (Má) Intervenção do Estado na Atividade Econômica. Impossibilidade de Desligamento do Aluno.

do Estado na Atividade Econômica. Impossibilidade de Desligamento do Aluno. Considerados pela doutrina como “direitos... de setembro de 2001.” ³ “Direito Econômico, Editora Fórum Jurídico, Lafayete …
Natan Miguel, Estudante de Direito
mês passado

Retrospectiva 2019 e Perspectivas para o Mercado Financeiro e Bolsa de Valores em 2020

. CENÁRIO LOCAL Em um ano marcado por uma considerável melhoria das perspectivas econômicas no país, podemos destaca... da instabilidade política e econômica no país, que contribuíram para a …
Roberto Macedo, Advogado
mês passado

Lei da Liberdade Econômica trouxe alterações na CLT

a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e estabelece garantias de livre mercado trouxe algumas importantes alteração...Lei da Liberdade Econômica trouxe alterações na CLT A Lei n. 13.874 , …
Silvio Dayube, Advogado
há 2 meses

É legal operar Forex no Brasil?

, para assim evitar que as economias conseguidas a duras penas sejam entregues de bandeja a estelionatários profissionais... da Economia, não está subordinada hierarquicamente a ele, além de possuir …
Natan Miguel, Estudante de Direito
há 4 meses

O Efeito Manada

Os seres humanos possuem a curiosa característica de seguir os parâmetros e práticas da maioria que os envolvem, em suma é de fácil percepção que o ser humano muitas vezes age em detrimento do que…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 4 meses

Auditoria financeira e o controle da gestão fiscal

da legalidade, eficiência, eficácia e economia na gestão financeira com a tempestividade necessária para que medidas...

Sancionada a Lei da Liberdade Econômica. O que muda?

Sancionada a Lei da Liberdade Econômica. O que muda? Na última semana foi publicada a Lei 13.874 , que resultou... na conversão em lei da Medida Provisória 881 , de 30 de abril de 2019 a MP da …

A natureza jurídica do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)

A natureza jurídica do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) A política de defesa da concorrência... ou política antitruste baseia-se em uma premissa central do liberalismo econômico

O cenário do debate sobre o direito econômico

O cenário do debate sobre o direito econômico Tem como ponto de partida a economia capitalista, ao se confrontar..." (GRAU, 1991). O início da positivação do Direito Econômico a nível constitucional …
Resultados da busca Jusbrasil para "Direito Econômico"
Direito econômico
Definições16/04/2009Jb
É aquele que regula a produção, circulação, distribuição e consumo de riquezas.
ESA discute Direito Econômico em Taguatinga
Notícias05/03/2012OAB - Seccional Distrito Federal
Brasília, 05/03/2012 - A Escola Superior de Advocacia da OAB/DF dará início nesta segunda-feira (05/03), das 19h30 às 22h30, ao curso de Direito Econômico. As aulas serão ministradas pelo conselheiro seccional e presidente da Associação Nacional de Procuradores do Banco Central, Fabiano Jantalia. O curso possibilitará conhecimento para que advogados atuem perante órgãos de defesa da concorrência, agências reguladoras e autarquias. Serão fornecidas noções introdutórias para que os profissionais t...
AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO AI 720468 SP (STF)
Jurisprudência13/04/2012Supremo Tribunal Federal
Ementa: DIREITO ECONÔMICO. CADERNETA DE POUPANÇA. EXPURGOS INFLACIONÁRIOS. DECISÃO DE JUIZADO ESPECIAL. NÃO ESGOTAMENTO DAS INSTÂNCIAS. SÚMULA 281 /STF. De decisão proferida em Juizado Especial cabe recurso para o órgão colegiado, a teor do art. 557 , § 1º , do CPC . Aplicação da Súmula 281 /STF: “é inadmissível o recurso extraordinário, quando couber na Justiça de origem, recurso ordinário da decisão impugnada”. Agravo regimental a que se nega provimento.
Estante Legal: A necessária aproximação entre o Direito e a Economia
Notícias06/08/2012Consultor Jurídico
A estabilidade da economia global depende, cada vez mais, da forma como atuam as grandes organizações empresariais e governamentais, afirma Antônio Carlos Porto Gonçalves, professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Federal Fluminense. doutor em Economia pela University of Chicago. Ele ressalta que no Brasil as leis orçamentárias e de responsabilidade fiscal são instrumentos importantes para coibir o comportamento orçamentário temerário por parte do governo, mas vê com preocupação uma...
Lançamento do livro Direito e Economia no Brasil
Ocorreu no auditório da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, em 07 de maio de 2012, o lançamento da obra Direito e Economia no Brasil Acesse aqui a programação do evento.
EMB.DECL. NO AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO AI 720468 SP (STF)
Jurisprudência05/03/2013Supremo Tribunal Federal
Ementa: E M E N T A EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. DIREITO ECONÔMICO. CADERNETA DE POUPANÇA. EXPURGOS INFLACIONÁRIOS. NÃO ESGOTAMENTO DAS INSTÂNCIAS. SÚMULA 281/STF. PEDIDO DE APLICAÇÃO DA SISTEMÁTICA DA REPERCUSSÃO GERAL. OMISSÃO. CONTRADIÇÃO. OBSCURIDADE. INOCORRÊNCIA. CARÁTER INFRINGENTE. Ausente contradição, omissão e obscuridade, justificadoras da oposição de embargos declaratórios, nos termos do art. 535 do CPC , a evidenciar o caráter meramente infringente da insurgência. Embargos de declaração rejeitados.
AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO AgRg no Ag 739952 RS 2006/0011929-0 (STJ)
Jurisprudência23/08/2011Superior Tribunal de Justiça
Ementa: AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO ECONÔMICO. CRÉDITORURAL. SECURITIZAÇÃO. DIREITO DO MUTUÁRIO. REQUISITOS LEGAIS.REEXAME. SÚMULA N. 7 -STJ. NÃO PROVIMENTO. 1. É direito do devedor, nos termos da Lei 9.138 /95, o alongamentodas dívidas originárias de crédito rural quando preenchidos osrequisitos legais, os quais devem ser verificados pelas instânciasordinárias e cujo reexame encontra o óbice de que trata o enunciadon. 7 , da Súmula do STJ. 2. Agravo regimental não provido.
CEJ/CJF e EMAGIS realizam curso sobre "Direito, Economia e Desenvolvimento"
Notícias21/05/2013Conselho da Justiça Federal
O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), em parceria com a Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (EMAGIS), realiza nos dias 6 e 7 de junho curso sobre “ Direito, Economia e Desenvolvimento” . O evento acontecerá no auditório da Seção Judiciária do Paraná, em Curitiba, e contará com a presença do Diretor do CEJ, ministro Arnaldo Esteves Lima. Já as inscrições estarão abertas até dia 22/5 no Portal da Justiça Federal – CEJ – Cursos e even...
Professores da FGV lançam livro sobre Direito e Economia na Esmam
Notícias12/11/2012Tribunal de Justiça do Amazonas
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) promovem nesta segunda-feira (12) o lançamento da obra "Direito e Economia – 30 anos de Brasil", coordenada pela professora Maria Lúcia Pádua Lima. Editada em três tomos pela Editora Saraiva, a obra reúne depoimentos de personalidades que protagonizaram as principais decisões em relação à política econômica e regulatória do país. Indicado ao prêmio Jabuti de 2012, na categori...
EMB.DECL. NO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO ARE 671353 DF (STF)
Jurisprudência02/10/2012Supremo Tribunal Federal
Ementa: Ementa: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. DIREITO ECONÔMICO E ADMINISTRATIVO. SETOR SUCROALCOOLEIRO. LEI N. 4.870/65. FIXAÇÃO DE PREÇOS. INDENIZAÇÃO. AUSÊNCIA DE OMISSÃO. REDISCUSSÃO DA MATÉRIA. EFEITOS INFRINGENTES. IMPOSSIBILIDADE. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS. 1. O inconformismo que tem como real escopo a pretensão de reforma do decisum não merece prosperar, porquanto inocorrente hipótese de omissão, sendo inviável a revisão em sede de embargos de declaração, em face dos estreitos limites do art. 535 do CPC. 2. A pretensão de alteração do julgado, com manifesto caráter infringente, revela-se inadmissível em sede de embargos de declaração. 3. Embargos de declaração rejeitados.
Buscar mais 2.105.802 resultados sobre "Direito Econômico" na busca Jusbrasil